Transmissão materno infantil do vírus da imunodeficiência humana adquirida: quanto custa não prevenir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pluciennik, Ana Maria Aratangy
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-09022021-175437/
Resumo: Introdução - Como a limitação de recursos é um fato, os gestores de programas de saúde têm a responsabilidade social de aplicar os escassos recursos disponíveis de forma a maximizar os benefícios obtidos. Escolhas devem ser feitas. Nesse sentido, as avaliações econômicas cumprem o papel de introduzir racionalidade e transparência no processo decisório. Embora eticamente inquestionável, o programa de prevenção da transmissão materno-infantil (TMI) do HIV nunca foi avaliado do ponto de vista econômico em nosso meio. Objetivos - O principal objetivo do estudo foi realizar uma avaliação econômica das medidas de prevenção da TMI do HIV no Estado de São Paulo, buscando medir as conseqüências de sua implementação parcial ou nula. Metodologia - Com base em dados empíricos e teóricos disponíveis na literatura foram identificados cenários alternativos de implantação das medidas de prevenção da TMI do HIV: 1- total; 2- parcial; 3- parcial, somente para gestantes soropositivas que conhecem seu status soro lógico 4- nenhuma medida implantada. Os custos e os impactos epidemiológicos e econômicos da prevenção em cada cenário foram avaliados através de análises de custo-efetividade e custo-benefício. Os impactos epidemiológicos foram estimados através do número de casos novos de infecção pelo HIV em recém-nascidos e da carga da doença, expressa através dos Anos de Vida Ajustados por Incapacidade ou Disability Adjusted Life Years (DALY). Os impactos econômicos foram estimados através do custo de tratamento dos casos e da perda de produção. Custos e impactos futuros foram descontados a uma taxa de 6% ao ano. A taxa de desconto temporal e outros parâmetros considerados significativos foram submetidos à análise de sensibilidade. Resultados - O cenário 1 resulta em 353 casos de infecção pelo HIV em recém-nascidos e 3.741 DALY perdidos. A prevenção custa R$ 27.291.899,00 e R$ 36.846.157,65 serão gastos no futuro em tratamento dos casos e perda de produção. O cenário 2 resulta em 704 casos e 7.461 DAL Y perdidos. A prevenção custa R$ . 19.024.072,00 e o gasto futuro é de R$ 73.483.555,20. O cenário 3 resulta em 1.194 casos e 12.653 DALY perdidos. A prevenção custa R$ 1.802.924,00 e o gasto futuro é de R$ 124.629.779,70. O cenário 4 resulta em 1.763 casos, 18.683 DAL Y perdidos e o gasto futuro é de R$ 184.022.028,15. Conclusão - Implantar integralmente as medidas preventivas da TMI do HIV pode fazer com que a sociedade economize até 65% do que gastaria se nenhuma medida fosse adotada. Para cada real investido na prevenção da TMI do HIV, cerca de 4,5 reais são economizados no futuro. O investimento de recursos da saúde nas medidas de prevenção da TMI do HIV é justificável não só dos pontos de vista epidemiológico e ético, mas também sob o aspecto econômico. A implementação parcial ou nula dessas medidas é responsável por perda importante de anos de vida, de produção e dos escassos recursos destinados à saúde.
