Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Lucas Ferreira Rosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06102010-123123/
Resumo: Frente a um período no qual a escala de ação para muitos agentes sociais sobretudo as empresas hegemônicas no mercado globalizado corresponde ao mundo, os territórios nacionais são mobilizados e transformados de maneira a viabilizar a organização e eficiência dos circuitos espaciais produtivos internacionalizados. A criação dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) é, além de muitas outras, uma dessas adaptações do território. São recintos que exercem função aduaneira de despacho/admissão de mercadorias importadas ou a serem exportadas, mas que se situam fora da zona primária de portos e aeroportos, constituindo-se como alternativa às alfândegas tradicionais para a importação ou exportação de mercadorias. São, então, novos objetos geográficos que aumentam a porosidade territorial brasileira criando caminhos mais fluidos para as trocas internacionais, principalmente para alguns circuitos espaciais produtivos. A presença deles no estado de São Paulo liga-se diretamente ao processo de industrialização desse território uma vez que são utilizados em grande parte pela indústria química e pela indústria automotiva. Torna-se importante, assim, a individualização das relações estabelecidas entre os CLIAs e as indústrias às quais são funcionais. Por fim, além da participação dos CLIAs nesses circuitos espaciais produtivos, também podem implicar diferentes relações com o lugar onde são instalados, criando modalidades diversas de integração ao território verticais e horizontais. É justamente o entendimento dessa dinâmica territorial complexa que se constitui no objetivo central do presente trabalho.
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