Avaliação da utilização e precificação de modelos contábeis e de analistas no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112012-174920/ |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o grau de acurácia dos modelos de avaliação baseado em informações contábeis e do preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, quando comparados ao valor real da ação. Somado a este objetivo, o estudo busca verificar, via aplicação de questionário, a importância dos modelos de apreçamento contábeis e da contabilidade sob a ótica dos acadêmicos e dos analistas de mercado que atuam no Brasil. Para chegar às conclusões do trabalho, foram utilizadas abordagens qualitativas, através do envio de questionários a acadêmicos e analistas de mercado, e uma análise quantitativa que, por meio de testes estatísticos, buscou verificar qual dos resultados, dentre o indicado pelo Modelo de apreçamento contábil Ohlson-Juettner (OJ) e o fornecido pelos analistas de mercado, ficou mais próximo ao valor real da ação. Para a análise qualitativa, a amostra do estudo compreendeu alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas correlatas às finanças, e analistas de mercado que cobrem as empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). Na parte quantitativa, a amostra continha as empresas listadas no Índice Brasil (IBrX), com o banco de dados formado por informações financeiras no período de 2004 a 2011. Os resultados da pesquisa qualitativa indicaram conformidade entre os dois questionários de que os modelos de avaliação baseados em informações contábeis poderiam ser mais utilizados pelo mercado financeiro, assim como as áreas do conhecimento mais importantes para a formação do preço da ação são a administração, contabilidade e economia. Os testes estatísticos mostraram uma maior similaridade entre o valor da ação e o modelo de precificação contábil OJ quando comparado ao preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, o que corrobora a opinião dos respondentes dos questionários de que os modelos de avaliação baseados em informações contábeis poderiam ser mais utilizados no mercado de capitais. |
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Avaliação da utilização e precificação de modelos contábeis e de analistas no mercado brasileiroEvaluation of the use and pricing of accounting models and financial analysis models in the Brazilian marketAnalistas de mercadoCapital marketsContabilidade financeiraFinançasMarket analystsMercado de capitaisOhlson-JuettnerPricing financial modelsA presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o grau de acurácia dos modelos de avaliação baseado em informações contábeis e do preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, quando comparados ao valor real da ação. Somado a este objetivo, o estudo busca verificar, via aplicação de questionário, a importância dos modelos de apreçamento contábeis e da contabilidade sob a ótica dos acadêmicos e dos analistas de mercado que atuam no Brasil. Para chegar às conclusões do trabalho, foram utilizadas abordagens qualitativas, através do envio de questionários a acadêmicos e analistas de mercado, e uma análise quantitativa que, por meio de testes estatísticos, buscou verificar qual dos resultados, dentre o indicado pelo Modelo de apreçamento contábil Ohlson-Juettner (OJ) e o fornecido pelos analistas de mercado, ficou mais próximo ao valor real da ação. Para a análise qualitativa, a amostra do estudo compreendeu alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas correlatas às finanças, e analistas de mercado que cobrem as empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). Na parte quantitativa, a amostra continha as empresas listadas no Índice Brasil (IBrX), com o banco de dados formado por informações financeiras no período de 2004 a 2011. Os resultados da pesquisa qualitativa indicaram conformidade entre os dois questionários de que os modelos de avaliação baseados em informações contábeis poderiam ser mais utilizados pelo mercado financeiro, assim como as áreas do conhecimento mais importantes para a formação do preço da ação são a administração, contabilidade e economia. Os testes estatísticos mostraram uma maior similaridade entre o valor da ação e o modelo de precificação contábil OJ quando comparado ao preço-alvo indicado pelos analistas de mercado, o que corrobora a opinião dos respondentes dos questionários de que os modelos de avaliação baseados em informações contábeis poderiam ser mais utilizados no mercado de capitais.This research was developed to evaluate the degree of accuracy of accounting based valuation models and target price indicated by market analysts as compared to the actual value of the action. Added to this goal by questionnaire to verify the importance of accounting pricing models and accounting from the perspective of academics and analysts who work in Brazil. To reach the conclusions of the study, we used qualitative approaches, by sending questionnaires to academics and market analysts and quantitative analysis, which by statistical tests aimed to verify which of the results from the accounting based valuation model Ohlson-Juettner (OJ) or the results provided by market analysts was closer to the actual value of the action. The study sample for the qualitative part consisted of undergraduate students and graduate of the areas related to finance and market analysts covering Brazilian companies listed on the Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). In the quantitative part of the sample contained in Índice Brasil (IbrX) listed companies, the database consists of financial information for the period 2004 to 2011.The results of qualitative research indicated consistency between the two questionnaires that accounting based valuation models could be mostly used by financial markets as well as areas of knowledge most important for the formation of the share price are the administration, accounting and economics. Statistical tests showed a greater similarity between the stock price and accounting OJ pricing model when compared to the target price indicated by market analysts, which corroborates the opinion of the respondents that the accounting models could be used more in the capital markets.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Gerlando Augusto Sampaio Franco deBeiruth, Aziz Xavier2012-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-05112012-174920/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-05112012-174920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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