O fio bordado da Escrevivência: a palavra-gesto como rota de cura em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-25072024-081433/ |
Resumo: | Nesta pesquisa apresento a escrevivência como um aparato teórico e metodologia de escrita elaborado pela escritora e crítica literária Conceição Evaristo, que se configura como episteme que habita o corpo através do gesto. O objetivo é tecer reflexões acerca de como a escrevivência se apresenta como episteme que permite a elaboração do exercício de criação literária relacionada ao corpo, seus movimentos, bem como à memória ancestral presente nas corporeidades, e estabelecendo aproximações com os conceitos de Oralitura, Tempo Espiralar e Ancestralidade à luz do pensamento de Leda Maria Martins. Por meio das investigações apresentadas sobre o romance Ponciá Vicêncio (2003), busco compreender como a escrevivência, interpretada como um conhecimento que se inscreve no corpo, configura-se como uma ferramenta de criação de narrativas que estão inseridas nas gestualidades, construindo outras possibilidades sobre a experiência negra do tempo passado, presente e futuro, e que se constitui também como forma de elaboração de processos de violência. Estabeleço também uma relação com a técnica manual do bordado livre, a partir da experiência profissional com o projeto de mediação de literatura Ponto em Verso, como ponto de partida para a reflexão sobre como a escrevivência pode ser compreendida também como conhecimento que se inscreve no corpo, através do gesto, promovendo a possibilidade de elaboração de traumas e cura potencial através da palavra escrita, falada e bordada |
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O fio bordado da Escrevivência: a palavra-gesto como rota de cura em Ponciá Vicêncio, de Conceição EvaristoThe embroidered thread of Escrevivência: the word- gesture as a route to healing in Conceição Evaristo\'s Ponciá VicêncioBordadoCuraEmbroideryEscrevivênciaEscrevivênciaGestoGestureHealingPonciá VicêncioPonciá VicêncioNesta pesquisa apresento a escrevivência como um aparato teórico e metodologia de escrita elaborado pela escritora e crítica literária Conceição Evaristo, que se configura como episteme que habita o corpo através do gesto. O objetivo é tecer reflexões acerca de como a escrevivência se apresenta como episteme que permite a elaboração do exercício de criação literária relacionada ao corpo, seus movimentos, bem como à memória ancestral presente nas corporeidades, e estabelecendo aproximações com os conceitos de Oralitura, Tempo Espiralar e Ancestralidade à luz do pensamento de Leda Maria Martins. Por meio das investigações apresentadas sobre o romance Ponciá Vicêncio (2003), busco compreender como a escrevivência, interpretada como um conhecimento que se inscreve no corpo, configura-se como uma ferramenta de criação de narrativas que estão inseridas nas gestualidades, construindo outras possibilidades sobre a experiência negra do tempo passado, presente e futuro, e que se constitui também como forma de elaboração de processos de violência. Estabeleço também uma relação com a técnica manual do bordado livre, a partir da experiência profissional com o projeto de mediação de literatura Ponto em Verso, como ponto de partida para a reflexão sobre como a escrevivência pode ser compreendida também como conhecimento que se inscreve no corpo, através do gesto, promovendo a possibilidade de elaboração de traumas e cura potencial através da palavra escrita, falada e bordadaThis research seeks to present the Escrevivência, theoretical apparatus for analysis and writing methodology developed by the brazilian writer and literary critic Conceição Evaristo, as an episteme that inhabits the body through gesture. It is intended to reflect how the Escrevivência is configured as an episteme that allows the literary creation related to the body, its movements, as well as the ancestral memory present in corporealities, and establishing approximations with the concepts of Oralituras, Tempo Espiralar and Ancestralidade in the light of the thought of the intellectual Leda Maria Martins. Through the analysis of the novel Ponciá Vicêncio (2003), I intend to understand how Escrevivência, interpreted as knowledge that inscribes itself in the body, is configured as a tool for creating narratives that are embedded in gestures, creating other possibilities about the black experience of the past, present and future, and which are also a way of elaborating processes of violence. It also establishes a relationship with the manual technique of embroidery, based on my professional experience with the Ponto em Verso literature mediation project, as a starting point for reflection on how Escrevivência can also be understood as knowledge that is inscribed in the body, through gesture, promoting the possibility of elaborating traumas and potential healing through the written, spoken and embroidered wordBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, Marília LibrandiBelem, Blenda Souto Maior2024-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-25072024-081433/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-25T11:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-25072024-081433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-25T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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