Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Flavio Torres Lopes da
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19032024-104127/
Resumo: Os métodos tradicionais de análise da estrutura de camadas de um tubo flexível, que tomam o modelo bidimensional no plano de sua seção transversal, considerando apenas a ação de cargas axi-simétricas de tração e pressão, não podem contabilizar adequadamente o campo tridimensional de deformações provocadas pelas sapatas durante o lançamento. Assim, como proposta para este trabalho, conceberam-se princípios de modelagem tridimensional para uma pequena porção longitudinal do tubo, englobando todas as suas camadas numa circunferência completa. No texto desta dissertação é apresentada uma descrição genérica dos tubos flexíveis, incluindo sua utilização e histórico, os tipos de estrutura, materiais, etc. São apresentados ainda, de maneira geral, os modos de falha, e é feita uma descrição do problema relativo a sua instalação. Posteriormente, são apresentados todos os princípios da modelagem proposta, assim como um resumo consubstanciado dos diversos resultados obtidos para alguns tipos específicos de tubos flexíveis de uso estático (flowlines) e de uso dinâmico (risers), dando-se destaque não somente ao caso de carga de sapatas, mas também ao caso de cargas axi-simétricas, para efeito de comparação com resultados disponíveis na literatura, comentando-se os resultados e avaliando desenvolvimentos futuros.
id USP_5c4da37a4d4149ffcd236df20085b2bd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19032024-104127
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.Untitled in englishFinite Element MethodFlexible pipesMétodo dos Elementos FinitosTubos flexíveisOs métodos tradicionais de análise da estrutura de camadas de um tubo flexível, que tomam o modelo bidimensional no plano de sua seção transversal, considerando apenas a ação de cargas axi-simétricas de tração e pressão, não podem contabilizar adequadamente o campo tridimensional de deformações provocadas pelas sapatas durante o lançamento. Assim, como proposta para este trabalho, conceberam-se princípios de modelagem tridimensional para uma pequena porção longitudinal do tubo, englobando todas as suas camadas numa circunferência completa. No texto desta dissertação é apresentada uma descrição genérica dos tubos flexíveis, incluindo sua utilização e histórico, os tipos de estrutura, materiais, etc. São apresentados ainda, de maneira geral, os modos de falha, e é feita uma descrição do problema relativo a sua instalação. Posteriormente, são apresentados todos os princípios da modelagem proposta, assim como um resumo consubstanciado dos diversos resultados obtidos para alguns tipos específicos de tubos flexíveis de uso estático (flowlines) e de uso dinâmico (risers), dando-se destaque não somente ao caso de carga de sapatas, mas também ao caso de cargas axi-simétricas, para efeito de comparação com resultados disponíveis na literatura, comentando-se os resultados e avaliando desenvolvimentos futuros.Flexible pipes are composite products made upo f several steel and plastic structural layers which, working together, give strength and leakproofness, maintaining the necessary flexibility to conduct the several fluids of the oil industry, mainly in the oil production offshore. This composite material is a concentric layered structure that shall be able to resiste to severe loads, such as tension, internal and external pressure, torsion and bending, and work, in the usual operating conditions, connected to a offshore production platform and, in the particular case of Brazil, in very deep waters. The evaluation of the ....Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, Carlos Alberto NunesCruz, Flavio Torres Lopes da1996-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19032024-104127/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:45Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-104127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
Untitled in english
title Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
spellingShingle Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
Cruz, Flavio Torres Lopes da
Finite Element Method
Flexible pipes
Método dos Elementos Finitos
Tubos flexíveis
title_short Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
title_full Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
title_fullStr Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
title_full_unstemmed Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
title_sort Análise estrutural de linhas flexíveis pelo método dos elementos finitos.
author Cruz, Flavio Torres Lopes da
author_facet Cruz, Flavio Torres Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Carlos Alberto Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Flavio Torres Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Finite Element Method
Flexible pipes
Método dos Elementos Finitos
Tubos flexíveis
topic Finite Element Method
Flexible pipes
Método dos Elementos Finitos
Tubos flexíveis
description Os métodos tradicionais de análise da estrutura de camadas de um tubo flexível, que tomam o modelo bidimensional no plano de sua seção transversal, considerando apenas a ação de cargas axi-simétricas de tração e pressão, não podem contabilizar adequadamente o campo tridimensional de deformações provocadas pelas sapatas durante o lançamento. Assim, como proposta para este trabalho, conceberam-se princípios de modelagem tridimensional para uma pequena porção longitudinal do tubo, englobando todas as suas camadas numa circunferência completa. No texto desta dissertação é apresentada uma descrição genérica dos tubos flexíveis, incluindo sua utilização e histórico, os tipos de estrutura, materiais, etc. São apresentados ainda, de maneira geral, os modos de falha, e é feita uma descrição do problema relativo a sua instalação. Posteriormente, são apresentados todos os princípios da modelagem proposta, assim como um resumo consubstanciado dos diversos resultados obtidos para alguns tipos específicos de tubos flexíveis de uso estático (flowlines) e de uso dinâmico (risers), dando-se destaque não somente ao caso de carga de sapatas, mas também ao caso de cargas axi-simétricas, para efeito de comparação com resultados disponíveis na literatura, comentando-se os resultados e avaliando desenvolvimentos futuros.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19032024-104127/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-19032024-104127/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256518941999104