Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, José Luís Nami Adum
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-11122019-163558/
Resumo: Neste trabalho, por meio de uma perspectiva integradora de pesquisa e docência, buscamos encontrar contradições, conflitos de interesses e sentidos das práticas educacionais, em espaços e tempos conhecidos, a fim de construir uma visão dinâmica de totalidades das diversas relações humanas nas quais nos inserimos. Para tanto, nós nos apoiamos em reflexões e contribuições dadas à área de pesquisa em ensino de ciências pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo), cujas investigações versam sobre atividade, perfil conceitual complexo, gêneros, linguagem, entre outros, fundamentais para o estudo e reconhecimento do envelopamento ou encapsulação escolar como uma das questões latentes e atuais da educação, em particular do ensino de ciências. É na esteira dessas contribuições que, num esforço de unificar referenciais da Teoria da Atividade e dos Gêneros do discurso, propomos a estruturação da unidade de análise gênero-atividade, a fim de permitir a compreensão de totalidades cada vez mais complexas presentes nas relações do conhecimento escolar e cotidiano. Entendemos que a análise dos gêneros discursivos no marco da atividade, ou seja, dos cenários econômicos, sociais e culturais em que se inscrevem as práticas educativas, permite a superação das formas aparentes e imediatas das atividades escolares, possibilitando-nos a compreensão das dinâmicas internas que sustentam seus objetivos, influenciando os modos de ser no mundo e com o mundo de seus estudantes. À guisa de exemplo, apresentamos uma sequência didática experimental, numa proposta de investigação científico-cultural realizada com turmas de primeiro ano do ensino médio, na qual pudemos observar o estabelecimento de mediações entre os contextos escolar e cotidiano, a partir da mobilização de diversos conhecimentos e habilidades dos estudantes, além da verificação de perturbação na rede de atividades e espaços da escola.
id USP_5cbe5b1ba4947a49bfd71818e1cd8a62
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-163558
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividadeContributions to the theory and practice of teaching physics from the perspective of genre-activityActivity theoryChronotopeCronotopoEnsino de físicaGêneros do discursoOntologiaOntologyPhysics teachingSpeech genresTeoria da atividadeNeste trabalho, por meio de uma perspectiva integradora de pesquisa e docência, buscamos encontrar contradições, conflitos de interesses e sentidos das práticas educacionais, em espaços e tempos conhecidos, a fim de construir uma visão dinâmica de totalidades das diversas relações humanas nas quais nos inserimos. Para tanto, nós nos apoiamos em reflexões e contribuições dadas à área de pesquisa em ensino de ciências pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo), cujas investigações versam sobre atividade, perfil conceitual complexo, gêneros, linguagem, entre outros, fundamentais para o estudo e reconhecimento do envelopamento ou encapsulação escolar como uma das questões latentes e atuais da educação, em particular do ensino de ciências. É na esteira dessas contribuições que, num esforço de unificar referenciais da Teoria da Atividade e dos Gêneros do discurso, propomos a estruturação da unidade de análise gênero-atividade, a fim de permitir a compreensão de totalidades cada vez mais complexas presentes nas relações do conhecimento escolar e cotidiano. Entendemos que a análise dos gêneros discursivos no marco da atividade, ou seja, dos cenários econômicos, sociais e culturais em que se inscrevem as práticas educativas, permite a superação das formas aparentes e imediatas das atividades escolares, possibilitando-nos a compreensão das dinâmicas internas que sustentam seus objetivos, influenciando os modos de ser no mundo e com o mundo de seus estudantes. À guisa de exemplo, apresentamos uma sequência didática experimental, numa proposta de investigação científico-cultural realizada com turmas de primeiro ano do ensino médio, na qual pudemos observar o estabelecimento de mediações entre os contextos escolar e cotidiano, a partir da mobilização de diversos conhecimentos e habilidades dos estudantes, além da verificação de perturbação na rede de atividades e espaços da escola.In this work, through an integrative perspective of research and teaching, we seek to find contradictions, conflicts of interests and meanings of educational practices, in known spaces and times, to build a dynamic vision of totalities of the various human relationships in which we are inserted. Therefore, we rely on the reflections and contributions given to the area of research in science education by the Research Group on Science Education and Complexity (ECCo). ECCo investigates activity, complex conceptual profile, genres, language, among others science education themes that are fundamental for the study and recognition of school encapsulation as one of the latent and