Causas externas e seu impacto sobre a independência funcional em adultos com fraturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-03092008-115711/ |
Resumo: | Este estudo objetivou avaliar a independência funcional de adultos com fraturas decorrentes de causas externas, na admissão hospitalar, alta e um mês após o regresso ao domicílio por meio da Medida de Independência Funcional (MIF), bem como caracterizá-los quanto ao perfil sócio-demográfico. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2006 e abril de 2007; a amostra foi composta por 74 pacientes internados no Instituto de Ortopedia e Traumatologia de um hospital de São Paulo. Foram predominantes indivíduos do sexo masculino (91,9%), com média de idade de 31,8 anos, cor branca (51,3%), vítimas de acidentes de trabalho (51,4%). As fraturas de membros inferiores foram predominantes, representando 73,0%, seguidos dos membros superiores, com 13,5%. Os dias de ocorrências mais freqüentes foram os finais de semana (32,7%), e os horários com maior concentração de casos foram os que abrangiam o período de 12 a 24 horas (60,8%). Os acidentes automobilísticos foram responsáveis por 58,1% das internações, seguidos das quedas (20,0%). Quanto à independência funcional: houve um aumento considerável nas médias dos valores da MIF motor e total no decorrer da avaliação. Observou-se que a incapacidade funcional aumenta em casos de acidentes automobilísticos e atropelamentos e naqueles em que os membros inferiores são atingidos |
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Causas externas e seu impacto sobre a independência funcional em adultos com fraturasExternal causes and their impact over functional independence of adults with fracturesCausas externasExternal-causesMorbidadeMorbidityReabilitaçãoRehabilitationEste estudo objetivou avaliar a independência funcional de adultos com fraturas decorrentes de causas externas, na admissão hospitalar, alta e um mês após o regresso ao domicílio por meio da Medida de Independência Funcional (MIF), bem como caracterizá-los quanto ao perfil sócio-demográfico. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2006 e abril de 2007; a amostra foi composta por 74 pacientes internados no Instituto de Ortopedia e Traumatologia de um hospital de São Paulo. Foram predominantes indivíduos do sexo masculino (91,9%), com média de idade de 31,8 anos, cor branca (51,3%), vítimas de acidentes de trabalho (51,4%). As fraturas de membros inferiores foram predominantes, representando 73,0%, seguidos dos membros superiores, com 13,5%. Os dias de ocorrências mais freqüentes foram os finais de semana (32,7%), e os horários com maior concentração de casos foram os que abrangiam o período de 12 a 24 horas (60,8%). Os acidentes automobilísticos foram responsáveis por 58,1% das internações, seguidos das quedas (20,0%). Quanto à independência funcional: houve um aumento considerável nas médias dos valores da MIF motor e total no decorrer da avaliação. Observou-se que a incapacidade funcional aumenta em casos de acidentes automobilísticos e atropelamentos e naqueles em que os membros inferiores são atingidosThis study aimed to evaluate the functional independence of adults with fractures due to external causes, in admission and discharge from the hospital, and one month after returning to the domicile. The scale used was The Functional Independence Measure (FIM) and the sample was characterized according to the socio-demographic profile, The survey was made between November 2006 and April 2007; the sample was composed by 74 interns of the Orthopedic and Trauma Institute of a hospital, in the city of Sao Paulo. The individuals were predominantly males (91,9%) with average age of 31,8 years, white (51,3%) and victims of labor accidents (51,4%). The fractures of inferior limbs were predominant, representing 73,0% of the cases, followed by superior limbs, which were 13,5%. The most frequent days of occurrence were weekends (32,7%), and the most common times were from 12:00pm to 12:00am (60,8%). The automobile accidents were responsible for 58,1% of admissions, followed by falls (20,0%). In what comes to functional independence, there was a considerable increase in the average values of the motor FIM and total FIM throughout the study. It was observed that the functional incapability increases in cases of automobile and running over accidents, and also in the ones where the inferior limbs were affectedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFaro, Ana Cristina Mancussi eItami, Luciana Tokunaga2008-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-03092008-115711/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-03092008-115711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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