A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Kizzy Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-30092020-142946/
Resumo: Esta pesquisa analisa a capacidade dos planetários em contribuir participativamente no ensino de astronomia dentro da escola, desde a sessão de cúpula até as ações externas. A pesquisa abrange cerca de 65% dos planetários do país e opiniões escolares colhidas pela autora. As informações revelam que o público escolar é o mais significativo nos planetários e que as equipes de operação e gerenciamento desses espaços reconhecem a necessidade de oferecer atendimentos diferenciados às escolas. No entanto, não identificamos uma metodologia estruturada para os atendimentos escolares. Essa falha operacional e pedagógica por parte dos planetários se reflete nas escolas, pois a maioria delas desconhece as funções e a potencialidade dos planetários na construção de uma educação sólida em ciências, em especial a astronomia. Apesar de haver um crescimento demográfico de planetários fixos e, sobretudo, digitais móveis, nota-se com clareza que as ações desses espaços são baseadas nas experiências de atendimento e não em projetos educativos que levem em consideração as dificuldades dos estudantes e as diferenças sociais entre o público escolar. A troca de modelos administrativos decorrente da alternância político-administrativa gera um risco iminente da perda das características e dos objetivos educativos dos planetários. Há uma nítida confusão entre as finalidades educacional (público escolar) e recreativa (público geral) dos planetários. A maioria dos planetários se dedica mais ao público geral. Esta pesquisa apresenta uma contextualização histórica, reconhece o planetário como um espaço não formal para o ensino de ciências, em especial de astronomia, e utiliza as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para embasar uma proposta de interação entre escola e planetário. Para tanto, foram produzidas duas cartilhas informativas: A escola está chegando! , destinada ao planetário, e Vamos ao Planetário! E agora? , destinada às escolas.
id USP_5a3fa41d014f713ca511c8765974dfc7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30092020-142946
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostasThe interaction between the planetarium and the school: justifications, difficulties and proposalsEnsino de AstronomiaEspaço não formalInteração planetário e escolaNon-formal spacePlanetáriosPlanetariumPlanetarium-school interaction.Teaching of AstronomyEsta pesquisa analisa a capacidade dos planetários em contribuir participativamente no ensino de astronomia dentro da escola, desde a sessão de cúpula até as ações externas. A pesquisa abrange cerca de 65% dos planetários do país e opiniões escolares colhidas pela autora. As informações revelam que o público escolar é o mais significativo nos planetários e que as equipes de operação e gerenciamento desses espaços reconhecem a necessidade de oferecer atendimentos diferenciados às escolas. No entanto, não identificamos uma metodologia estruturada para os atendimentos escolares. Essa falha operacional e pedagógica por parte dos planetários se reflete nas escolas, pois a maioria delas desconhece as funções e a potencialidade dos planetários na construção de uma educação sólida em ciências, em especial a astronomia. Apesar de haver um crescimento demográfico de planetários fixos e, sobretudo, digitais móveis, nota-se com clareza que as ações desses espaços são baseadas nas experiências de atendimento e não em projetos educativos que levem em consideração as dificuldades dos estudantes e as diferenças sociais entre o público escolar. A troca de modelos administrativos decorrente da alternância político-administrativa gera um risco iminente da perda das características e dos objetivos educativos dos planetários. Há uma nítida confusão entre as finalidades educacional (público escolar) e recreativa (público geral) dos planetários. A maioria dos planetários se dedica mais ao público geral. Esta pesquisa apresenta uma contextualização histórica, reconhece o planetário como um espaço não formal para o ensino de ciências, em especial de astronomia, e utiliza as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para embasar uma proposta de interação entre escola e planetário. Para tanto, foram produzidas duas cartilhas informativas: A escola está chegando! , destinada ao planetário, e Vamos ao Planetário! E agora? , destinada às escolas.This research analyzes the planetariums ability to contribute participatory in the teaching of astronomy within the school, from the summit session to external actions. The survey covers about 65% of the country\'s planetariums and school reviews collected by the author. The information shows that the school public is the most significant in the planetariums and that the operation and management teams of these spaces recognize the need to offer differentiated services to schools. However, we did not identify a structured methodology for school attendance. This operational and pedagogical failure of the planetariums reflects in the schools, since most of them do not know