Um viajante em busca do essencial: a personagem entre a aparência e a essência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patricia Conceição Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-31082009-174247/
Resumo: Este trabalho busca examinar as relações de poder alegorizadas no romance Todos os Nomes, de José Saramago. Usando principalmente as teorias de Mikhail Bakhtin e Michael Foucault sobre o processo de constituição do sujeito moderno (entendido, neste caso, como um sujeito que se reconhece como portador de uma identidade própria, ainda que, paradoxalmente, se saiba também integrante de um grupo social que o concebe e o solicita como um \"corpo dócil e útil\"), este trabalho enfoca desde a arquitetura \"panóptica\" do espaço impessoal da Conservatória do Registro Civil, que mantém seus funcionários numa rígida e produtiva disciplina de trabalho sob o olhar vigilante do Conservador, até os comportamentos transgressores do Sr. José em seu processo que investiga a identidade da mulher desconhecida, passando pelo exame dos recursos carnavalescos que visam a desmascarar o poder instituído. A análise visa provar que existe uma intrínseca e inextricável relação entre o poder instituído (representado pela figura do conservador) e o sujeito que se submete a esse poder (representado, no romance, pela figura do Sr. José), de tal modo que o desenvolvimento da autoconsciência do sujeito e a sua libertação em relação à condição anterior de assujeitamento (na terminologia de Foucault) acarretam, necessariamente, mudanças nas diferentes microesferas de poder (também com base no pensamento de Foucault).
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