Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/ |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatro |
id |
USP_5785d4c6cad54901a595550b2728a065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27062023-103424 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência políticaTo open a whole in the present: drama class as a political experienceDramaEducaçãoEducationEscolaNeoliberalismNeoliberalismoPedagogia das artes cênicasScenic arts' pedagogySchoolTeatroA presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatroThis research proposes a reflection about interdiction and power of a drama class on promoting an experience with clear political point of view. Therefore, it looks into the attempts of taming school and putting it under the neoliberalism logic, as much as describes school life daily situations in which equality, as a democratic game, is put at stake. Starting from visiting private and public schools and from experiences at corporate world, the author establishes a dialogue with formulations by Christian Laval, Pierre Dardot and, above all, Jacques Rancières great ideas, connecting notions such as skholè, emancipation and the political subjectification to the specific practice of pedagogical procedures inside of dramaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosMoraes, Filipe Brancalião Alves de2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-27T13:41:25Zoai:teses.usp.br:tde-27062023-103424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-27T13:41:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política To open a whole in the present: drama class as a political experience |
title |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
spellingShingle |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política Moraes, Filipe Brancalião Alves de Drama Educação Education Escola Neoliberalism Neoliberalismo Pedagogia das artes cênicas Scenic arts' pedagogy School Teatro |
title_short |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
title_full |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
title_fullStr |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
title_full_unstemmed |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
title_sort |
Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política |
author |
Moraes, Filipe Brancalião Alves de |
author_facet |
Moraes, Filipe Brancalião Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Filipe Brancalião Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drama Educação Education Escola Neoliberalism Neoliberalismo Pedagogia das artes cênicas Scenic arts' pedagogy School Teatro |
topic |
Drama Educação Education Escola Neoliberalism Neoliberalismo Pedagogia das artes cênicas Scenic arts' pedagogy School Teatro |
description |
A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatro |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257412529029120 |