Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakano, Mônica Mitsue
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17122019-165812/
Resumo: Os estudantes de enfermagem são formados para atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde e, durante sua graduação, cursam as disciplinas de estágio supervisionado na atenção básica e hospitalar. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as concepções de promoção da saúde dos estudantes de enfermagem e suas ações de promoção da saúde, desenvolvidas nos âmbitos hospitalares e de atenção primária em seu último ano do curso. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando-se como referencial a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Bacharelado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, os quais cursaram o estágio supervisionado da atenção primária e hospitalar. A coleta foi realizada na própria universidade, ao final dos dois semestres de 2018, na data e horário agendados previamente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Foram solicitadas respostas a questões abertas sobre a temática de promoção da saúde e suas ações. Participaram da pesquisa 62 estudantes. As respostas foram digitadas na íntegra e foi realizada a análise temática, delineada por Braun e Clarke (2006), que é subdividida em seis etapas: familiarização com os dados, geração de códigos iniciais, busca por temas, revisão de temas, definição e atribuição de nomes aos temas e elaboração do relatório. A análise do material resultou em cinco unidades temáticas: 1) promoção da saúde: um olhar focado na doença; 2) promoção da saúde: o conceito ampliado de saúde e os determinantes sociais; 3) promoção da saúde: o foco nos participantes das atividades; 4) educação em saúde e suas concepções; 5) facilidades e dificuldades para promoção da saúde. As concepções de promoção da saúde apresentadas pelos estudantes variaram entre o modelo biomédico centrado na doença, o modelo da saúde como um completo bem-estar físico, mental e social, a visão de determinantes sociais da saúde, o empoderamento e a melhora da qualidade de vida. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a formação dos estudantes de enfermagem acerca da promoção da saúde e que as instituições de ensino superior se movimentem em direção ao atual modelo de saúde, preparando adequadamente os profissionais para o mundo de trabalho
id USP_593825adc3defad143bae64e08a1e81e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122019-165812
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúdeNursing students\' conceptions about health promotion and actions performed during health internshipAtenção básicaAtenção hospitalarEstágio curricular supervisionadoHealth promotionHospital carePrimary carePromoção da saúdeSupervised internshipOs estudantes de enfermagem são formados para atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde e, durante sua graduação, cursam as disciplinas de estágio supervisionado na atenção básica e hospitalar. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as concepções de promoção da saúde dos estudantes de enfermagem e suas ações de promoção da saúde, desenvolvidas nos âmbitos hospitalares e de atenção primária em seu último ano do curso. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando-se como referencial a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Bacharelado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, os quais cursaram o estágio supervisionado da atenção primária e hospitalar. A coleta foi realizada na própria universidade, ao final dos dois semestres de 2018, na data e horário agendados previamente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Foram solicitadas respostas a questões abertas sobre a temática de promoção da saúde e suas ações. Participaram da pesquisa 62 estudantes. As respostas foram digitadas na íntegra e foi realizada a análise temática, delineada por Braun e Clarke (2006), que é subdividida em seis etapas: familiarização com os dados, geração de códigos iniciais, busca por temas, revisão de temas, definição e atribuição de nomes aos temas e elaboração do relatório. A análise do material resultou em cinco unidades temáticas: 1) promoção da saúde: um olhar focado na doença; 2) promoção da saúde: o conceito ampliado de saúde e os determinantes sociais; 3) promoção da saúde: o foco nos participantes das atividades; 4) educação em saúde e suas concepções; 5) facilidades e dificuldades para promoção da saúde. As concepções de promoção da saúde apresentadas pelos estudantes variaram entre o modelo biomédico centrado na doença, o modelo da saúde como um completo bem-estar físico, mental e social, a visão de determinantes sociais da saúde, o empoderamento e a melhora da qualidade de vida. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a formação dos estudantes de enfermagem acerca da promoção da saúde e que as instituições de ensino superior se movimentem em direção ao atual modelo de saúde, preparando adequadamente os profissionais para o mundo de trabalhoNursing students are taught to work in the prevention, promotion and rehabilitation of health and, during their graduation, they attend supervised internship subjects in basic and hospital care. In this research work the goal was to analyze the conceptions of health promotion of nursing students and their health promotion actions, performed in the hospital and primary care contexts during their last year of course. It is a qualitative, descriptive research, based on historical-cultural approach of Vigotski. The research was carried out with students of Bachelor and Licentiate in Nursing courses, at the Ribeirão