O desenvolvimento da participação esportiva de praticantes faixas pretas de jiu-jítsu não competidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Lucas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-17062021-101616/
Resumo: O jiu-jítsu tem passado por um aumento considerável no número de seus praticantes ao longo das últimas décadas e a maioria dos envolvidos não participa de competições formais. São pertinentes investigações sobre a formação esportiva de indivíduos considerados bem-sucedidos no esporte a partir de uma definição de sucesso esportivo mais ampla. Tomou-se como premissa que aqueles que conquistaram a faixa preta de jiu-jítsu experimentaram uma formação esportiva bem-sucedida, fazendo com que a participação esportiva de indivíduos \"não competidores\" seja passível de investigação. Este estudo teve como objetivo \"investigar o desenvolvimento da participação esportiva de praticantes não competidores de jiu-jítsu, graduados faixa preta, moradores da região de Ribeirão Preto/SP, a partir da perspectiva dos próprios participantes\". Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis praticantes de jiu-jítsu, graduados faixa preta, ativos, moradores da região de Ribeirão Preto, homens e que nunca participaram de competições oficiais nesta modalidade esportiva. Como instrumento de análise dados utilizou-se a Análise Temática Reflexiva. Como principais resultados, têm-se a iniciação e especialização tardias no jiu-jítsu, a influência de experiências prévias ao jiu-jítsu, do sistema de graduação, do contexto em que estas práticas se desenvolveram e dos agentes sociais envolvidos. O contexto descrito remete-se ao esporte de lazer, marcado pelo seu caráter heterogêneo. Os participantes relatam que os objetivos dos praticantes adultos em uma aula de jiu-jítsu giram em torno de três eixos que frequentemente podem alterar-se e combinar-se: a) praticar; b) ensinar; e, c) competir. Cada um destes objetivos se relaciona a um tipo de investimento, pelos quais os participantes passaram no decorrer de sua experiência: o investimento na faixa preta, na carreira de professor e na carreira competitiva. Conclui-se que desenvolvimento da participação esportiva destes participantes se deu de forma não linear, individual e sofreu influência de um conjunto de variáveis dinâmicas no nível contextual, relacional e pessoal.
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spelling O desenvolvimento da participação esportiva de praticantes faixas pretas de jiu-jítsu não competidoresThe development of sports participation by non-competing black belt jiu-jitsu practitionersCareer transitionDesempenho esportivoDesenvolvimento pessoalJiu jitsuJiu-jítsuParticipação esportivaPersonal developmentSports participationSports performanceTransição de carreiraO jiu-jítsu tem passado por um aumento considerável no número de seus praticantes ao longo das últimas décadas e a maioria dos envolvidos não participa de competições formais. São pertinentes investigações sobre a formação esportiva de indivíduos considerados bem-sucedidos no esporte a partir de uma definição de sucesso esportivo mais ampla. Tomou-se como premissa que aqueles que conquistaram a faixa preta de jiu-jítsu experimentaram uma formação esportiva bem-sucedida, fazendo com que a participação esportiva de indivíduos \"não competidores\" seja passível de investigação. Este estudo teve como objetivo \"investigar o desenvolvimento da participação esportiva de praticantes não competidores de jiu-jítsu, graduados faixa preta, moradores da região de Ribeirão Preto/SP, a partir da perspectiva dos próprios participantes\". Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis praticantes de jiu-jítsu, graduados faixa preta, ativos, moradores da região de Ribeirão Preto, homens e que nunca participaram de competições oficiais nesta modalidade esportiva. Como instrumento de análise dados utilizou-se a Análise Temática Reflexiva. Como principais resultados, têm-se a iniciação e especialização tardias no jiu-jítsu, a influência de experiências prévias ao jiu-jítsu, do sistema de graduação, do contexto em que estas práticas se desenvolveram e dos agentes sociais envolvidos. O contexto descrito remete-se ao esporte de lazer, marcado pelo seu caráter heterogêneo. Os participantes relatam que os objetivos dos praticantes adultos em uma aula de jiu-jítsu giram em torno de três eixos que frequentemente podem alterar-se e combinar-se: a) praticar; b) ensinar; e, c) competir. Cada um destes objetivos se relaciona a um tipo de investimento, pelos quais os participantes passaram no decorrer de sua experiência: o investimento na faixa preta, na carreira de professor e na carreira competitiva. Conclui-se que desenvolvimento da participação esportiva destes participantes se deu de forma não linear, individual e sofreu influência de um conjunto de variáveis dinâmicas no nível contextual, relacional e pessoal.Jiu-jitsu has gone through a considerable increase in the number of its practitioners over the last decades and most of those involved do not participate in formal competitions. Investigations into the sports training of individuals considered successful in sport are pertinent from a broader definition of sports success. It was assumed that those who conquered the jiu-jitsu black belt have experienced successful sports training, making the sports participation of \"non-competitors\" susceptible to investigation. This study aimed to \"investigate the development of sports participation of non-competitive jiu-jitsu practitioners, black belt graduates, residents of the region of Ribeirão Preto / SP, from the perspective of the participants themselves. Semi-structured interviews were conducted with six jiu-jitsu practitioners, black belt graduates, active, residents of the region of Ribeirão Preto, men who had never participated in official competitions in this sport. As an instrument of analysis data was used the Reflexive Thematic Analysis. The main results are the late initiation and specialization in jiu-jitsu, the influence of previous experiences to jiu-jitsu, the system of graduation, the context in which these practices were developed, and the social agents involved. The context described refers to leisure sport, marked by its heterogeneous character. The participants report that the objectives of adult practitioners in a jiu-jitsu class revolve around three axes that can often change and combine: a) practice; b) teach; and, c) compete. Each of these objectives is related to a type of investment, which the participants have passed through during their experience: the investment in the black belt, in the coach career, and in the competitive career. It is concluded that the development of sports participation of these participants took place in a non-linear, individual way and was influenced by a set of dynamic variables at the contextual, relational and personal level.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Renato Francisco RodriguesVicentini, Lucas2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/109/109131/tde-17062021-101616/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-21T19:55:03Zoai:teses.usp.br:tde-17062021-101616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-21T19:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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