Um viajante em busca do essencial: a personagem entre a aparência e a essência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-31082009-174247/ |
Resumo: | Este trabalho busca examinar as relações de poder alegorizadas no romance Todos os Nomes, de José Saramago. Usando principalmente as teorias de Mikhail Bakhtin e Michael Foucault sobre o processo de constituição do sujeito moderno (entendido, neste caso, como um sujeito que se reconhece como portador de uma identidade própria, ainda que, paradoxalmente, se saiba também integrante de um grupo social que o concebe e o solicita como um \"corpo dócil e útil\"), este trabalho enfoca desde a arquitetura \"panóptica\" do espaço impessoal da Conservatória do Registro Civil, que mantém seus funcionários numa rígida e produtiva disciplina de trabalho sob o olhar vigilante do Conservador, até os comportamentos transgressores do Sr. José em seu processo que investiga a identidade da mulher desconhecida, passando pelo exame dos recursos carnavalescos que visam a desmascarar o poder instituído. A análise visa provar que existe uma intrínseca e inextricável relação entre o poder instituído (representado pela figura do conservador) e o sujeito que se submete a esse poder (representado, no romance, pela figura do Sr. José), de tal modo que o desenvolvimento da autoconsciência do sujeito e a sua libertação em relação à condição anterior de assujeitamento (na terminologia de Foucault) acarretam, necessariamente, mudanças nas diferentes microesferas de poder (também com base no pensamento de Foucault). |
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Um viajante em busca do essencial: a personagem entre a aparência e a essênciaA traveler search of the essential: the character between appearance and essenceAutoconsciênciaCarnavalizaçãoCarnivalizationNon-signifying orderOficialOficiosoPower relationshipsRelações de poderSelf-consciousnessSignifying orderEste trabalho busca examinar as relações de poder alegorizadas no romance Todos os Nomes, de José Saramago. Usando principalmente as teorias de Mikhail Bakhtin e Michael Foucault sobre o processo de constituição do sujeito moderno (entendido, neste caso, como um sujeito que se reconhece como portador de uma identidade própria, ainda que, paradoxalmente, se saiba também integrante de um grupo social que o concebe e o solicita como um \"corpo dócil e útil\"), este trabalho enfoca desde a arquitetura \"panóptica\" do espaço impessoal da Conservatória do Registro Civil, que mantém seus funcionários numa rígida e produtiva disciplina de trabalho sob o olhar vigilante do Conservador, até os comportamentos transgressores do Sr. José em seu processo que investiga a identidade da mulher desconhecida, passando pelo exame dos recursos carnavalescos que visam a desmascarar o poder instituído. A análise visa provar que existe uma intrínseca e inextricável relação entre o poder instituído (representado pela figura do conservador) e o sujeito que se submete a esse poder (representado, no romance, pela figura do Sr. José), de tal modo que o desenvolvimento da autoconsciência do sujeito e a sua libertação em relação à condição anterior de assujeitamento (na terminologia de Foucault) acarretam, necessariamente, mudanças nas diferentes microesferas de poder (também com base no pensamento de Foucault).This work aims to analyse the power relationships allegorized in the novel Todos os Nomes (All the Names), written by the Portuguese writer José Saramago. Using mainly Bakhtin\'s and Foucault\'s theories about the process of modern subject constitution (that who recognizes himself as owning his own single identity, though he also recognizes the use social forces and power instances make of him as \"a teachable and ductible body\"), this work focuses on the social and functional \"panoptical \"architecture of the register office (\"Conservatória\"), whick keeps the workers in a rigid but productive discipline, under the watching eyes of the \"Manager\". But it also focuses on \"Sr. José\'s transgressive attitudes along his investigatory route to discover the unknown woman\'s identity. And it also investigates the unmasking of the hegemonic power by means of the Bakhtinian carnavalization procedures which have the power to relativize the official conceptions of reality. This analysis aims to prove that there\'s an inextricable link between the institutional forces and the subject who\'s submitted to this power, so that the development of one\'s consciousness causes a direct consequence on the hegemonic power forces, with subtle changes in the power relationships.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Raquel de SousaSantos, Patricia Conceição Silva2009-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-31082009-174247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-31082009-174247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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