Perfil de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação em tarefas de timing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-21092012-132948/
Resumo: Esse trabalho tem como foco a condição mencionada acima, nomeada como Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) pela AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION DSM IV (2002) e Transtorno específico do desenvolvimento motor, pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - CID-10 (1993). Foi discutido que a base da classificação usada nas pesquisas acerca desse transtorno tem como finalidade primária o diagnóstico clínico, e também apontado as conseqüências desse tipo de definição para orientação de pesquisas. A heterogeneidade das amostras de TDC utilizadas em pesquisas prévias pode ser vista como um obstáculo à própria investigação do fenômeno. Foi explorada uma possibilidade de superar esse problema através de uma abordagem diferencial, na qual se buscou diferença na capacidade de organização temporal do movimento (timing) dentro da própria população que sofre desse transtorno, na tentativa de caracterizar grupos com maior homogeneidade. Para isso 44 sujeitos, entre 9 e 11 anos, foram selecionados com base no seu desempenho do teste MABC (HENDERSON & SUGDEN, 1992), sendo 20 sujeitos com TDC e 24 normais. Esses sujeitos foram submetidos a uma bateria de tarefas de timing para caracterizá-los. As variáveis foram analisadas conjuntamente através de uma análise de clusters. O exame do coeficiente de fusão e observação do dendograma sugeriu a partição em dois clusters. Os resultados mostraram que os sujeitos uma dos clusters podem ser caracterizados com relação apenas ao timing sincronizório. As demais variáveis de timing não discriminam os dois subgrupos
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