Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Frida Marina
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03082016-175302/
Resumo: Foram analisadas todas as ausências e acidentes de trabalho ocorridos entre 1354 trabalhadores das seções de prensas pesadas de indústrias automobilísticas da região da Grande São Paulo. O trabalho era organizado em quatro sistemas de turnos semi-contínuos: 3 turnos fixos, 1 turno vespertino-noturno fixo, 2 turnos rodiziantes mensais e 3 turnos rodiziantes quinzenais. As análises das características dos trabalhadores envolvidos em episódios de faltas e acidentes evidenciou que o tempo de empresa é uma importante variável, e se relaciona de forma inversamente proporcional à frequência dos episódios. Quanto aos sistemas de turnos, foram observados maiores coeficientes de frequência de faltas por doença nos sistemas de 3 turnos fixos. Os períodos da manhã e da tarde apresentaram maiores valores nos coeficientes de ausências por doença que o período vespertino-noturno e noturno. Em relação às faltas injustificadas, o turno fixo vespertino-noturno teve valores mais elevados que os outros sistemas de turnos e o período vespertino-noturno apresentou maiores ausências que à tarde e à noite. Não houve diferenças quanto à frequência, gravidade e duração de acidentes e os períodos de trabalho em 3 sistemas de turnos. Somente no esquema de 3 turnos fixos, a frequência de acidentes foi maior a tarde que à noite. O sistema de 3 turnos fixos teve coeficientes de frequência, gravidade e duração dos acidentes semelhantes a dos turnos rodiziantes quinzenais. A única diferença foi observada entre os turnos rodiziantes mensais e quinzenais. Os primeiros apresentaram maior frequência de episódios. O estudo do não absentismo em trabalhadores que permaneceram 24 meses nos sistemas de turnos, mostrou que a proporção do não absentismo injustificado é inferior ao não absentismo doença, em 3 sistemas de turnos. A proporção dos não acidentados é menor que a das faltas por doença em 2 sistemas de turnos (rodiziantes mensais e fixos vespertinos-noturnos) e equivalente a dos episódios injustificados no sistema de 3 turnos fixos. As faltas injustificadas representaram um problema mais sério que as ausências por doença, nas indústrias estudadas.
id USP_5cf54d06002c15a45b1b29779af9ffd1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082016-175302
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticasAbsenteeism and work injuries among shift workers of automotive industriesAbsenteeism at WorkAbsenteísmo no TrabalhoAcidentes do TrabalhoAutomotive IndustryIndústria AutomobilísticaOccupational HealthSaúde OcupacionalShift WorkTrabalho em TurnosWork AccidentsForam analisadas todas as ausências e acidentes de trabalho ocorridos entre 1354 trabalhadores das seções de prensas pesadas de indústrias automobilísticas da região da Grande São Paulo. O trabalho era organizado em quatro sistemas de turnos semi-contínuos: 3 turnos fixos, 1 turno vespertino-noturno fixo, 2 turnos rodiziantes mensais e 3 turnos rodiziantes quinzenais. As análises das características dos trabalhadores envolvidos em episódios de faltas e acidentes evidenciou que o tempo de empresa é uma importante variável, e se relaciona de forma inversamente proporcional à frequência dos episódios. Quanto aos sistemas de turnos, foram observados maiores coeficientes de frequência de faltas por doença nos sistemas de 3 turnos fixos. Os períodos da manhã e da tarde apresentaram maiores valores nos coeficientes de ausências por doença que o período vespertino-noturno e noturno. Em relação às faltas injustificadas, o turno fixo vespertino-noturno teve valores mais elevados que os outros sistemas de turnos e o período vespertino-noturno apresentou maiores ausências que à tarde e à noite. Não houve diferenças quanto à frequência, gravidade e duração de acidentes e os períodos de trabalho em 3 sistemas de turnos. Somente no esquema de 3 turnos fixos, a frequência de acidentes foi maior a tarde que à noite. O sistema de 3 turnos fixos teve coeficientes de frequência, gravidade e duração dos acidentes semelhantes a dos turnos rodiziantes quinzenais. A única diferença foi observada entre os turnos rodiziantes mensais e quinzenais. Os primeiros apresentaram maior frequência de episódios. O estudo do não absentismo em trabalhadores que permaneceram 24 meses nos sistemas de turnos, mostrou que a proporção do não absentismo injustificado é inferior ao não absentismo doença, em 3 sistemas de turnos. A proporção dos não acidentados é menor que a das faltas por doença em 2 sistemas de turnos (rodiziantes mensais e fixos vespertinos-noturnos) e equivalente a dos episódios injustificados no sistema de 3 turnos fixos. As faltas injustificadas representaram um problema mais sério que as ausências por doença, nas indústrias estudadas.The variables associated to the occurrence of absenteeism spells sickness absence, unjustified absence and accidents at work among shift workers were studied, in four types of semicontinuous shiftwork (3 fixed shifts, 1 late afternoon shift, 2 monthly rotating shifts, 3 fortnightly rotating shifts). The research was conducted among 1,354 workers in heavy sheet metal stamping sections of automotive plants located in the Greater São Paulo area. In any type of shift-schedule the time on the job appeared as an important variable inversely proportional to the frequency of the spells. The 3 fixed shifts schedule presented the highest sickness absence