Metodologia para identificação de oportunidades de inovação em serviços dos integradores de sistemas de controle.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20012021-172937/ |
Resumo: | As mudanças que estão sendo trazidas pela Indústria 4.0 expõem a necessidade de que empresas de serviço ligadas à indústria precisem se antecipar às tendências tecnológicas para se manterem ativas e, portanto, precisem inovar. No Brasil, um dos principais atores responsáveis pela implantação dos conceitos da Indústria 4.0 são os integradores de sistemas de controle (ISC). Assim, desenvolver um processo contínuo de inovação é fundamental, uma vez que a pressão para que os ISC apresentem novas ofertas é potencializada pelo rápido avanço tecnológico. Esta dissertação apresenta uma metodologia de apoio para a identificação de oportunidades de inovação em serviços dos ISC (MIOPISISC), por meio da proposição de um diagrama conceitual de gestão da inovação constituído por 8 elementos: vetores de inovação, estratégia de inovação, gestão de RH, gestão do conhecimento, capacitações dinâmicas, geração de ideias, priorização e implementação. O ciclo de operação desta metodologia foi desenvolvido visando auxiliar os ISC no entendimento e desenvolvimento de suas capacitações dinâmicas. Tal desenvolvimento objetiva melhorar a detecção e captura de novas possibilidades de serviços por meio da investigação regular dos vetores de inovação e pela prática da gestão do conhecimento na realização de lições aprendidas em projetos executados. A metodologia MIOPISISC foi implementada e validada por meio de estudo de caso em um ISC relevante no mercado nacional. Com a sua implementação observou-se um aumento significativo nos índices de inovação adotados pela empresa, medidos através do radar de inovação. Com base nos resultados obtidos na validação da MIOPISISC, evidenciou-se que o diagrama conceitual de inovação em serviços desenvolvido e utilizado como base deste estudo foi importante para a operacionalização da metodologia, podendo servir para implementações de gestão da inovação em empresas de serviços similares. |
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Metodologia para identificação de oportunidades de inovação em serviços dos integradores de sistemas de controle.Methodology for identifyng servisse innovation opportunities for control systems integrators.Capacitações dinâmicasDynamic capabilitiesIndústria 4.0Industry 4.0Innovation driversInnovation managementInovaçãoService innovationServiçosVetores de inovaçãoAs mudanças que estão sendo trazidas pela Indústria 4.0 expõem a necessidade de que empresas de serviço ligadas à indústria precisem se antecipar às tendências tecnológicas para se manterem ativas e, portanto, precisem inovar. No Brasil, um dos principais atores responsáveis pela implantação dos conceitos da Indústria 4.0 são os integradores de sistemas de controle (ISC). Assim, desenvolver um processo contínuo de inovação é fundamental, uma vez que a pressão para que os ISC apresentem novas ofertas é potencializada pelo rápido avanço tecnológico. Esta dissertação apresenta uma metodologia de apoio para a identificação de oportunidades de inovação em serviços dos ISC (MIOPISISC), por meio da proposição de um diagrama conceitual de gestão da inovação constituído por 8 elementos: vetores de inovação, estratégia de inovação, gestão de RH, gestão do conhecimento, capacitações dinâmicas, geração de ideias, priorização e implementação. O ciclo de operação desta metodologia foi desenvolvido visando auxiliar os ISC no entendimento e desenvolvimento de suas capacitações dinâmicas. Tal desenvolvimento objetiva melhorar a detecção e captura de novas possibilidades de serviços por meio da investigação regular dos vetores de inovação e pela prática da gestão do conhecimento na realização de lições aprendidas em projetos executados. A metodologia MIOPISISC foi implementada e validada por meio de estudo de caso em um ISC relevante no mercado nacional. Com a sua implementação observou-se um aumento significativo nos índices de inovação adotados pela empresa, medidos através do radar de inovação. Com base nos resultados obtidos na validação da MIOPISISC, evidenciou-se que o diagrama conceitual de inovação em serviços desenvolvido e utilizado como base deste estudo foi importante para a operacionalização da metodologia, podendo servir para implementações de gestão da inovação em empresas de serviços similares.The changes that will be brought by Industry 4.0 expose the need for industry service providers to anticipate technological trends to remain active and, therefore, to innovate. In Brazil, one of the main actors responsible for implementing the concepts of Industry 4.0 are the control system integrators (CSI). Thus, developing a continuous process of innovation is critical as rapid technological advancement increases the pressure for CSI to present new offerings. This dissertation presents a methodology to support the identification of innovation opportunities in services of CSI (MIOPISISC) by proposing a conceptual innovation management framework which consists of 8 elements: innovation drivers, innovation strategy, HR management, dynamic capabilities, ideas generation, prioritization, and implementation. The operation cycle of this methodology was designed with the objective to assist the CSI in understanding and developing their dynamic capabilities. Such development intends to improve the detection and seizing of new service possibilities through the regular scanning of innovation drivers and the practice of knowledge management in the application of lessons learned from executed projects. The MIOPISISC methodology was implemented and validated through a case study at a relevant ISC in the national market. With its implementation, there was a significant increase in the innovation rates adopted by the company, measured through the innovation radar. Based on the results obtained in the validation of MIOPISISC, it became evident that the conceptual diagram of innovation in services developed and used as the basis of this study was important for the operationalization of the methodology, and it can be used for implementations of innovation management in companies of similar services.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sérgio LuizBarbosa, Marcos Tadeu de Jesus2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-20012021-172937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-26T18:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-20012021-172937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-26T18:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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