Preto\'s Nursing School of the University of São Paulo, who attended supervised internship in primary and hospital care. The data were collected at the university, at the end of the two semesters of 2018, at a date and time previously scheduled at the Ribeirão Preto\'s Nursing School. Replies to open-ended questions about the health promotion theme and its actions were requested. The research counted on 62 students. The answers were typed in full and the thematic analysis was performed, outlined by Braun and Clarke (2006), which is divided into six steps: familiarization with the data, development of initial codes, search for themes, theme review, definition and naming themes and report writing. The material analysis resulted in five thematic units: 1) health promotion: a focus on disease; 2) health promotion: the expanded concept of health and the social determinants; 3) health promotion: focus on activities\' participants; 4) health education and its conceptions; 5) facilities and difficulties for health promotion. The health promotion conceptions reported by the students varied between the disease centered biomedical model, the health as a complete physical, mental and social well-being model, the vision of social determinants of health, empowerment and life quality improvement. It is expected that the results of this study contribute to the education of nursing students about health promotion and that higher education institutions move towards the current health model, adequately preparing professionals for the workplaceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGonçalves, Marlene Fagundes CarvalhoNakano, Mônica Mitsue2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17122019-165812/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-03T17:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-17122019-165812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-03T17:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
Nursing students\' conceptions about health promotion and actions performed during health internship
title Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
spellingShingle Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
Nakano, Mônica Mitsue
Atenção básica
Atenção hospitalar
Estágio curricular supervisionado
Health promotion
Hospital care
Primary care
Promoção da saúde
Supervised internship
title_short Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
title_full Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
title_fullStr Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
title_full_unstemmed Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
title_sort Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
author Nakano, Mônica Mitsue
author_facet Nakano, Mônica Mitsue
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakano, Mônica Mitsue
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção básica
Atenção hospitalar
Estágio curricular supervisionado
Health promotion
Hospital care
Primary care
Promoção da saúde
Supervised internship
topic Atenção básica
Atenção hospitalar
Estágio curricular supervisionado
Health promotion
Hospital care
Primary care
Promoção da saúde
Supervised internship
description Os estudantes de enfermagem são formados para atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde e, durante sua graduação, cursam as disciplinas de estágio supervisionado na atenção básica e hospitalar. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as concepções de promoção da saúde dos estudantes de enfermagem e suas ações de promoção da saúde, desenvolvidas nos âmbitos hospitalares e de atenção primária em seu último ano do curso. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando-se como referencial a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Bacharelado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, os quais cursaram o estágio supervisionado da atenção primária e hospitalar. A coleta foi realizada na própria universidade, ao final dos dois semestres de 2018, na data e horário agendados previamente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Foram solicitadas respostas a questões abertas sobre a temática de promoção da saúde e suas ações. Participaram da pesquisa 62 estudantes. As respostas foram digitadas na íntegra e foi realizada a análise temática, delineada por Braun e Clarke (2006), que é subdividida em seis etapas: familiarização com os dados, geração de códigos iniciais, busca por temas, revisão de temas, definição e atribuição de nomes aos temas e elaboração do relatório. A análise do material resultou em cinco unidades temáticas: 1) promoção da saúde: um olhar focado na doença; 2) promoção da saúde: o conceito ampliado de saúde e os determinantes sociais; 3) promoção da saúde: o foco nos participantes das atividades; 4) educação em saúde e suas concepções; 5) facilidades e dificuldades para promoção da saúde. As concepções de promoção da saúde apresentadas pelos estudantes variaram entre o modelo biomédico centrado na doença, o modelo da saúde como um completo bem-estar físico, mental e social, a visão de determinantes sociais da saúde, o empoderamento e a melhora da qualidade de vida. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a formação dos estudantes de enfermagem acerca da promoção da saúde e que as instituições de ensino superior se movimentem em direção ao atual modelo de saúde, preparando adequadamente os profissionais para o mundo de trabalho
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17122019-165812/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17122019-165812/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257057318666240