Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/ |
Resumo: | Esta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena. |
id |
USP_5aee34febdda6796ac248ca9980ae3e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03012019-110729 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileiraMuseum, Education and Indigenous History: mediation through pedagogical resource of Brasilian ArchaeologyArcheological CommunicationArcheology and Etnology Museum of USPComunicação ArqueológicaEducaçãoEducationHistória IndígenaIndigenous HistoryMuseu de Arqueologia e Etnologia da USPPedagogical ResourcesRecursos PedagógicosEsta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena.This dissertation analyzed the impact of the use of a pedagogical resource provided by a non-formal education institution (museum) in a formal education environment (school). These pedagogical resources are tactile model sets and archaeological artifacts from MAE-USP, launched by this institution in February 2015. The material was based on recent research about Brazilian Archaeology and it can be borrowed by teachers who have been through previous training with museum\"s educators. Three sets of this resource have models with representations of pre-colonial indigenous societies in Brazil. They propose to present the work of archaeologists through the reconstruction of indigenous daily scenes, such as the organization of work between men and women, food customs, different types of dwellings, funerary rituals, etc. Thus, the main objective of this research was to analyze the educational potential of the museological institution from the pedagogical resource as a way of approaching the school of the museum and, through the language of the material culture, bring to the students an interpretation of archaeological artifacts that can contribute to the deconstruction of prejudices about indigenous history.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloNunes, Thamara Emilia Aluizio2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-03012019-110729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira Museum, Education and Indigenous History: mediation through pedagogical resource of Brasilian Archaeology |
title |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
spellingShingle |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira Nunes, Thamara Emilia Aluizio Archeological Communication Archeology and Etnology Museum of USP Comunicação Arqueológica Educação Education História Indígena Indigenous History Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Pedagogical Resources Recursos Pedagógicos |
title_short |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
title_full |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
title_fullStr |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
title_full_unstemmed |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
title_sort |
Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira |
author |
Nunes, Thamara Emilia Aluizio |
author_facet |
Nunes, Thamara Emilia Aluizio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Camilo de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Thamara Emilia Aluizio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Archeological Communication Archeology and Etnology Museum of USP Comunicação Arqueológica Educação Education História Indígena Indigenous History Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Pedagogical Resources Recursos Pedagógicos |
topic |
Archeological Communication Archeology and Etnology Museum of USP Comunicação Arqueológica Educação Education História Indígena Indigenous History Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Pedagogical Resources Recursos Pedagógicos |
description |
Esta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090324837957632 |