O mundo todo como teatro: aspectos do Barroco na dramaturgia de Ariano Suassuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Thiago Ernesto Silveira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-24072023-151022/
Resumo: Iniciada em meados do século XX, a dramaturgia de Ariano Suassuna, desde seu surgimento, intrigou público e crítica devido à sua singularidade no panorama do teatro brasileiro de então, pautado, sobretudo, pelos nomes de Marx e Freud. Desviando-se de ambos, o escritor encontrou seus principais modelos dramáticos em tradições que precederam, e muito, sua própria época, entre as quais, a medieval, ostensivamente estudada por seus exegetas. Entretanto, por vezes negligenciado, não menos importante é o diálogo estabelecido entre sua obra dramática e a literatura dos séculos XVI e XVII europeus, conhecida como barroca. Referido pelo dramaturgo tanto em seus ensaios críticos como em seus trabalhos literários, as marcas desse período da arte europeia, marcado por uma dissolução que, em alguma medida, recorda a do momento em que teceu sua obra criativa, podem ser notadas em muitas de suas realizações dramáticas. Este trabalho pretende alcançar uma melhor compreensão da leitura feita pelo escritor desse momento e do diálogo que com ele estabeleceu ao longo de sua trajetória literária. Para tanto, debruça-se sobre duas de suas peças mais significativas, O arco desolado e A pena e a lei, uma tragédia e uma comédia, respectivamente, as quais, dada a relação direta que estabelecem com importantes temáticas barrocas, permitem que se apreenda a importância da literatura desse período para a obra dramática de Ariano Suassuna.
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