Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berbel, Alexandre Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20102022-165855/
Resumo: A Escola Incubadora Colégio Interativo Pestalozzi foi se desenvolvendo e criando um ecossistema educativo-tecnológico, propício ao desenvolvimento de EBTs (empresas de base tecnológica) voltadas ou não para a Educação, auxiliando-as a superar os estágios iniciais de seus ciclos de vida (mais precisamente o vale da morte) a fortalecerem-se e escalarem. Em contrapartida, a Escola Incubadora se beneficiou dos produtos e serviços das EBTs. As empresas que querem desenvolver produtos ou serviços na área de educação podem precisar mais de uma Escola Incubadora (devido às grandes especificidades do ambiente escolar) do que de uma incubadora tradicional. O objetivo principal da pesquisa é descobrir se uma Escola de Educação Básica brasileira pode efetivamente funcionar como uma incubadora tecnológica que possibilita a sobrevivência e o desenvolvimento de empresas tecnológicas voltadas para a Educação (Edtechs). Segue-se o objetivo de se construir um modelo de ecossistema educativo-tecnológico capaz de dar sustentação à criação, desenvolvimento, consolidação e expansão de EBTs utilizando-se outras escolas brasileiras com a prontidão necessária. O Colégio Interativo Pestalozzi já incubou diversas EBTs e Edtechs, favorecendo a sobrevivência e o desenvolvimento delas. O administrador do Colégio e Autor deste trabalho, utilizando-se da pesquisa participante, descreveu e explicou didaticamente as experiências vividas em mais de dez anos de trabalho, bem como apresentou os resultados desta pesquisa, suas consequências sobre as empresas incubadas e sobre a Escola Incubadora, inúmeras lições aprendidas e sugestões para estudos futuros. Permeia todo o trabalho o desejo de que, sem perda de rigor científico, a pesquisa possa se tornar compreensível, útil e acessível a todos que desejarem desenvolver novos ecossistemas educativo-tecnológicos e multiplicar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.
id USP_5b545ba7e73400eaf9448167e64aa1ed
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20102022-165855
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadoraDevelopment of technology-based companies and EdTechs in incubator schoolEcossistemaEcosystemEducaçãoEducationEscola IncubadoraIncubadoras de base tecnológicaIncubator schoolInnovationInovaçãoTechnology-based incubatorsA Escola Incubadora Colégio Interativo Pestalozzi foi se desenvolvendo e criando um ecossistema educativo-tecnológico, propício ao desenvolvimento de EBTs (empresas de base tecnológica) voltadas ou não para a Educação, auxiliando-as a superar os estágios iniciais de seus ciclos de vida (mais precisamente o vale da morte) a fortalecerem-se e escalarem. Em contrapartida, a Escola Incubadora se beneficiou dos produtos e serviços das EBTs. As empresas que querem desenvolver produtos ou serviços na área de educação podem precisar mais de uma Escola Incubadora (devido às grandes especificidades do ambiente escolar) do que de uma incubadora tradicional. O objetivo principal da pesquisa é descobrir se uma Escola de Educação Básica brasileira pode efetivamente funcionar como uma incubadora tecnológica que possibilita a sobrevivência e o desenvolvimento de empresas tecnológicas voltadas para a Educação (Edtechs). Segue-se o objetivo de se construir um modelo de ecossistema educativo-tecnológico capaz de dar sustentação à criação, desenvolvimento, consolidação e expansão de EBTs utilizando-se outras escolas brasileiras com a prontidão necessária. O Colégio Interativo Pestalozzi já incubou diversas EBTs e Edtechs, favorecendo a sobrevivência e o desenvolvimento delas. O administrador do Colégio e Autor deste trabalho, utilizando-se da pesquisa participante, descreveu e explicou didaticamente as experiências vividas em mais de dez anos de trabalho, bem como apresentou os resultados desta pesquisa, suas consequências sobre as empresas incubadas e sobre a Escola Incubadora, inúmeras lições aprendidas e sugestões para estudos futuros. Permeia todo o trabalho o desejo de que, sem perda de rigor científico, a pesquisa possa se tornar compreensível, útil e acessível a todos que desejarem desenvolver novos ecossistemas educativo-tecnológicos e multiplicar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.The Colégio Interativo Pestalozzi incubator school has been developing and creating an educational-technological ecosystem, conducive to the development of EBTs (technology- based companies) focused on Education or not, helping them to overcome the initial stages of their life cycles (more precisely the valley of death) to strengthen and climb. On the other hand, the Incubator School benefited from the products and services of the EBTs. Companies that want to develop products or services in the education area may need an Incubator School (due to the great specificities