Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Percassi, Jade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07072015-132300/
Resumo: Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.
id USP_5d1c33f3a25f495ed511bae562ce09cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07072015-132300
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação socialArt, politics, popular education: dialogues necessary for social transformationArtArteCultura políticaCultura popularEducação popularGroup theaterMovimentos sociaisParticipação políticaPolitical culturePolitical participationPopular culturePopular educationSocial movementsTeatro de gru-poPretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.We intend with this work contribute to highlighting the relevance of the conceptual debate on popular education, in dialogue with artistic practice and the political intentionality. For this, we used participant observation with an initiative of theater groups \"group\" of São Pau-lo, of creating collective spaces of action and reflection on their artistic practice, investigating the potential and limits of its aesthetic , political and educational contribution to the cultural and political - and raising awareness - of the working class. Along the way key issues emerged for the construction of a transforming performance - from the aesthetic point of view, the material conditions, of the production process, the organizational forms of workers of art and theater, the relationship with the public, the interaction with social movements. Such questions have referred to their historicity, identifying continuities, discontinuities, contra-dictions and overcomes from previous experiences when art, as well as education, as cultur-al aspects, were intertwined in a political strategy of social transformation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBeisiegel, Celso de RuiPercassi, Jade 2015-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07072015-132300/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-07072015-132300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
Art, politics, popular education: dialogues necessary for social transformation
title Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
spellingShingle Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
Percassi, Jade
Art
Arte
Cultura política
Cultura popular
Educação popular
Group theater
Movimentos sociais
Participação política
Political culture
Political participation
Popular culture
Popular education
Social movements
Teatro de gru-po
title_short Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_full Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_fullStr Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_full_unstemmed Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
title_sort Arte, política, educação popular: diálogos necessários para transformação social
author Percassi, Jade
author_facet Percassi, Jade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beisiegel, Celso de Rui
dc.contributor.author.fl_str_mv Percassi, Jade
dc.subject.por.fl_str_mv Art
Arte
Cultura política
Cultura popular
Educação popular
Group theater
Movimentos sociais
Participação política
Political culture
Political participation
Popular culture
Popular education
Social movements
Teatro de gru-po
topic Art
Arte
Cultura política
Cultura popular
Educação popular
Group theater
Movimentos sociais
Participação política
Political culture
Political participation
Popular culture
Popular education
Social movements
Teatro de gru-po
description Pretendemos com este trabalho contribuir para evidenciar a atualidade do debate conceitual sobre a educação popular, em diálogo com o fazer artístico e a intencionalidade política. Para tanto, lançamos mão da observação participante junto a uma iniciativa de grupos de teatro de grupo da cidade de São Paulo, de criação de espaços coletivos de ação e reflexão sobre seu fazer artístico, investigando potencialidades e limites de sua contribuição estética, políti-ca e pedagógica para a formação cultural e política - e conscientização - da classe trabalhado-ra. Nessa trajetória emergiram questões fundamentais para a construção de uma atuação transformadora do ponto de vista estético, das condições materiais, do modo de produção, das formas organizativas dos trabalhadores e trabalhadoras da arte e do teatro, da relação com o público, da interação com movimentos sociais. Tais questionamentos nos remeteram a sua historicidade, identificando continuidades, descontinuidades, contradições e supera-ções em relação a experiências anteriores em que a arte, assim como a educação, como as-pectos da cultura estiveram imbricadas em uma estratégia política de transformação social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07072015-132300/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07072015-132300/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090482977898496