As representações de Sigurðr Fáfnisbani nas cruzes da Ilha de Man (séculos X-XI)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24092019-184940/ |
Resumo: | Meu trabalho propõe uma investigação sobre as possíveis representações imagéticas do heroi semilegendário Sigurðr Fáfnisbani em uma pequena ínsula no meio do Mar irlandês conhecida como Ilha de Man. Essa região foi habitada por populações celtas e cristianizadas desde o século V, mas assistiram a chegada de novas levas humanas provindas da Escandinávia em c.875. As representações evocadas foram cinzeladas entre meados do século X e o início do século XI sobre quatro lajes de pedra, ainda que elas componham um conjunto maior de monumentos congêneres. Após muitos séculos, a rigor, no final do século XIX, os quatro artefatos foram intitulados como Cruzes de Sigurðr. Minha preocupação inicial foi apresentar as cruzes de maneira abrangente, o contexto geográfico e sociocultural da Ilha de Man, tal como as mudanças políticas e religiosas que ela enfrentou durante a Era Viking. Tentei demonstrar como essas cruzes serviram como um índice do novo cenário de transformação socioreligiosa e de amálgama cultural em território manx. A seguir, propus debates teóricos sobre a runologia, o principal campo de estudos escandinavos dedicado a esses monumentos em pedra, e os estudos de estilos artísticos escandinavos, além de sua influência sobre o que os intelectuais manx propuseram sobre as Cruzes de Sigurðr. Após isso, fiz um balanço dos estudos sobre as representações de Sigurðr nas cruzes manx. Por fim, eu apresentei uma análise descritiva-formal e sintática das possíveis representações sigurdianas nas quatro cruzes. Minha conclusão foi que não é possível ter certeza que elas representam o herói, mas certamente são monumentos seculares com um relevante impacto na paisagem dos pontos de vista social e religioso, como demonstrações de poder e forma de controle sobre a sociedade circunvizinha. Elas também expressam possíveis alianças matrimoniais e políticas dos habitantes manx em uma sociedade muito transformada após a chegada dos novos colonos nórdicos. |
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As representações de Sigurðr Fáfnisbani nas cruzes da Ilha de Man (séculos X-XI)The representations of Sigurðr Fáfnisbani in manx crosses - 10th-11th centuriesEra vikingEscandinávia medievalIlha de ManIsle of ManMedieval ScandinaviaRepresentaçõesRepresentationsSigurðr FáfnisbaniSigurðr FáfnisbaniViking ageMeu trabalho propõe uma investigação sobre as possíveis representações imagéticas do heroi semilegendário Sigurðr Fáfnisbani em uma pequena ínsula no meio do Mar irlandês conhecida como Ilha de Man. Essa região foi habitada por populações celtas e cristianizadas desde o século V, mas assistiram a chegada de novas levas humanas provindas da Escandinávia em c.875. As representações evocadas foram cinzeladas entre meados do século X e o início do século XI sobre quatro lajes de pedra, ainda que elas componham um conjunto maior de monumentos congêneres. Após muitos séculos, a rigor, no final do século XIX, os quatro artefatos foram intitulados como Cruzes de Sigurðr. Minha preocupação inicial foi apresentar as cruzes de maneira abrangente, o contexto geográfico e sociocultural da Ilha de Man, tal como as mudanças políticas e religiosas que ela enfrentou durante a Era Viking. Tentei demonstrar como essas cruzes serviram como um índice do novo cenário de transformação socioreligiosa e de amálgama cultural em território manx. A seguir, propus debates teóricos sobre a runologia, o principal campo de estudos escandinavos dedicado a esses monumentos em pedra, e os estudos de estilos artísticos escandinavos, além de sua influência sobre o que os intelectuais manx propuseram sobre as Cruzes de Sigurðr. Após isso, fiz um balanço dos estudos sobre as representações de Sigurðr nas cruzes manx. Por fim, eu apresentei uma análise descritiva-formal e sintática das possíveis representações sigurdianas nas quatro cruzes. Minha conclusão foi que não é possível ter certeza que elas representam o herói, mas certamente são monumentos seculares com um relevante impacto na paisagem dos pontos de vista social e religioso, como demonstrações de poder e forma de controle sobre a sociedade circunvizinha. Elas também expressam possíveis alianças matrimoniais e políticas dos habitantes manx em uma sociedade muito transformada após a chegada dos novos colonos nórdicos.My work proposes an investigation on the possible imagetical representations of the semilegendary hero Sigurðr Fáfnisbani in the Isle of Man, a small island in the middle of the Irish Sea. This region was historically inhabited by celtic and christians populations since the 5th century; However at the end of 9th century, they received a new contingent of inhabitants from Scandinavia. The representations above mentioned were sculptured between the middle of 10th century and the beginning of the 11th century on four cross slabs; Nevertheless they belonged to a major group of similar monuments. But only after many centuries, the four arctefacts were entitled as Sigurðr crosses (or slabs). My first concern was to expose the crosses in a broader view, their geographical and sociocultural context in the Isle of Man, as well as the political and religious changes beeing faced during the Viking Age. Ive also proposed that these crosses were an index of a new socioreligious scenario, in a deep cultural amalgamation and transformations in manx region. Hereafter, I have exposed many theories on runology, the main field of studies on these rock monuments, and also a summary of questions and characteristics of Scandinavian art studies, mainly about style studies. Both perspectives had a strong influence on manx intellectual milieu and their ideas about Sigurðr crosses. After this, I exposed briefly the main works about Sigurðrs representation on manx crosses. At the end, I proposed a descriptive, formal and syntax analysis of these possible representations of the hero. My conclusion was that it is not possible to be sure that the hero was displayed on these rocks. But, on the other hand, they certainly provided an important impact on manx social and religious landscape, as well as demonstrations of power and social control. They can also be taken as signs of matrimonial and political alliances of manx aristocracy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Maria Cristina Correia LeandroBirro, Renan Marques2017-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24092019-184940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:49:43Zoai:teses.usp.br:tde-24092019-184940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:49:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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