Aplicabilidade do instrumento INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do Projeto Terapêutico Singular de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde da atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Lisa Laredo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-101810/
Resumo: Introdução: Os serviços da atenção primária à saúde (APS) são considerados pilares importantes para a construção de novos modelos de atenção em saúde. O conhecimento sobre utilização de instrumentos que auxiliem os profissionais de saúde da APS na identificação das necessidades biopsicossociais dos usuários considerando seu nível de complexidade e sua utilidade na elaboração do Projeto Singular Terapêutico (PTS) é limitado, e as dimensões do sistema de saúde. Nessa direção, o instrumento INTERMED ao possibilitar a classificação da complexidade biopsicossocial de pacientes em diversos níveis de assistência, o entendimento de suas necessidades e atuar na melhora da comunicação entre os profissionais apresenta-se como um recurso importante a ser explorado. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade do INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do PTS de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde que atuam em serviços da APS. Método: Estudo descritivo, exploratório desenvolvido em três serviços de APS do município de Ribeirão Preto - SP com os profissionais que atuam na linha de frente de cuidado da população atendida. O estudo percorreu quatro etapas: treinamento dos pesquisadores, treinamento dos profissionais de saúde, elaboração dos instrumentos de coleta de dados e coleta de dados. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos e quatro casos clínicos fictícios elaborados pelos pesquisadores, que foram enviados aos participantes a partir da elaboração de um Survey público utilizando o REDCap, disponibilizado por email. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas das questões abertas foram agrupadas considerando as semelhanças e inseridas em categorias. Resultados: 57 profissionais de saúde participaram do treinamento do INTERMED e oito responderam aos instrumentos de coleta de dados. A maioria informou ter obtido uma compreensão parcial do INTERMED, indicando necessidade de mais treinamento. Todos os profissionais acreditam que o INTERMED pode ser incluído na rotina da APS. Por outro lado, 62.5% informaram acreditar que o instrumento não possibilite a aquisição de novas informações sobre os pacientes. A maioria dos participantes identificou corretamento o nível de complexidade dos casos clínicos fictícios avaliados. Em relação a pontuação das variáveis dos domínios do INTERMED, as do domínio social obtiveram o maior número total de acertos. A maioria dos profissionais foi capaz de triar os casos fictícios como complexos e elegíveis para a confecção do PTS. Os itens selecionados para elaboração do PTS, em quase sua totalidade, foram semelhantes aos determinados pelos pesquisadores. Conclusão: Os resultados evidenciaram que o INTERMED pode ser um recurso interessante para utilização na rotina dos serviços de APS, para a classificação do nível de complexidade dos pacientes considerando o contexto biopsicossocial e para a elaboração do PTS dos usuários. Porém, o treinamento para sua aplicação deve ser aprimorado e mais estudos devem ser conduzidos envolvendo a sua utilização no contexto da APS e na construção do PTS.
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Nessa direção, o instrumento INTERMED ao possibilitar a classificação da complexidade biopsicossocial de pacientes em diversos níveis de assistência, o entendimento de suas necessidades e atuar na melhora da comunicação entre os profissionais apresenta-se como um recurso importante a ser explorado. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade do INTERMED na classificação do nível de complexidade e na elaboração do PTS de casos clínicos fictícios por profissionais de saúde que atuam em serviços da APS. Método: Estudo descritivo, exploratório desenvolvido em três serviços de APS do município de Ribeirão Preto - SP com os profissionais que atuam na linha de frente de cuidado da população atendida. O estudo percorreu quatro etapas: treinamento dos pesquisadores, treinamento dos profissionais de saúde, elaboração dos instrumentos de coleta de dados e coleta de dados. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos e quatro casos clínicos fictícios elaborados pelos pesquisadores, que foram enviados aos participantes a partir da elaboração de um Survey público utilizando o REDCap, disponibilizado por email. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas das questões abertas foram agrupadas considerando as semelhanças e inseridas em categorias. Resultados: 57 profissionais de saúde participaram do treinamento do INTERMED e oito responderam aos instrumentos de coleta de dados. A maioria informou ter obtido uma compreensão parcial do INTERMED, indicando necessidade de mais treinamento. Todos os profissionais acreditam que o INTERMED pode ser incluído na rotina da APS. Por outro lado, 62.5% informaram acreditar que o instrumento não possibilite a aquisição de novas informações sobre os pacientes. A maioria dos participantes identificou corretamento o nível de complexidade dos casos clínicos fictícios avaliados. Em relação a pontuação das variáveis dos domínios do INTERMED, as do domínio social obtiveram o maior número total de acertos. A maioria dos profissionais foi capaz de triar os casos fictícios como complexos e elegíveis para a confecção do PTS. Os itens selecionados para elaboração do PTS, em quase sua totalidade, foram semelhantes aos determinados pelos pesquisadores. Conclusão: Os resultados evidenciaram que o INTERMED pode ser um recurso interessante para utilização na rotina dos serviços de APS, para a classificação do nível de complexidade dos pacientes considerando o contexto biopsicossocial e para a elaboração do PTS dos usuários. Porém, o treinamento para sua aplicação deve ser aprimorado e mais estudos devem ser conduzidos envolvendo a sua utilização no contexto da APS e na construção do PTS.Introduction: Primary health care (PHC) services are considered important pillars for the construction of new health care models. The knowledge about the use of instruments that help PHC health professionals in identifying the biopsychosocial needs of users, considering their level of complexity and their usefulness in the elaboration of the Singular Therapeutic Project (STP) is limited. In this sense, the INTERMED instrument, by enabling the classification of the biopsychosocial complexity of patients at different levels of care, the understanding of their needs and act to improve communication between professionals presents itself as an important resource to be explored. Objective: To evaluate the applicability of INTERMED in the classification of the level of complexity and in the elaboration of the STP of fictitious clinical cases by health professionals working in PHC services. Method: Descriptive, exploratory study developed in three PHC services in the city of Ribeirão Preto - SP with professionals who work in the front line of care for the population served. The study has four stages: researchers training, health professionals training, developing of data collection instruments and data collection. For data collection, were used three instruments and four fictitious cases which were sent to participants based on the preparation of a public Survey using REDCap, made available by email. Data were analyzed using descriptive statistics and content analysis. Results: 57 health professionals attended the INTERMED training and 8 answered to the data collection instruments. Most participants declared a partial understanding of INTERMED, which indicates needs of more training. All professionals reported that INTERMED can be included in the PHC routine. On the other hand, 62.5% reported that the instrument does not allow the acquisition of new information about patients. Most participants correctly identified the level of complexity of the clinical cases. Regarding the scores of variables in the INTERMED domains, those in the social domain had the highest total number of correct answers. Most professionals were able to screen the fictitious cases as complex and eligible for the preparation of the STP. The items selected for the preparation of the STP in almost its entirety, were similar to those determined by the researchers. Conclusion: The results showed that INTERMED can be an interesting resource to be used in the routine of PHC services, to classify the level of complexity of patients considering the biopsychosocial context and to elaborate the STP of users. However, training for its application must be improved and more studies must be conducted involving its use in the context of PHC and in the developing of the STP.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, João Mazzoncini de AzevedoZanetti, Ana Carolina GuidorizziCamargo, Lisa Laredo de2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-15122021-101810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-05T14:19:03Zoai:teses.usp.br:tde-15122021-101810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-05T14:19:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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Camargo, Lisa Laredo de
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