Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Cesar dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-12122016-103140/
Resumo: Sistemas de Transportes Inteligentes representam um imenso impacto social e aos poucos tem modificado o paradigma de mobilidade atual. Desde a década de 80, veículos autônomos vêm sendo desenvolvidos e estudados pela comunidade científica e hoje atrai o interesse de grandes empresas automobilísticas. Esses sistemas têm como objetivo a redução do número de acidentes de trânsito, aumento da eficiência dos transportes e inclusão social, sendo que neste contexto surge o projeto CaRINA. Através do desenvolvimento de uma plataforma robótica móvel pretende-se realizar a navegação completamente autônoma em ambiente urbano. Contudo, os experimentos realizados com a plataforma real são custosos, demorados e perigosos. A logística dos testes é complexa, uma vez que necessitam de local apropriado e disponibilidade de recursos. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma arquitetura de simulação para veículos autônomos que seja capaz de realizar experimentos em laboratório e facilite a portabilidade dos programas desenvolvidos em simulação para o veículo real. A flexibilidade da arquitetura do simulador também permite realizar experimentos utilizando múltiplos veículos.
id USP_5cd93d7440c3bad64414e79b09ef4d37
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12122016-103140
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomosA software architecture for simulation and experimentation of autonomous vehiclesArquitetura de softwareBlender.Blender.CaRINACaRINAMORSEMORSESimulaçãoSimulationSoftware architectureSistemas de Transportes Inteligentes representam um imenso impacto social e aos poucos tem modificado o paradigma de mobilidade atual. Desde a década de 80, veículos autônomos vêm sendo desenvolvidos e estudados pela comunidade científica e hoje atrai o interesse de grandes empresas automobilísticas. Esses sistemas têm como objetivo a redução do número de acidentes de trânsito, aumento da eficiência dos transportes e inclusão social, sendo que neste contexto surge o projeto CaRINA. Através do desenvolvimento de uma plataforma robótica móvel pretende-se realizar a navegação completamente autônoma em ambiente urbano. Contudo, os experimentos realizados com a plataforma real são custosos, demorados e perigosos. A logística dos testes é complexa, uma vez que necessitam de local apropriado e disponibilidade de recursos. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma arquitetura de simulação para veículos autônomos que seja capaz de realizar experimentos em laboratório e facilite a portabilidade dos programas desenvolvidos em simulação para o veículo real. A flexibilidade da arquitetura do simulador também permite realizar experimentos utilizando múltiplos veículos.Intelligent Transportation Systems represent a huge social impact and has gradually modified the current mobility paradigm. Since the1980s, autonomous vehicles have been developed and investigated by the scientific community and today attracts the interest of major automotive companies. These systems aims to reduce the number of traffic accidents, increase the transports efficiency and social inclusion, in this context the CaRINA project started. Through the development of amobile robotic platformis intended to performa fully autonomous navigation in urban environments. However, the experiments with the platform are costly, time-consuming and dangerous. The logistics of the tests are complex, since that require the appropriate location and availability of resources. Therefore, the purpose of this work is to develop a simulation architecture for autonomous vehicles to be able to perform experiments in the laboratory and to facilitate the portability of programs developed in simulation to the real vehicle. The flexibility of the simulator architecture also allows to perform experiments using multiple vehicles.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWolf, Denis FernandoSantos, Tiago Cesar dos2016-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-12122016-103140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-19T22:36:13Zoai:teses.usp.br:tde-12122016-103140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-19T22:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
A software architecture for simulation and experimentation of autonomous vehicles
title Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
spellingShingle Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
Santos, Tiago Cesar dos
Arquitetura de software
Blender.
Blender.
CaRINA
CaRINA
MORSE
MORSE
Simulação
Simulation
Software architecture
title_short Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
title_full Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
title_fullStr Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
title_full_unstemmed Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
title_sort Uma proposta de arquitetura de software para a simulação e experimentação de veículos autônomos
author Santos, Tiago Cesar dos
author_facet Santos, Tiago Cesar dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wolf, Denis Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Cesar dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura de software
Blender.
Blender.
CaRINA
CaRINA
MORSE
MORSE
Simulação
Simulation
Software architecture
topic Arquitetura de software
Blender.
Blender.
CaRINA
CaRINA
MORSE
MORSE
Simulação
Simulation
Software architecture
description Sistemas de Transportes Inteligentes representam um imenso impacto social e aos poucos tem modificado o paradigma de mobilidade atual. Desde a década de 80, veículos autônomos vêm sendo desenvolvidos e estudados pela comunidade científica e hoje atrai o interesse de grandes empresas automobilísticas. Esses sistemas têm como objetivo a redução do número de acidentes de trânsito, aumento da eficiência dos transportes e inclusão social, sendo que neste contexto surge o projeto CaRINA. Através do desenvolvimento de uma plataforma robótica móvel pretende-se realizar a navegação completamente autônoma em ambiente urbano. Contudo, os experimentos realizados com a plataforma real são custosos, demorados e perigosos. A logística dos testes é complexa, uma vez que necessitam de local apropriado e disponibilidade de recursos. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma arquitetura de simulação para veículos autônomos que seja capaz de realizar experimentos em laboratório e facilite a portabilidade dos programas desenvolvidos em simulação para o veículo real. A flexibilidade da arquitetura do simulador também permite realizar experimentos utilizando múltiplos veículos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-12122016-103140/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-12122016-103140/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256997081120768