current issues of education, particularly science education. Supported by these contributions, we made an effort to unify references from Activity Theory and discourse genres, proposing the structuring of the genre-activity unit of analysis, to allow the understanding of increasingly complex totalities present in school and daily life knowledge relations. We understand that the analysis of discursive genres within the framework of the activity, considering the economic, social and cultural scenarios in which educational practices are inserted, allows overcome apparent and immediate forms of school activities and to understand their internal dynamics, that support their goals, influencing the ways of being in and with the world of students. As an example of our practice, we present an experimental didactic sequence, in a proposal of scientific-cultural research carried out with first-year high school classes. In this didactic sequence, we could observe the establishment of mediations between the school and daily contexts, emerged from the mobilization of diverse student\'s knowledge and skills, and we observed as well as the perturbation in the school\'s network of activities and spaces.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattos, Cristiano Rodrigues deOrtega, José Luís Nami Adum2019-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-11122019-163558/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-24T01:59:03Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-163558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-24T01:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
Contributions to the theory and practice of teaching physics from the perspective of genre-activity
title Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
spellingShingle Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
Ortega, José Luís Nami Adum
Activity theory
Chronotope
Cronotopo
Ensino de física
Gêneros do discurso
Ontologia
Ontology
Physics teaching
Speech genres
Teoria da atividade
title_short Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
title_full Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
title_fullStr Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
title_full_unstemmed Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
title_sort Contribuições para a teoria e a prática no ensino de física na perspectiva do gênero-atividade
author Ortega, José Luís Nami Adum
author_facet Ortega, José Luís Nami Adum
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Cristiano Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, José Luís Nami Adum
dc.subject.por.fl_str_mv Activity theory
Chronotope
Cronotopo
Ensino de física
Gêneros do discurso
Ontologia
Ontology
Physics teaching
Speech genres
Teoria da atividade
topic Activity theory
Chronotope
Cronotopo
Ensino de física
Gêneros do discurso
Ontologia
Ontology
Physics teaching
Speech genres
Teoria da atividade
description Neste trabalho, por meio de uma perspectiva integradora de pesquisa e docência, buscamos encontrar contradições, conflitos de interesses e sentidos das práticas educacionais, em espaços e tempos conhecidos, a fim de construir uma visão dinâmica de totalidades das diversas relações humanas nas quais nos inserimos. Para tanto, nós nos apoiamos em reflexões e contribuições dadas à área de pesquisa em ensino de ciências pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo), cujas investigações versam sobre atividade, perfil conceitual complexo, gêneros, linguagem, entre outros, fundamentais para o estudo e reconhecimento do envelopamento ou encapsulação escolar como uma das questões latentes e atuais da educação, em particular do ensino de ciências. É na esteira dessas contribuições que, num esforço de unificar referenciais da Teoria da Atividade e dos Gêneros do discurso, propomos a estruturação da unidade de análise gênero-atividade, a fim de permitir a compreensão de totalidades cada vez mais complexas presentes nas relações do conhecimento escolar e cotidiano. Entendemos que a análise dos gêneros discursivos no marco da atividade, ou seja, dos cenários econômicos, sociais e culturais em que se inscrevem as práticas educativas, permite a superação das formas aparentes e imediatas das atividades escolares, possibilitando-nos a compreensão das dinâmicas internas que sustentam seus objetivos, influenciando os modos de ser no mundo e com o mundo de seus estudantes. À guisa de exemplo, apresentamos uma sequência didática experimental, numa proposta de investigação científico-cultural realizada com turmas de primeiro ano do ensino médio, na qual pudemos observar o estabelecimento de mediações entre os contextos escolar e cotidiano, a partir da mobilização de diversos conhecimentos e habilidades dos estudantes, além da verificação de perturbação na rede de atividades e espaços da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-11122019-163558/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-11122019-163558/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256882142511104