A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Antonio Sergio da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09122009-170058/
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida sobre a concepção do certum em Giambattista Vico. O nosso interesse foi encontrar nos diversos escritos filosóficos de G. Vico (1668-1744) um novo modo de apreensão da concepção original do pensador acerca do Conhecimento e de que modo ele apreendeu e trabalhou essa visão de mundo, ao contrário da visão tradicional, que atribuiu valor lógico ao modo de conhecer mediante o verdadeiro e o falso. Vico concebeu o conhecimento tanto como ordem do certum quanto como ordem do verum, realçando o papel originário do certum. Esse novo modo de perceber a ordem do certum confere ao saber viquiano uma lógica própria: a lógica do verossímil. A verossimilhança é trabalhada enquanto elemento que nos leva à certeza mediante a exclusão de toda exatidão matemática conferida ao conhecimento, nos propiciando a possibilidade de alcançá-lo na sua incerta abrangência e/ou nos seus incertos limites.
id USP_5dfb767ab3ec94ac2d0929ec138f8017
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122009-170058
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A arqueologia da linguagem em Giambattista VicoThe archeology of language in Giambattista VicoCertaintyCertezaHistóriaHistoryImaginaçãoImaginationLanguageLinguagemTruthVerdadeEste trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida sobre a concepção do certum em Giambattista Vico. O nosso interesse foi encontrar nos diversos escritos filosóficos de G. Vico (1668-1744) um novo modo de apreensão da concepção original do pensador acerca do Conhecimento e de que modo ele apreendeu e trabalhou essa visão de mundo, ao contrário da visão tradicional, que atribuiu valor lógico ao modo de conhecer mediante o verdadeiro e o falso. Vico concebeu o conhecimento tanto como ordem do certum quanto como ordem do verum, realçando o papel originário do certum. Esse novo modo de perceber a ordem do certum confere ao saber viquiano uma lógica própria: a lógica do verossímil. A verossimilhança é trabalhada enquanto elemento que nos leva à certeza mediante a exclusão de toda exatidão matemática conferida ao conhecimento, nos propiciando a possibilidade de alcançá-lo na sua incerta abrangência e/ou nos seus incertos limites.This work is the result of the research developed about the conception of the certum in Giambattista Vico. Our interest was to found, in the various philosophical writings of G. Vico (1668-1744), a new way of understanding the original conception of the thinker about knowledge and how he worked and seized this vision of the world, unlike the traditional view which gave a logical value to the way of knowing before the true and false. Vico conceived the knowledge both as certum and verum, highlighting the original role of certum. This new way of perceiving the order of certum gives to the Vico´s knowing its own logic: the logic of credible. The credibility is treated like the element which leads us to the certainty before the exclusion of all mathematical accuracy given to knowledge in providing the possibility of reaching it in its uncertain scope and / or its uncertain boundaries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria das Gracas deNunes, Antonio Sergio da Costa2009-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09122009-170058/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-09122009-170058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
The archeology of language in Giambattista Vico
title A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
spellingShingle A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
Nunes, Antonio Sergio da Costa
Certainty
Certeza
História
History
Imaginação
Imagination
Language
Linguagem
Truth
Verdade
title_short A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
title_full A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
title_fullStr A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
title_full_unstemmed A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
title_sort A arqueologia da linguagem em Giambattista Vico
author Nunes, Antonio Sergio da Costa
author_facet Nunes, Antonio Sergio da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria das Gracas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Antonio Sergio da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Certainty
Certeza
História
History
Imaginação
Imagination
Language
Linguagem
Truth
Verdade
topic Certainty
Certeza
História
History
Imaginação
Imagination
Language
Linguagem
Truth
Verdade
description Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida sobre a concepção do certum em Giambattista Vico. O nosso interesse foi encontrar nos diversos escritos filosóficos de G. Vico (1668-1744) um novo modo de apreensão da concepção original do pensador acerca do Conhecimento e de que modo ele apreendeu e trabalhou essa visão de mundo, ao contrário da visão tradicional, que atribuiu valor lógico ao modo de conhecer mediante o verdadeiro e o falso. Vico concebeu o conhecimento tanto como ordem do certum quanto como ordem do verum, realçando o papel originário do certum. Esse novo modo de perceber a ordem do certum confere ao saber viquiano uma lógica própria: a lógica do verossímil. A verossimilhança é trabalhada enquanto elemento que nos leva à certeza mediante a exclusão de toda exatidão matemática conferida ao conhecimento, nos propiciando a possibilidade de alcançá-lo na sua incerta abrangência e/ou nos seus incertos limites.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09122009-170058/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-09122009-170058/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256846778236928