A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639 |
Resumo: | A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV. |
id |
USP_593931bec87da8f1bb2f7b5864a457e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04112014-102639 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. IPTV how modality education: a case study in engineering education. 2013-12-17José Aquiles Baesso GrimoniLucilene CuryOsvaldo Shigueru NakaoMarcos Jolbert Cáceres AzambujaUniversidade de São PauloEngenharia ElétricaUSPBR Ambiente virtual de aprendizagem Blended learning Blended Learning Design centrado no usuário Design participativo Distance learning Educação a distância Educação do futuro Engineering teaching Ensino de engenharia Future education IPTV IPTV MOOC MOOC Participatory design QoE QoE QoS QoS User centered design Virtual learning environment WebTV A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV. Distance Education (DE) plays an important role nowadays on the development and expansion of education in Brazil. Due to new technologies, DE had a great propulsion, mainly on those which involve the Internet. The use of digital technologies in educational spaces allowed that communication, interaction, storage and distribution of content became more efficient. In between the diversity of medias and technologies, IPTV arises as a new proposal; an interactive communication tool which enables new perspectives for DE. In this context, IPTV is paramount, since its high rates of interaction and synchronous and asynchronous content delivery quality enables a great range of options for its users. This work aims at presenting elements of IPTV use as a modality of DE in the content delivering for Engineering Teaching and Learning, focusing the reduction of distances in the teaching and learning process. Thus, it is presented benefits of the integration between IPTV and Engineering Education through a strategy of DE in IPTV. https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:38Zoai:teses.usp.br:tde-04112014-102639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:08:12.550963Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
IPTV how modality education: a case study in engineering education. |
title |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
spellingShingle |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. Marcos Jolbert Cáceres Azambuja |
title_short |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
title_full |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
title_fullStr |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
title_full_unstemmed |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
title_sort |
A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de engenharia. |
author |
Marcos Jolbert Cáceres Azambuja |
author_facet |
Marcos Jolbert Cáceres Azambuja |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
José Aquiles Baesso Grimoni |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucilene Cury |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Osvaldo Shigueru Nakao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Jolbert Cáceres Azambuja |
contributor_str_mv |
José Aquiles Baesso Grimoni Lucilene Cury Osvaldo Shigueru Nakao |
description |
A modalidade de Educação a Distância (EAD) ocupa atualmente um lugar importante no desenvolvimento e expansão da Educação no Brasil. A EAD a partir de novas tecnologias, teve um grande impulso, principalmente aquela que envolve a rede Internet. O uso das tecnologias digitais em espaços educativos permitiu que a comunicação, interação, armazenamento e distribuição de conteúdos para o processo educativo, fossem realizados de maneira mais eficiente. Em meio à diversidade de mídias e tecnologias na atualidade, a IPTV surge como uma nova proposta, um veículo de comunicação interativo que possibilita novas perspectivas para a modalidade de EAD. Neste contexto, a IPTV torna-se fundamental, pois possibilita através de seu alto índice de interatividade e qualidade na entrega de conteúdos síncronos e assíncronos oferecer uma gama cada vez maior de opções para seus usuários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar elementos visando o uso da IPTV como modalidade de Educação no sistema a distância, para a entrega de conteúdos no Ensino de Engenharia, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, são apresentados os benefícios da integração da IPTV e a Educação em Engenharia, dentro de uma estratégia de Educação a Distância na IPTV. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.3.2013.tde-04112014-102639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502469074550784 |