As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edjailson Bezerra da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14092012-101036/
Resumo: Esta dissertação trata da análise da política educacional do Estado de São Paulo (2008), dos processos que concretizam o currículo único, como este se relaciona com a prática do professor e com o ensino da Geografia. Considerando as pesquisas em currículo, deseja contribuir para uma leitura de currículo enquanto ação política para legitimar uma visão de sociedade e valores hegemônicos através dos processos educativos. Assim sendo, juntamente com a pesquisa bibliográfica, que nos possibilita uma maior compreensão do tema, buscou-se uma articulação entre a metodologia da análise documental e das técnicas qualitativas com as concepções de Pierre Bourdieu, sobretudo, às relacionadas aos mecanismos de produção, reprodução e conservação social. Da metodologia empregada, pôde-se constatar que o objetivo da política educacional é a de consolidar o currículo único. Por sua vez, através das formulações de Bourdieu, dos questionários aplicados em dez escolas da Diretoria de Ensino Sul 3 e das entrevistas realizadas com quatro professores de Geografia, verificou-se que o currículo único impõe uma sequência de conteúdos e uma forma igual de ensino com o objetivo de desenvolver uma cultura de aprendizagem comum a todos os alunos, evidenciando assim, o refinamento dos mecanismos de controle do Estado sobre as atividades docentes, obscurecendo a presença dos agentes escolares na participação dessas políticas. Dessa forma, averiguou-se que tamanho empenho resulta numa desqualificação do ensino e na desprofissionalização do professor, gerenciando um processo de reprodução das classes sociais baseado numa ideia específica de cidadão que se deseja formar.
id USP_5a0c172ce2b06def699bfe506b4fee07
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14092012-101036
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografiaThe educational reforms of São Paulo State, 2008: impact on student training and professor of geographyCurrículo do estado de São PauloCurriculum of the state of São PauloDeprofessionalization of teachersDesigualdades sociaisDesprofissionalização do professorEducational policyEnsino de geografiaPolítica educacionalSocial inequalitiesTeaching geographyEsta dissertação trata da análise da política educacional do Estado de São Paulo (2008), dos processos que concretizam o currículo único, como este se relaciona com a prática do professor e com o ensino da Geografia. Considerando as pesquisas em currículo, deseja contribuir para uma leitura de currículo enquanto ação política para legitimar uma visão de sociedade e valores hegemônicos através dos processos educativos. Assim sendo, juntamente com a pesquisa bibliográfica, que nos possibilita uma maior compreensão do tema, buscou-se uma articulação entre a metodologia da análise documental e das técnicas qualitativas com as concepções de Pierre Bourdieu, sobretudo, às relacionadas aos mecanismos de produção, reprodução e conservação social. Da metodologia empregada, pôde-se constatar que o objetivo da política educacional é a de consolidar o currículo único. Por sua vez, através das formulações de Bourdieu, dos questionários aplicados em dez escolas da Diretoria de Ensino Sul 3 e das entrevistas realizadas com quatro professores de Geografia, verificou-se que o currículo único impõe uma sequência de conteúdos e uma forma igual de ensino com o objetivo de desenvolver uma cultura de aprendizagem comum a todos os alunos, evidenciando assim, o refinamento dos mecanismos de controle do Estado sobre as atividades docentes, obscurecendo a presença dos agentes escolares na participação dessas políticas. Dessa forma, averiguou-se que tamanho empenho resulta numa desqualificação do ensino e na desprofissionalização do professor, gerenciando um processo de reprodução das classes sociais baseado numa ideia específica de cidadão que se deseja formar.This dissertation deals with the analysis of educational policy of the State of São Paulo (2008), the processes that embody the unique curriculum as it relates to the practice of the teacher and the teaching of geography. Considering the research on curriculum, would contribute to a reading curriculum while political action to legitimize a view of society and hegemonic values through educational processes. Thus, together with the literature search, which allows us a greater understanding of the issue, we sought a link between the methodology of documentary analysis and qualitative techniques with the ideas of Pierre Bourdieu, especially those related to the mechanisms of production, reproduction social and conservation. The methodology used, it was noted that the goal of educational policy is to consolidate the single curriculum. In turn, through the formulation of Bourdieu, the questionnaires in ten schools in three South Board of Education and the interviews with four teachers of geography, it was found that the curriculum imposes a single sequence of content and teaching equally with the objective of developing a learning culture common to all students, thus evidencing the refinement of the mechanisms of state control over the teaching activities, obscuring the presence of agents participating in these school policies. Thus, it was found that commitment size results in disqualification of the deprofessionalization of teaching and teacher, managing a process of reproduction of social classes based on a specific idea of citizen who wishes to graduate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPontuschka, Nidia NacibSilva, Edjailson Bezerra da2012-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14092012-101036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-14092012-101036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
The educational reforms of São Paulo State, 2008: impact on student training and professor of geography
title As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
spellingShingle As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
Silva, Edjailson Bezerra da
Currículo do estado de São Paulo
Curriculum of the state of São Paulo
Deprofessionalization of teachers
Desigualdades sociais
Desprofissionalização do professor
Educational policy
Ensino de geografia
Política educacional
Social inequalities
Teaching geography
title_short As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
title_full As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
title_fullStr As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
title_full_unstemmed As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
title_sort As reformas educacionais do Estado de São Paulo, 2008: repercussões na formação do aluno e do professor de geografia
author Silva, Edjailson Bezerra da
author_facet Silva, Edjailson Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontuschka, Nidia Nacib
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edjailson Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo do estado de São Paulo
Curriculum of the state of São Paulo
Deprofessionalization of teachers
Desigualdades sociais
Desprofissionalização do professor
Educational policy
Ensino de geografia
Política educacional
Social inequalities
Teaching geography
topic Currículo do estado de São Paulo
Curriculum of the state of São Paulo
Deprofessionalization of teachers
Desigualdades sociais
Desprofissionalização do professor
Educational policy
Ensino de geografia
Política educacional
Social inequalities
Teaching geography
description Esta dissertação trata da análise da política educacional do Estado de São Paulo (2008), dos processos que concretizam o currículo único, como este se relaciona com a prática do professor e com o ensino da Geografia. Considerando as pesquisas em currículo, deseja contribuir para uma leitura de currículo enquanto ação política para legitimar uma visão de sociedade e valores hegemônicos através dos processos educativos. Assim sendo, juntamente com a pesquisa bibliográfica, que nos possibilita uma maior compreensão do tema, buscou-se uma articulação entre a metodologia da análise documental e das técnicas qualitativas com as concepções de Pierre Bourdieu, sobretudo, às relacionadas aos mecanismos de produção, reprodução e conservação social. Da metodologia empregada, pôde-se constatar que o objetivo da política educacional é a de consolidar o currículo único. Por sua vez, através das formulações de Bourdieu, dos questionários aplicados em dez escolas da Diretoria de Ensino Sul 3 e das entrevistas realizadas com quatro professores de Geografia, verificou-se que o currículo único impõe uma sequência de conteúdos e uma forma igual de ensino com o objetivo de desenvolver uma cultura de aprendizagem comum a todos os alunos, evidenciando assim, o refinamento dos mecanismos de controle do Estado sobre as atividades docentes, obscurecendo a presença dos agentes escolares na participação dessas políticas. Dessa forma, averiguou-se que tamanho empenho resulta numa desqualificação do ensino e na desprofissionalização do professor, gerenciando um processo de reprodução das classes sociais baseado numa ideia específica de cidadão que se deseja formar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14092012-101036/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14092012-101036/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256971093213184