A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639
Resumo: A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV.
id USP_593931bec87da8f1bb2f7b5864a457e2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04112014-102639
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. IPTV how modality education: a case study in engineering education. 2013-12-17José Aquiles Baesso GrimoniLucilene CuryOsvaldo Shigueru NakaoMarcos Jolbert Cáceres AzambujaUniversidade de São PauloEngenharia ElétricaUSPBR Ambiente virtual de aprendizagem Blended learning Blended Learning Design centrado no usuário Design participativo Distance learning Educação a distância Educação do futuro Engineering teaching Ensino de engenharia Future education IPTV IPTV MOOC MOOC Participatory design QoE QoE QoS QoS User centered design Virtual learning environment WebTV A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV. Distance Education (DE) plays an important role nowadays on the development and expansion of education in Brazil. Due to new technologies, DE had a great propulsion, mainly on those which involve the Internet. The use of digital technologies in educational spaces allowed that communication, interaction, storage and distribution of content became more efficient. In between the diversity of medias and technologies, IPTV arises as a new proposal; an interactive communication tool which enables new perspectives for DE. In this context, IPTV is paramount, since its high rates of interaction and synchronous and asynchronous content delivery quality enables a great range of options for its users. This work aims at presenting elements of IPTV use as a modality of DE in the content delivering for Engineering Teaching and Learning, focusing the reduction of distances in the teaching and learning process. Thus, it is presented benefits of the integration between IPTV and Engineering Education through a strategy of DE in IPTV. https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:38Zoai:teses.usp.br:tde-04112014-102639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:08:12.550963Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv IPTV how modality education: a case study in engineering education.
title A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
spellingShingle A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
title_short A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
title_full A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
title_fullStr A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
title_full_unstemmed A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
title_sort A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
author Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
author_facet Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Aquiles Baesso Grimoni
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucilene Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Osvaldo Shigueru Nakao
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
contributor_str_mv José Aquiles Baesso Grimoni
Lucilene Cury
Osvaldo Shigueru Nakao
description A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639
url https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502469074550784