Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Filipe Brancalião Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatro
id USP_5785d4c6cad54901a595550b2728a065
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27062023-103424
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência políticaTo open a whole in the present: drama class as a political experienceDramaEducaçãoEducationEscolaNeoliberalismNeoliberalismoPedagogia das artes cênicasScenic arts' pedagogySchoolTeatroA presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatroThis research proposes a reflection about interdiction and power of a drama class on promoting an experience with clear political point of view. Therefore, it looks into the attempts of taming school and putting it under the neoliberalism logic, as much as describes school life daily situations in which equality, as a democratic game, is put at stake. Starting from visiting private and public schools and from experiences at corporate world, the author establishes a dialogue with formulations by Christian Laval, Pierre Dardot and, above all, Jacques Rancières great ideas, connecting notions such as skholè, emancipation and the political subjectification to the specific practice of pedagogical procedures inside of dramaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosMoraes, Filipe Brancalião Alves de2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-27T13:41:25Zoai:teses.usp.br:tde-27062023-103424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-27T13:41:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
To open a whole in the present: drama class as a political experience
title Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
spellingShingle Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
Moraes, Filipe Brancalião Alves de
Drama
Educação
Education
Escola
Neoliberalism
Neoliberalismo
Pedagogia das artes cênicas
Scenic arts' pedagogy
School
Teatro
title_short Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
title_full Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
title_fullStr Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
title_full_unstemmed Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
title_sort Abrir um buraco no presente: a aula de teatro como experiência política
author Moraes, Filipe Brancalião Alves de
author_facet Moraes, Filipe Brancalião Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Filipe Brancalião Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Drama
Educação
Education
Escola
Neoliberalism
Neoliberalismo
Pedagogia das artes cênicas
Scenic arts' pedagogy
School
Teatro
topic Drama
Educação
Education
Escola
Neoliberalism
Neoliberalismo
Pedagogia das artes cênicas
Scenic arts' pedagogy
School
Teatro
description A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca das interdições e da potência de uma aula de teatro em promover uma experiência de caráter marcadamente político. Para tanto, investiga as tentativas de domar a escola e submetê-la à lógica do neoliberalismo, bem como descreve situações do cotidiano escolar em que a igualdade, como princípio democrático, é colocada em jogo. A partir de visitas realizadas em escolas particulares, públicas e em experiências vivenciadas no mundo corporativo, o autor estabelece um diálogo com as formulações de Christian Laval, Pierre Dardot e, sobretudo, com o pensamento do filósofo Jacques Rancière, relacionado noções como skholè , emancipação e subjetivação política às práticas específicas dos processos pedagógicos em teatro
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27062023-103424/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257412529029120