of the school environment) more than a traditional incubator. The main objective of the research is to find out if a Brazilian Basic Education School can effectively function as a technology incubator that enables the survival and development of educational technology companies (Edtechs). The objective is to build a model of an educational-technological ecosystem capable of supporting the creation, development, consolidation and expansion of EBTs using other Brazilian schools with the necessary readiness. Colégio Interativo Pestalozzi has already incubated several EBTs and Edtechs, favoring their survival and development. The administrator of the College and author of this work, using the participant research, didactically describe and explained the experiences lived in more than ten years of work, as well as presented the results of this research, its consequences on the incubated companies and on the Incubator School, numerous lessons learned and suggestions for future studies. The desire permeates all the work that, without loss of scientific rigor, research can become understandable, useful and accessible to all who wish to develop new educational-technological ecosystems and multiply their economic, social and environmental benefits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Martinho Isnard Ribeiro deBerbel, Alexandre Costa2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20102022-165855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-07T12:55:18Zoai:teses.usp.br:tde-20102022-165855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-07T12:55:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
Development of technology-based companies and EdTechs in incubator school
title Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
spellingShingle Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
Berbel, Alexandre Costa
Ecossistema
Ecosystem
Educação
Education
Escola Incubadora
Incubadoras de base tecnológica
Incubator school
Innovation
Inovação
Technology-based incubators
title_short Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
title_full Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
title_fullStr Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
title_full_unstemmed Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
title_sort Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
author Berbel, Alexandre Costa
author_facet Berbel, Alexandre Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Berbel, Alexandre Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ecossistema
Ecosystem
Educação
Education
Escola Incubadora
Incubadoras de base tecnológica
Incubator school
Innovation
Inovação
Technology-based incubators
topic Ecossistema
Ecosystem
Educação
Education
Escola Incubadora
Incubadoras de base tecnológica
Incubator school
Innovation
Inovação
Technology-based incubators
description A Escola Incubadora Colégio Interativo Pestalozzi foi se desenvolvendo e criando um ecossistema educativo-tecnológico, propício ao desenvolvimento de EBTs (empresas de base tecnológica) voltadas ou não para a Educação, auxiliando-as a superar os estágios iniciais de seus ciclos de vida (mais precisamente o vale da morte) a fortalecerem-se e escalarem. Em contrapartida, a Escola Incubadora se beneficiou dos produtos e serviços das EBTs. As empresas que querem desenvolver produtos ou serviços na área de educação podem precisar mais de uma Escola Incubadora (devido às grandes especificidades do ambiente escolar) do que de uma incubadora tradicional. O objetivo principal da pesquisa é descobrir se uma Escola de Educação Básica brasileira pode efetivamente funcionar como uma incubadora tecnológica que possibilita a sobrevivência e o desenvolvimento de empresas tecnológicas voltadas para a Educação (Edtechs). Segue-se o objetivo de se construir um modelo de ecossistema educativo-tecnológico capaz de dar sustentação à criação, desenvolvimento, consolidação e expansão de EBTs utilizando-se outras escolas brasileiras com a prontidão necessária. O Colégio Interativo Pestalozzi já incubou diversas EBTs e Edtechs, favorecendo a sobrevivência e o desenvolvimento delas. O administrador do Colégio e Autor deste trabalho, utilizando-se da pesquisa participante, descreveu e explicou didaticamente as experiências vividas em mais de dez anos de trabalho, bem como apresentou os resultados desta pesquisa, suas consequências sobre as empresas incubadas e sobre a Escola Incubadora, inúmeras lições aprendidas e sugestões para estudos futuros. Permeia todo o trabalho o desejo de que, sem perda de rigor científico, a pesquisa possa se tornar compreensível, útil e acessível a todos que desejarem desenvolver novos ecossistemas educativo-tecnológicos e multiplicar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20102022-165855/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20102022-165855/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090903597383680