ratio. The sickness absence ratios were higher during the late afternoon and night shifts and on morning and evening working hours than in late-afternoon and night periods. The unjustified absences ratios were higher during the late afternoon shifts. This work period showed a higher absences than evening and night. No significant differences were found regarding the frequency, severity and length ratios of the accidents at work during the periods (morning, evening and night) in neither of the 3 shift systems. The 3 fixed shifts showed a higher accident frequency at evening than at noon. The ratios of the frequency, severity and accident length, respectively of the 3 fixed shifts system, were of the same values as those of the fortnightly rotating shifts system. A difference was observed between the monthly and fortnightly rotating shifts. The former presented a higher frequency of the accidents. The survey of the shift workers who worked 24 months on the job showed that the unjustified non-absenteeism ratio is lower than the sickness non-absenteeism ratio, for the three shifts systems. The non-accident absenteeism ratio is lower than the sickness non-absenteeism ratios in two shifts systems (monthly rotating and fixed late afternoon) and it is equal to the ratio of unjustified absence for the 3 fixed shifts. Unjustified absences represented more serious problems than sickness absences in studied industries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Jorge da RochaFischer, Frida Marina1984-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03082016-175302/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:30Zoai:teses.usp.br:tde-03082016-175302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
Absenteeism and work injuries among shift workers of automotive industries
title Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
spellingShingle Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
Fischer, Frida Marina
Absenteeism at Work
Absenteísmo no Trabalho
Acidentes do Trabalho
Automotive Industry
Indústria Automobilística
Occupational Health
Saúde Ocupacional
Shift Work
Trabalho em Turnos
Work Accidents
title_short Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
title_full Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
title_fullStr Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
title_full_unstemmed Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
title_sort Absenteísmo e acidentes de trabalho entre trabalhadores em turnos de indústrias automobilísticas
author Fischer, Frida Marina
author_facet Fischer, Frida Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jorge da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Frida Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteeism at Work
Absenteísmo no Trabalho
Acidentes do Trabalho
Automotive Industry
Indústria Automobilística
Occupational Health
Saúde Ocupacional
Shift Work
Trabalho em Turnos
Work Accidents
topic Absenteeism at Work
Absenteísmo no Trabalho
Acidentes do Trabalho
Automotive Industry
Indústria Automobilística
Occupational Health
Saúde Ocupacional
Shift Work
Trabalho em Turnos
Work Accidents
description Foram analisadas todas as ausências e acidentes de trabalho ocorridos entre 1354 trabalhadores das seções de prensas pesadas de indústrias automobilísticas da região da Grande São Paulo. O trabalho era organizado em quatro sistemas de turnos semi-contínuos: 3 turnos fixos, 1 turno vespertino-noturno fixo, 2 turnos rodiziantes mensais e 3 turnos rodiziantes quinzenais. As análises das características dos trabalhadores envolvidos em episódios de faltas e acidentes evidenciou que o tempo de empresa é uma importante variável, e se relaciona de forma inversamente proporcional à frequência dos episódios. Quanto aos sistemas de turnos, foram observados maiores coeficientes de frequência de faltas por doença nos sistemas de 3 turnos fixos. Os períodos da manhã e da tarde apresentaram maiores valores nos coeficientes de ausências por doença que o período vespertino-noturno e noturno. Em relação às faltas injustificadas, o turno fixo vespertino-noturno teve valores mais elevados que os outros sistemas de turnos e o período vespertino-noturno apresentou maiores ausências que à tarde e à noite. Não houve diferenças quanto à frequência, gravidade e duração de acidentes e os períodos de trabalho em 3 sistemas de turnos. Somente no esquema de 3 turnos fixos, a frequência de acidentes foi maior a tarde que à noite. O sistema de 3 turnos fixos teve coeficientes de frequência, gravidade e duração dos acidentes semelhantes a dos turnos rodiziantes quinzenais. A única diferença foi observada entre os turnos rodiziantes mensais e quinzenais. Os primeiros apresentaram maior frequência de episódios. O estudo do não absentismo em trabalhadores que permaneceram 24 meses nos sistemas de turnos, mostrou que a proporção do não absentismo injustificado é inferior ao não absentismo doença, em 3 sistemas de turnos. A proporção dos não acidentados é menor que a das faltas por doença em 2 sistemas de turnos (rodiziantes mensais e fixos vespertinos-noturnos) e equivalente a dos episódios injustificados no sistema de 3 turnos fixos. As faltas injustificadas representaram um problema mais sério que as ausências por doença, nas indústrias estudadas.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03082016-175302/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03082016-175302/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090343814037504