Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Thamara Emilia Aluizio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
Resumo: Esta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena.
id USP_5aee34febdda6796ac248ca9980ae3e8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03012019-110729
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileiraMuseum, Education and Indigenous History: mediation through pedagogical resource of Brasilian ArchaeologyArcheological CommunicationArcheology and Etnology Museum of USPComunicação ArqueológicaEducaçãoEducationHistória IndígenaIndigenous HistoryMuseu de Arqueologia e Etnologia da USPPedagogical ResourcesRecursos PedagógicosEsta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena.This dissertation analyzed the impact of the use of a pedagogical resource provided by a non-formal education institution (museum) in a formal education environment (school). These pedagogical resources are tactile model sets and archaeological artifacts from MAE-USP, launched by this institution in February 2015. The material was based on recent research about Brazilian Archaeology and it can be borrowed by teachers who have been through previous training with museum\"s educators. Three sets of this resource have models with representations of pre-colonial indigenous societies in Brazil. They propose to present the work of archaeologists through the reconstruction of indigenous daily scenes, such as the organization of work between men and women, food customs, different types of dwellings, funerary rituals, etc. Thus, the main objective of this research was to analyze the educational potential of the museological institution from the pedagogical resource as a way of approaching the school of the museum and, through the language of the material culture, bring to the students an interpretation of archaeological artifacts that can contribute to the deconstruction of prejudices about indigenous history.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloNunes, Thamara Emilia Aluizio2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-03012019-110729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
Museum, Education and Indigenous History: mediation through pedagogical resource of Brasilian Archaeology
title Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
spellingShingle Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
Nunes, Thamara Emilia Aluizio
Archeological Communication
Archeology and Etnology Museum of USP
Comunicação Arqueológica
Educação
Education
História Indígena
Indigenous History
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Pedagogical Resources
Recursos Pedagógicos
title_short Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
title_full Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
title_fullStr Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
title_full_unstemmed Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
title_sort Museu, Educação e História Indígena: a mediação por meio de recursos pedagógicos de Arqueologia brasileira
author Nunes, Thamara Emilia Aluizio
author_facet Nunes, Thamara Emilia Aluizio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Camilo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Thamara Emilia Aluizio
dc.subject.por.fl_str_mv Archeological Communication
Archeology and Etnology Museum of USP
Comunicação Arqueológica
Educação
Education
História Indígena
Indigenous History
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Pedagogical Resources
Recursos Pedagógicos
topic Archeological Communication
Archeology and Etnology Museum of USP
Comunicação Arqueológica
Educação
Education
História Indígena
Indigenous History
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Pedagogical Resources
Recursos Pedagógicos
description Esta dissertação buscou analisar o impacto da utilização de um recurso pedagógico fornecido por uma instituição de educação não formal (museu) em um ambiente de educação formal (escola). Trata-se dos conjuntos de maquetes táteis e artefatos arqueológicos do MAE-USP, lançados por essa instituição em fevereiro de 2015. O material foi desenvolvido a partir de pesquisas recentes sobre Arqueologia brasileira e tem como finalidade o empréstimo a professores que realizarem formação prévia com os educadores do museu. Três conjuntos desse recurso possuem maquetes com representações de sociedades indígenas pré-coloniais no Brasil. Eles têm como proposta apresentar o trabalho dos arqueólogos por meio da reconstrução de cenas do cotidiano indígena como, por exemplo, a organização do trabalho entre homens e mulheres, os costumes alimentares, os diferentes tipos de moradias, rituais funerários etc. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial educativo da instituição museológica a partir do recurso pedagógico enquanto forma de aproximar a escola do museu e, através da linguagem da cultura material, levar aos alunos uma interpretação de artefatos arqueológicos que possa contribuir para a desconstrução de preconceitos sobre a história indígena.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-03012019-110729/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090324837957632