Complementação tomográfica da classificação de Schatzker para as fraturas do planalto tibial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castiglia, Marcello Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17142/tde-23042018-171943/
Resumo: As fraturas do planalto tibial são lesões com um espectro muito variado de manifestação clínica. Diversos sistemas de classificação foram desenvolvidos para facilitar a compreensão e a tomada de decisões no tratamento dessas lesões. O presente estudo teve como objetivo primário avaliar o impacto da tomografia computadorizada na concordância inter e intraobservador da classificação de Schatzker. Além disso, procurou-se avaliar o impacto da tomografia computadorizada na tomada de decisões a respeito da via de acesso cirúrgico ao planalto tibial, utilizando para esta análise a classificação de Schatzker modificada por Kfuri. Um banco de dados com imagens de 70 pacientes, incluindo radiografias, tomografia computadorizada e reconstruções tridimensionais computadorizadas foi oferecido a um grupo de 10 observadores para análise. Como resultados, observou-se que a classificação de Schatzker apresentou coeficiente de concordância moderado, quando baseado no uso de radiografias (k=0,58), e substancial quando esta análise foi complementada por tomografia (k=0,62/0,64). A nova classificação de Schatzker modificada por Kfuri obteve nível moderado de concordância interobservador (k=0,53) e substancial intraobservador (k=0,63). A tomografia computadorizada, elemento básico da nova classificação, influenciou decisivamente os cirurgiões a mudarem a opção pela via de acesso cirúrgico, especialmente em fraturas com orientação no plano coronal. Como conclusão, verificou-se que a classificação de Schatzker modificada por Kfuri demonstrou substancial índice de concordância intraobservador e moderado índice de concordância intraobservador, e devem ser úteis para a prática clínica.
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