A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Daniela Augusta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26042023-130504/
Resumo: A presente pesquisa constitui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada com o intuito de verificar se as publicações acadêmicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos de alguma forma corroboram com a percepção da pesquisadora de que há tensões teóricas entre a abordagem CLIL e o movimento Pós-método, principalmente em relação ao trabalho, conhecimentos e formação de professores de línguas. O intuito do trabalho é revelar o Estado da Arte das produções nacionais e internacionais publicadas na última década sobre os temas selecionados e analisar a autonomia e agência docente no processo de ensino de línguas, a partir de uma abordagem muito em voga em diversos contextos para o ensino de línguas e conteúdo, e um movimento que propõe, não a utilização de métodos ou abordagens num movimento de cima para baixo mas um processo de formação e desenvolvimento da autonomia e conhecimentos docentes, para que as escolhas referentes ao ensino de línguas sejam feitas a partir de uma teoria da prática sensível ao contexto (KUMARAVADIVELU, 2006). A Revisão Sistemática de artigos e trabalhos acadêmicos realizada em bases nacionais (Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) e internacionais (ERIC e Taylor and Francis Online) no ano de 2020 resultou em diversos trabalhos e as produções foram organizadas a partir das combinações de busca e temáticas encontradas. A seleção dos trabalhos para análise foi baseada no interesse da pesquisadora sobre os temas da autonomia e agência docente. As produções na análise foram organizadas de acordo com os temas e países de origem e revelaram vantagens e contrapontos em relação ao uso da abordagem CLIL e dos pressupostos do movimento Pós-método nos contextos analisados.
id USP_5a7e0a1eea281b57e1cffa713d6a7d5b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042023-130504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docenteThe CLIL approach and Postmethod Pedagogy: a systematic review on work, knowledge and teacher trainingAgência docenteAutonomia docenteCLILCLILConhecimentos docentesFormação docentePós-métodoPost-methodTeacher agencyTeacher autonomyTeachers knowledgeTeachers professional developmentTeachers workTrabalho docenteA presente pesquisa constitui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada com o intuito de verificar se as publicações acadêmicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos de alguma forma corroboram com a percepção da pesquisadora de que há tensões teóricas entre a abordagem CLIL e o movimento Pós-método, principalmente em relação ao trabalho, conhecimentos e formação de professores de línguas. O intuito do trabalho é revelar o Estado da Arte das produções nacionais e internacionais publicadas na última década sobre os temas selecionados e analisar a autonomia e agência docente no processo de ensino de línguas, a partir de uma abordagem muito em voga em diversos contextos para o ensino de línguas e conteúdo, e um movimento que propõe, não a utilização de métodos ou abordagens num movimento de cima para baixo mas um processo de formação e desenvolvimento da autonomia e conhecimentos docentes, para que as escolhas referentes ao ensino de línguas sejam feitas a partir de uma teoria da prática sensível ao contexto (KUMARAVADIVELU, 2006). A Revisão Sistemática de artigos e trabalhos acadêmicos realizada em bases nacionais (Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) e internacionais (ERIC e Taylor and Francis Online) no ano de 2020 resultou em diversos trabalhos e as produções foram organizadas a partir das combinações de busca e temáticas encontradas. A seleção dos trabalhos para análise foi baseada no interesse da pesquisadora sobre os temas da autonomia e agência docente. As produções na análise foram organizadas de acordo com os temas e países de origem e revelaram vantagens e contrapontos em relação ao uso da abordagem CLIL e dos pressupostos do movimento Pós-método nos contextos analisados.The present research is a Systematic Literature Review which aims at verifying tensions between the CLIL approach and the Post-method Movement in national and international academic publications from the past ten years, related to teachers work, knowledge, and professional development. The paper also aims at revealing the State of the Art of national and international publications from the last decade, and at analyzing teachers autonomy and agency in language teaching from the point of view of a worldwide recognized approach and a movement that proposes, not the use of methods and approaches in a top-down movement, but a process which values teachers autonomy, knowledge, and development so that the choices concerning language teaching are made from the context in which it takes place, through a context-sensitive theory of practice (KUMARAVADIVELU, 2006). The Systematic Literature Review made in national databases (Portal de Periódicos, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) and international databases (ERIC and Taylor and Francis Online) found several papers which were organized in tables and spreadsheets according to themes and search combinations. The selection of papers for analysis was based in the researchers interest on teachers autonomy and agency. The productions for analysis were organized according to countries of origin and themes and revealed advantages and disadvantages related to the use of CLIL and the theories proposed by the Post-method Movement in the contexts analyzed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Livia de Araujo DonniniFerraz, Daniela Augusta2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26042023-130504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-27T20:25:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042023-130504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-27T20:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
The CLIL approach and Postmethod Pedagogy: a systematic review on work, knowledge and teacher training
title A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
spellingShingle A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
Ferraz, Daniela Augusta
Agência docente
Autonomia docente
CLIL
CLIL
Conhecimentos docentes
Formação docente
Pós-método
Post-method
Teacher agency
Teacher autonomy
Teachers knowledge
Teachers professional development
Teachers work
Trabalho docente
title_short A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
title_full A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
title_fullStr A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
title_full_unstemmed A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
title_sort A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
author Ferraz, Daniela Augusta
author_facet Ferraz, Daniela Augusta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Livia de Araujo Donnini
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Daniela Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv Agência docente
Autonomia docente
CLIL
CLIL
Conhecimentos docentes
Formação docente
Pós-método
Post-method
Teacher agency
Teacher autonomy
Teachers knowledge
Teachers professional development
Teachers work
Trabalho docente
topic Agência docente
Autonomia docente
CLIL
CLIL
Conhecimentos docentes
Formação docente
Pós-método
Post-method
Teacher agency
Teacher autonomy
Teachers knowledge
Teachers professional development
Teachers work
Trabalho docente
description A presente pesquisa constitui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada com o intuito de verificar se as publicações acadêmicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos de alguma forma corroboram com a percepção da pesquisadora de que há tensões teóricas entre a abordagem CLIL e o movimento Pós-método, principalmente em relação ao trabalho, conhecimentos e formação de professores de línguas. O intuito do trabalho é revelar o Estado da Arte das produções nacionais e internacionais publicadas na última década sobre os temas selecionados e analisar a autonomia e agência docente no processo de ensino de línguas, a partir de uma abordagem muito em voga em diversos contextos para o ensino de línguas e conteúdo, e um movimento que propõe, não a utilização de métodos ou abordagens num movimento de cima para baixo mas um processo de formação e desenvolvimento da autonomia e conhecimentos docentes, para que as escolhas referentes ao ensino de línguas sejam feitas a partir de uma teoria da prática sensível ao contexto (KUMARAVADIVELU, 2006). A Revisão Sistemática de artigos e trabalhos acadêmicos realizada em bases nacionais (Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) e internacionais (ERIC e Taylor and Francis Online) no ano de 2020 resultou em diversos trabalhos e as produções foram organizadas a partir das combinações de busca e temáticas encontradas. A seleção dos trabalhos para análise foi baseada no interesse da pesquisadora sobre os temas da autonomia e agência docente. As produções na análise foram organizadas de acordo com os temas e países de origem e revelaram vantagens e contrapontos em relação ao uso da abordagem CLIL e dos pressupostos do movimento Pós-método nos contextos analisados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26042023-130504/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26042023-130504/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091093014249472