Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel de Lara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/
Resumo: Esta pesquisa analisa a recepção das ideias de Isaac Newton que está expressa na obra do português Luís António Verney (1713 1792). Trata-se de um estudo de caso sobre o newtonianismo, fenômeno histórico da cultura iluminista, realizado aqui a partir de uma investigação acerca da compreensão conceitual da filosofia natural de Newton a que chegou Verney, bem como de algumas das intenções deste autor ao adotar determinadas concepções da ciência moderna e aplicá-las em seu projeto pedagógico, voltado a uma reforma no sistema de ensino português. As análises do texto de Verney estão problematizadas a partir de questões em torno do empirismo, do instrumental matemático e da concepção mecanicista de natureza, buscando avaliar suas respectivas relações com a física de Newton, e assim melhor conhecer as concepções que operavam nos seguintes intentos de Verney: afastar a influência dos jesuítas sobre a educação em Portugal, evitar as possíveis contradições entre sua fé católica e as concepções da filosofia natural moderna e, finalmente, adotar uma física que a ele se apresentava como muito promissora para o desenvolvimento econômico do reino.
id USP_59c86119d2f8d3437edf323a221b7dd1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10082012-173943
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António VerneyModern Science and newtonianism in the educational project of Luís António VerneyFilosofia da naturezaHistória das ciênciasHistória intelectualHistory of scienceIntellectual historyLuís António VerneyLuís António VerneyNewtonianismNewtonianismoPhilosophy of naturePortugalPortugalEsta pesquisa analisa a recepção das ideias de Isaac Newton que está expressa na obra do português Luís António Verney (1713 1792). Trata-se de um estudo de caso sobre o newtonianismo, fenômeno histórico da cultura iluminista, realizado aqui a partir de uma investigação acerca da compreensão conceitual da filosofia natural de Newton a que chegou Verney, bem como de algumas das intenções deste autor ao adotar determinadas concepções da ciência moderna e aplicá-las em seu projeto pedagógico, voltado a uma reforma no sistema de ensino português. As análises do texto de Verney estão problematizadas a partir de questões em torno do empirismo, do instrumental matemático e da concepção mecanicista de natureza, buscando avaliar suas respectivas relações com a física de Newton, e assim melhor conhecer as concepções que operavam nos seguintes intentos de Verney: afastar a influência dos jesuítas sobre a educação em Portugal, evitar as possíveis contradições entre sua fé católica e as concepções da filosofia natural moderna e, finalmente, adotar uma física que a ele se apresentava como muito promissora para o desenvolvimento econômico do reino.This research analyzes the reception of Isaac Newtons ideas which is expressed in the work of the Portuguese Luís António Verney (1713-1792). This is a case study on the Newtonianism, historical phenomenon of the Enlightenment culture, held here from an investigation of the conceptual understanding of Newton\'s natural philosophy reached by Verney, as well as some of the authors intentions to adopt certain modern science concepts and apply them in his educational project, aimed at a reform in the Portuguese education system. The analysis of Verneys text are problematized from issues of the empiricism, the mathematical tools and the mechanistic conception of nature, seeking to evaluate their relationships with Newtonian physics. Then, to understand deeply the concepts which worked in the following attempts to Verney: repel the influence of Jesuits on Portuguese education, avoid the possible contradictions between his Catholic faith and modern conceptions of natural philosophy and, eventually, embrace a physics which had presented to him as very promising for the kingdoms economic development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlbieri, SaraOliveira, Daniel de Lara2011-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-10082012-173943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
Modern Science and newtonianism in the educational project of Luís António Verney
title Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
spellingShingle Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
Oliveira, Daniel de Lara
Filosofia da natureza
História das ciências
História intelectual
History of science
Intellectual history
Luís António Verney
Luís António Verney
Newtonianism
Newtonianismo
Philosophy of nature
Portugal
Portugal
title_short Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
title_full Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
title_fullStr Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
title_full_unstemmed Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
title_sort Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney
author Oliveira, Daniel de Lara
author_facet Oliveira, Daniel de Lara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albieri, Sara
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniel de Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da natureza
História das ciências
História intelectual
History of science
Intellectual history
Luís António Verney
Luís António Verney
Newtonianism
Newtonianismo
Philosophy of nature
Portugal
Portugal
topic Filosofia da natureza
História das ciências
História intelectual
History of science
Intellectual history
Luís António Verney
Luís António Verney
Newtonianism
Newtonianismo
Philosophy of nature
Portugal
Portugal
description Esta pesquisa analisa a recepção das ideias de Isaac Newton que está expressa na obra do português Luís António Verney (1713 1792). Trata-se de um estudo de caso sobre o newtonianismo, fenômeno histórico da cultura iluminista, realizado aqui a partir de uma investigação acerca da compreensão conceitual da filosofia natural de Newton a que chegou Verney, bem como de algumas das intenções deste autor ao adotar determinadas concepções da ciência moderna e aplicá-las em seu projeto pedagógico, voltado a uma reforma no sistema de ensino português. As análises do texto de Verney estão problematizadas a partir de questões em torno do empirismo, do instrumental matemático e da concepção mecanicista de natureza, buscando avaliar suas respectivas relações com a física de Newton, e assim melhor conhecer as concepções que operavam nos seguintes intentos de Verney: afastar a influência dos jesuítas sobre a educação em Portugal, evitar as possíveis contradições entre sua fé católica e as concepções da filosofia natural moderna e, finalmente, adotar uma física que a ele se apresentava como muito promissora para o desenvolvimento econômico do reino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090586399997952