Estudo de vacâncias em Cu e Al

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43133/tde-04122013-144528/
Resumo: Neste trabalho, utilizamos o método RS-LMTO-ASA (Real Space-Linear Muffin Tin Orbitals-Atomic Sphere Approximation) para estudar estrutura eletrônica em torno de vacâncias em Al e Cu. Calculamos também o gradiente de campo elétrico (GCE) no núcleo, para átomos vizinhos às vacâncias e divacâncias. Nossos resultados estão em boa concordância com os experimentais, quando existentes. Cálculos de GCE são de grande interesse experimental, pois através de comparações com resultados teóricos, é possível identificar com mais segurança o defeito medido no material, ou seja, se o sinal vem de uma monovacância, divacância, ou qualquer outro defeito. O RS-LMTO-ASA, baseado no formalismo LMTO-ASA e no método de recorrência, vem sendo desenvolvido por nosso grupo no IFUSP com o objetivo de tratar metais de estrutura complexa, seja devido ao grande número de átomos por cela, seja devido à quebra de periodicidade, como no caso de amorfos, vacâncias, impurezas, etc. Neste trabalho, o RS-LMTO-ASA, até agora aplicado a metais de transição, é utilizado no estudo de um metal simples, o Al. Também, pela primeira vez, a esfera vazia é utilizada num tratamento de espaço direto. Esta experiência será aproveitada no futuro para tratar outros sistemas, onde a esfera vazia seja útil.
id USP_5bacb731e8a94c79d86f5a7c9aa7a095
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122013-144528
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de vacâncias em Cu e AlStudy of vacancies in Cu and AlCondensed matterElectronic structureEstrutura eletrônicaMatéria condensadaNeste trabalho, utilizamos o método RS-LMTO-ASA (Real Space-Linear Muffin Tin Orbitals-Atomic Sphere Approximation) para estudar estrutura eletrônica em torno de vacâncias em Al e Cu. Calculamos também o gradiente de campo elétrico (GCE) no núcleo, para átomos vizinhos às vacâncias e divacâncias. Nossos resultados estão em boa concordância com os experimentais, quando existentes. Cálculos de GCE são de grande interesse experimental, pois através de comparações com resultados teóricos, é possível identificar com mais segurança o defeito medido no material, ou seja, se o sinal vem de uma monovacância, divacância, ou qualquer outro defeito. O RS-LMTO-ASA, baseado no formalismo LMTO-ASA e no método de recorrência, vem sendo desenvolvido por nosso grupo no IFUSP com o objetivo de tratar metais de estrutura complexa, seja devido ao grande número de átomos por cela, seja devido à quebra de periodicidade, como no caso de amorfos, vacâncias, impurezas, etc. Neste trabalho, o RS-LMTO-ASA, até agora aplicado a metais de transição, é utilizado no estudo de um metal simples, o Al. Também, pela primeira vez, a esfera vazia é utilizada num tratamento de espaço direto. Esta experiência será aproveitada no futuro para tratar outros sistemas, onde a esfera vazia seja útil.In this work, the RS-LMTO-ASA (Real Space Linear Muffin Tin Orbitals Atomic Sphere Approximation) method has been applied to obtain the EFG (Electric Field Gradient) at the neighborhood of vacancies in Al and Cu. The RS-LMTO-ASA is based on the LMTO-ASA formalism and the recursion method, and it has been applied to obtain the electronic structure of complex metallic systems. We have improved the method to perform calculations id the direct space on systems with empty spheres. The results are in good agreement with experimental ones. They are useful to classify several kinds of defects, which are not directly identified by experimental measures, and understand their physical properties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessoa, Sonia FrotaFerreira, Sandra1993-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43133/tde-04122013-144528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:46Zoai:teses.usp.br:tde-04122013-144528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de vacâncias em Cu e Al
Study of vacancies in Cu and Al
title Estudo de vacâncias em Cu e Al
spellingShingle Estudo de vacâncias em Cu e Al
Ferreira, Sandra
Condensed matter
Electronic structure
Estrutura eletrônica
Matéria condensada
title_short Estudo de vacâncias em Cu e Al
title_full Estudo de vacâncias em Cu e Al
title_fullStr Estudo de vacâncias em Cu e Al
title_full_unstemmed Estudo de vacâncias em Cu e Al
title_sort Estudo de vacâncias em Cu e Al
author Ferreira, Sandra
author_facet Ferreira, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Sonia Frota
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Condensed matter
Electronic structure
Estrutura eletrônica
Matéria condensada
topic Condensed matter
Electronic structure
Estrutura eletrônica
Matéria condensada
description Neste trabalho, utilizamos o método RS-LMTO-ASA (Real Space-Linear Muffin Tin Orbitals-Atomic Sphere Approximation) para estudar estrutura eletrônica em torno de vacâncias em Al e Cu. Calculamos também o gradiente de campo elétrico (GCE) no núcleo, para átomos vizinhos às vacâncias e divacâncias. Nossos resultados estão em boa concordância com os experimentais, quando existentes. Cálculos de GCE são de grande interesse experimental, pois através de comparações com resultados teóricos, é possível identificar com mais segurança o defeito medido no material, ou seja, se o sinal vem de uma monovacância, divacância, ou qualquer outro defeito. O RS-LMTO-ASA, baseado no formalismo LMTO-ASA e no método de recorrência, vem sendo desenvolvido por nosso grupo no IFUSP com o objetivo de tratar metais de estrutura complexa, seja devido ao grande número de átomos por cela, seja devido à quebra de periodicidade, como no caso de amorfos, vacâncias, impurezas, etc. Neste trabalho, o RS-LMTO-ASA, até agora aplicado a metais de transição, é utilizado no estudo de um metal simples, o Al. Também, pela primeira vez, a esfera vazia é utilizada num tratamento de espaço direto. Esta experiência será aproveitada no futuro para tratar outros sistemas, onde a esfera vazia seja útil.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43133/tde-04122013-144528/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43133/tde-04122013-144528/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090391421485056