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spelling Transmissão materno infantil do vírus da imunodeficiência humana adquirida: quanto custa não prevenirMother-to-child HIV transmission: lack of prevention resulting costsAvaliação EconômicaEconomic EvaluationHIVHIVMother-to-child TransmissionPrevençãoPreventionTransmissão Matemo-infantilIntrodução - Como a limitação de recursos é um fato, os gestores de programas de saúde têm a responsabilidade social de aplicar os escassos recursos disponíveis de forma a maximizar os benefícios obtidos. Escolhas devem ser feitas. Nesse sentido, as avaliações econômicas cumprem o papel de introduzir racionalidade e transparência no processo decisório. Embora eticamente inquestionável, o programa de prevenção da transmissão materno-infantil (TMI) do HIV nunca foi avaliado do ponto de vista econômico em nosso meio. Objetivos - O principal objetivo do estudo foi realizar uma avaliação econômica das medidas de prevenção da TMI do HIV no Estado de São Paulo, buscando medir as conseqüências de sua implementação parcial ou nula. Metodologia - Com base em dados empíricos e teóricos disponíveis na literatura foram identificados cenários alternativos de implantação das medidas de prevenção da TMI do HIV: 1- total; 2- parcial; 3- parcial, somente para gestantes soropositivas que conhecem seu status soro lógico 4- nenhuma medida implantada. Os custos e os impactos epidemiológicos e econômicos da prevenção em cada cenário foram avaliados através de análises de custo-efetividade e custo-benefício. Os impactos epidemiológicos foram estimados através do número de casos novos de infecção pelo HIV em recém-nascidos e da carga da doença, expressa através dos Anos de Vida Ajustados por Incapacidade ou Disability Adjusted Life Years (DALY). Os impactos econômicos foram estimados através do custo de tratamento dos casos e da perda de produção. Custos e impactos futuros foram descontados a uma taxa de 6% ao ano. A taxa de desconto temporal e outros parâmetros considerados significativos foram submetidos à análise de sensibilidade. Resultados - O cenário 1 resulta em 353 casos de infecção pelo HIV em recém-nascidos e 3.741 DALY perdidos. A prevenção custa R$ 27.291.899,00 e R$ 36.846.157,65 serão gastos no futuro em tratamento dos casos e perda de produção. O cenário 2 resulta em 704 casos e 7.461 DAL Y perdidos. A prevenção custa R$ . 19.024.072,00 e o gasto futuro é de R$ 73.483.555,20. O cenário 3 resulta em 1.194 casos e 12.653 DALY perdidos. A prevenção custa R$ 1.802.924,00 e o gasto futuro é de R$ 124.629.779,70. O cenário 4 resulta em 1.763 casos, 18.683 DAL Y perdidos e o gasto futuro é de R$ 184.022.028,15. Conclusão - Implantar integralmente as medidas preventivas da TMI do HIV pode fazer com que a sociedade economize até 65% do que gastaria se nenhuma medida fosse adotada. Para cada real investido na prevenção da TMI do HIV, cerca de 4,5 reais são economizados no futuro. O investimento de recursos da saúde nas medidas de prevenção da TMI do HIV é justificável não só dos pontos de vista epidemiológico e ético, mas também sob o aspecto econômico. A implementação parcial ou nula dessas medidas é responsável por perda importante de anos de vida, de produção e dos escassos recursos destinados à saúde.Introduction - Resource constraints are facts of life and therefore program health managers should be responsible for maximizing the benefits for a given amount of resources available. Choices have to be made and economical evaluations come in handy to bring about rationality and transparency into the decision making process. Though unquestionable from an ethical point of view, the prevention programs for mother-to-child (MTC) HIV transmission have never been evaluated from an economical standpoint among us. Objectives - The key objective of this study was to show, through an economical evaluation, the relationships between costs and impacts of measures used in the State of São Paulo (Brazil) to prevent MTC/HIV transmission and to determine the consequences of not implementing or making only partial implementation of these measures. Methods - Based on empirical and theoretical data, a set of four different implementation scenarios was identified to map out the preventive measures: 1- full implementation; 2- partial implementation; 3- partial implementation, only for those women who already know that they are HIV+; 4 - no preventive measures at all. Costs as well as epidemiological and economical impacts of preventive measures were determined and evaluated for each scenario using cost effectiveness and cost-benefit analysis models. Epidemiological impacts were determined based on the number of new HIV infection cases in newborns and on the burden of disease, e::pressed in Disability Adjusted Life Years (DAL Y). The economical impacts were determined based on treatment costs and production losses. Future costs and impacts were discounted on a yearly 6% rate. Time discount rate and other parameters were submitted to sensitivity analysis. Results - For scenario one, 353 HIV new infection cases and 3,741 lost DALY were expected. The cost of prevention was estimated at R$ 27,291,899.00, while future costs of treatment and production losses were estimated at R$ 36.846.157,65. These numbers for scenario two are 704 cases, 7,46110st DALY, R$ 19,024,072.00 for prevention and R$ 73.483.555,20 of future costs. For scenario three, 1,194 cases, 12,653 lost DALY, R$ 1,802,924.00 and future costs of R$ 124.629.779,70. Scenario four has no preventive measures and therefore no prevention costs, but 1,763 cases of baby infection and 18,683 lost DALY would likely happen and there will be R$ 184.022.028,15 in future costs. Conclusion - Full implementation of preventive measures can save up to 65% of future costs associated with not taking any measures at all. For every real invested in prevention of MTCIHIV transmission, just about 4,5 reais are saved in the future. Investments in prevention of MTC/HIV transmission are not only justifiable from epidemiological and ethical perspectives but from an economical stand point as well.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCouttolenc, Bernard FrançoisPluciennik, Ana Maria Aratangy2003-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-09022021-175437/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-09T22:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-09022021-175437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-09T22:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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