Métodos de decomposição em problemas de estoque e roteirização.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-24102024-111637/ |
Resumo: | Esta dissertação trata do problema de estoque e roteirização, que é uma extensão do problema de roteirização de veículos tradicional. O problema consiste em determinar quando e quanto entregar de mercadoria para cada cliente e quais roteiros de entregas utilizar, com o objetivo de minimizar os custos de estoque e distribuição de modo que as demandas dos clientes sejam atendidas. Inicialmente é feito um estudo do problema de estoque e roteirização considerando um único problema. Quando o número de clientes ou rotas de entrega aumenta significativamente, o problema torna-se complexo, dificultando a obtenção da solução ótima. Propõe-se neste trabalho o algoritmo de decomposição de Benders, que decompõe o problema principal em um subproblema de alocação de estoques e outro subproblema de transportes. Finalmente será feita uma análise do desempenho deste algoritmo através de exemplos numéricos. |
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Métodos de decomposição em problemas de estoque e roteirização.Untitled in englishEstoqueRoteirizaçãoRoutingStockEsta dissertação trata do problema de estoque e roteirização, que é uma extensão do problema de roteirização de veículos tradicional. O problema consiste em determinar quando e quanto entregar de mercadoria para cada cliente e quais roteiros de entregas utilizar, com o objetivo de minimizar os custos de estoque e distribuição de modo que as demandas dos clientes sejam atendidas. Inicialmente é feito um estudo do problema de estoque e roteirização considerando um único problema. Quando o número de clientes ou rotas de entrega aumenta significativamente, o problema torna-se complexo, dificultando a obtenção da solução ótima. Propõe-se neste trabalho o algoritmo de decomposição de Benders, que decompõe o problema principal em um subproblema de alocação de estoques e outro subproblema de transportes. Finalmente será feita uma análise do desempenho deste algoritmo através de exemplos numéricos.This dissertation deals with the inventory routing problem, which is an extension of the vehicle routing problem. This problem involves three decisions that have to be made: when to serve a customer, how much to deliver to a customer when it is served and which delivery routes to use. The objective is to minimize the average distribution and inventory costs during the planning period without causing stockouts at any of the customers. The initial study about the inventory routing problem involves a single problem. When the number of customers or delivery routes increase significantly, the problem becomes complex and the optimal solution is harder to be obtained. It is proposed in this work to apply Benders\'s decomposition to solve this problem. The decomposition algorithm can be interpreted as using separate calculations for the allocation and routing decisions. Finally we will analyse the performance of this algorithm through some numerical simulations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Oswaldo Luiz do ValleBelfiore, Patrícia Prado2003-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-24102024-111637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-24T13:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-24102024-111637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-24T13:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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