the functions and the potentiality of the planetariums in the construction of a solid education in sciences, especially astronomy. Although there is a demographic growth of fixes planetariums and, above all, mobile digitals, it is clear that the actions of these spaces are based on the experiences of attendance and not on educational projects that consider the difficulties of the students and the social differences between the school public. The exchange of administrative models resulting from political-administrative alternation creates an imminent risk of loss of the planetary characteristics and educational objectives. There is an evident confusion between the educational (school public) and recreational (general public) purposes of the planetariums. Most planetariums are dedicated to the general public. This research presents a historical context, recognizes the planetarium as a non-formal space for teaching science, especially astronomy, and uses the guidelines of the National Curriculum Parameters to support a proposal of interaction between school and planetarium. To do so, two informative booklets were produced: \"The school is coming!\", destined for the planetarium, and \"Let\'s go to the Planetarium! And now?\", destined for the schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPicazzio, EnosResende, Kizzy Alves2017-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-30092020-142946/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-07T02:07:01Zoai:teses.usp.br:tde-30092020-142946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-07T02:07:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
The interaction between the planetarium and the school: justifications, difficulties and proposals
title A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
spellingShingle A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
Resende, Kizzy Alves
Ensino de Astronomia
Espaço não formal
Interação planetário e escola
Non-formal space
Planetários
Planetarium
Planetarium-school interaction.
Teaching of Astronomy
title_short A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
title_full A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
title_fullStr A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
title_full_unstemmed A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
title_sort A interação entre o planetário e a escola: justificativas, dificuldades e propostas
author Resende, Kizzy Alves
author_facet Resende, Kizzy Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picazzio, Enos
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Kizzy Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Espaço não formal
Interação planetário e escola
Non-formal space
Planetários
Planetarium
Planetarium-school interaction.
Teaching of Astronomy
topic Ensino de Astronomia
Espaço não formal
Interação planetário e escola
Non-formal space
Planetários
Planetarium
Planetarium-school interaction.
Teaching of Astronomy
description Esta pesquisa analisa a capacidade dos planetários em contribuir participativamente no ensino de astronomia dentro da escola, desde a sessão de cúpula até as ações externas. A pesquisa abrange cerca de 65% dos planetários do país e opiniões escolares colhidas pela autora. As informações revelam que o público escolar é o mais significativo nos planetários e que as equipes de operação e gerenciamento desses espaços reconhecem a necessidade de oferecer atendimentos diferenciados às escolas. No entanto, não identificamos uma metodologia estruturada para os atendimentos escolares. Essa falha operacional e pedagógica por parte dos planetários se reflete nas escolas, pois a maioria delas desconhece as funções e a potencialidade dos planetários na construção de uma educação sólida em ciências, em especial a astronomia. Apesar de haver um crescimento demográfico de planetários fixos e, sobretudo, digitais móveis, nota-se com clareza que as ações desses espaços são baseadas nas experiências de atendimento e não em projetos educativos que levem em consideração as dificuldades dos estudantes e as diferenças sociais entre o público escolar. A troca de modelos administrativos decorrente da alternância político-administrativa gera um risco iminente da perda das características e dos objetivos educativos dos planetários. Há uma nítida confusão entre as finalidades educacional (público escolar) e recreativa (público geral) dos planetários. A maioria dos planetários se dedica mais ao público geral. Esta pesquisa apresenta uma contextualização histórica, reconhece o planetário como um espaço não formal para o ensino de ciências, em especial de astronomia, e utiliza as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para embasar uma proposta de interação entre escola e planetário. Para tanto, foram produzidas duas cartilhas informativas: A escola está chegando! , destinada ao planetário, e Vamos ao Planetário! E agora? , destinada às escolas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-30092020-142946/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-30092020-142946/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257470213292032