Ambientes contemporâneos para o ensino-aprendizagem: avaliação pós-ocupação aplicada a três edifícios escolares públicos, situados na região metropolitana de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09092011-110428/ |
Resumo: | É esperado que edifícios escolares públicos ofereçam ambientes destinados ao ensino-aprendizagem de qualidade. Entretanto, seu adequado desempenho ambiental depende tanto do planejamento, do projeto e da execução, quanto dos padrões de uso e dos procedimentos de operação e manutenção. As escolas públicas paulistas de ensino fundamental e médio foram alvo de um processo de padronização que envolveu os programas de necessidade, componentes e sistemas construtivos de seus edifícios. No entanto, para a elaboração dessas diretrizes, não foi considerado um processo sistemático de melhoria contínua que levasse em conta os resultados pregressos, obtidos por meio das avaliações das condições de uso das edificações existentes. Esta pesquisa avalia o desempenho de três escolas ocupadas há mais de um ano, as quais foram projetadas e construídas segundo as diretrizes para o projeto e a execução de escolas vigente, a partir de 2003, na rede pública estadual paulista. Para tal, foram aplicados múltiplos métodos de Avaliação Pós-Ocupação [APO], a fim de obter, de modo sistemático, informações dos ambientes construídos durante seu uso, bem como aferir a opinião dos usuários. Dentre os métodos e técnicas adotados, foram considerados: walkthroughs, checklists, medições de conforto ambiental, entrevistas com pessoas-chave, grupos focais e questionários aplicados a usuários. Os resultados subsidiam a discussão referente ao impacto das decisões tomadas em projeto e ao longo do uso nos edifícios escolares estaduais paulistas, destacando eventuais aspectos críticos e oportunidades para a revisão das diretrizes de projeto destas edificações, de modo a aprimorar a qualidade dos ambientes de ensino-aprendizagem e a preservar o período de vida útil previsto em projeto. |
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Ambientes contemporâneos para o ensino-aprendizagem: avaliação pós-ocupação aplicada a três edifícios escolares públicos, situados na região metropolitana de São PauloContemporary learning environments for children: post-occupancy evaluation applied to three public educational facilities, in the São Paulo metropolitan regionAvaliação pós-ocupaçãoBuilt environment performanceDesempenho de edificaçõesEdifícios escolaresEducational facilitiesPost-occupancy evaluationÉ esperado que edifícios escolares públicos ofereçam ambientes destinados ao ensino-aprendizagem de qualidade. Entretanto, seu adequado desempenho ambiental depende tanto do planejamento, do projeto e da execução, quanto dos padrões de uso e dos procedimentos de operação e manutenção. As escolas públicas paulistas de ensino fundamental e médio foram alvo de um processo de padronização que envolveu os programas de necessidade, componentes e sistemas construtivos de seus edifícios. No entanto, para a elaboração dessas diretrizes, não foi considerado um processo sistemático de melhoria contínua que levasse em conta os resultados pregressos, obtidos por meio das avaliações das condições de uso das edificações existentes. Esta pesquisa avalia o desempenho de três escolas ocupadas há mais de um ano, as quais foram projetadas e construídas segundo as diretrizes para o projeto e a execução de escolas vigente, a partir de 2003, na rede pública estadual paulista. Para tal, foram aplicados múltiplos métodos de Avaliação Pós-Ocupação [APO], a fim de obter, de modo sistemático, informações dos ambientes construídos durante seu uso, bem como aferir a opinião dos usuários. Dentre os métodos e técnicas adotados, foram considerados: walkthroughs, checklists, medições de conforto ambiental, entrevistas com pessoas-chave, grupos focais e questionários aplicados a usuários. Os resultados subsidiam a discussão referente ao impacto das decisões tomadas em projeto e ao longo do uso nos edifícios escolares estaduais paulistas, destacando eventuais aspectos críticos e oportunidades para a revisão das diretrizes de projeto destas edificações, de modo a aprimorar a qualidade dos ambientes de ensino-aprendizagem e a preservar o período de vida útil previsto em projeto.Public school buildings are expected to provide quality spaces for learning. However, their environmental quality depends on the design, use patterns and regular operation procedures. The São Paulo public elementary and high schools were the subject of a standardization process, which involved: the architectural programming, the components and the construction systems. Notwithstanding, the guidelines presented were limited to the design and construction phases and do not address issues regarding the delivery, the operation and the maintenance of the building. This research discusses the impacts of the design issues for three learning facilities in use and its consequences. The methods adopted involved the implementation of Post- Occupancy Evaluations (POEs) which included: walkthroughs, environmental comfort measurements, interviews with key people, focus group, surveys and questionnaires applied to users. A qualitative and quantitative analysis was conducted from the results obtained, regarding the functional impacts caused by the use conditions in these built environments. The findings aims to present information on understanding of the effects of the impact of the design and use decisions to applied to the public school system of São Paulo State, highlighting the critical issues and opportunities for review the design guidelines in planning future similar educational facilities, in order to improve the learning built environments quality, the operating and maintenance procedures and the preservation of the building project life cycle.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrnstein, Sheila WalbeFrança, Ana Judite Galbiatti Limongi2011-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09092011-110428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-09092011-110428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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É esperado que edifícios escolares públicos ofereçam ambientes destinados ao ensino-aprendizagem de qualidade. Entretanto, seu adequado desempenho ambiental depende tanto do planejamento, do projeto e da execução, quanto dos padrões de uso e dos procedimentos de operação e manutenção. As escolas públicas paulistas de ensino fundamental e médio foram alvo de um processo de padronização que envolveu os programas de necessidade, componentes e sistemas construtivos de seus edifícios. No entanto, para a elaboração dessas diretrizes, não foi considerado um processo sistemático de melhoria contínua que levasse em conta os resultados pregressos, obtidos por meio das avaliações das condições de uso das edificações existentes. Esta pesquisa avalia o desempenho de três escolas ocupadas há mais de um ano, as quais foram projetadas e construídas segundo as diretrizes para o projeto e a execução de escolas vigente, a partir de 2003, na rede pública estadual paulista. Para tal, foram aplicados múltiplos métodos de Avaliação Pós-Ocupação [APO], a fim de obter, de modo sistemático, informações dos ambientes construídos durante seu uso, bem como aferir a opinião dos usuários. Dentre os métodos e técnicas adotados, foram considerados: walkthroughs, checklists, medições de conforto ambiental, entrevistas com pessoas-chave, grupos focais e questionários aplicados a usuários. Os resultados subsidiam a discussão referente ao impacto das decisões tomadas em projeto e ao longo do uso nos edifícios escolares estaduais paulistas, destacando eventuais aspectos críticos e oportunidades para a revisão das diretrizes de projeto destas edificações, de modo a aprimorar a qualidade dos ambientes de ensino-aprendizagem e a preservar o período de vida útil previsto em projeto. |
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