Competências de carreira e competências socioemocionais em alunos do 1º ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Aliene
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-26112019-214946/
Resumo: As tecnologias de informação e a intensificação do processo de globalização têm contribuído para as transformações sociais e econômicas no mundo do trabalho desde o final do século passado. Atualmente, em contraposição com o período anterior, o indivíduo é completamente responsável pela construção de sua carreira, que acontece durante todo o seu ciclo vital. Agora, há novas opções ocupacionais possíveis, porém mais instáveis, imprevisíveis e flexíveis. Como ajudar o indivíduo a construir dinamicamente sua carreira em um mundo em transição? Pensando na importância da escola em auxiliar os indivíduos de modo integral e nas estatísticas preocupantes sobre a evasão e repetência escolar, a Orientação Profissional e de Carreira pode ser considerada um instrumento facilitador da aproximação da escolaridade com as exigências sociais do mundo contemporâneo. Inserida nesta área, a Educação para a Carreira se destaca por ser um modelo de intervenção focada no ambiente escolar e que contribui para as demandas na área de educação. Levando em conta a adolescência, um período crítico, de muitas mudanças e questionamentos, o Ensino Médio é a fase pertinente para o desenvolvimento de competências para lidar com todas as transformações no mundo do trabalho. É necessário que, no ambiente educativo, os alunos sejam incentivados a desenvolver habilidades além daquelas demandadas pelos postos de trabalho, como, por exemplo, as competências de carreiras e as socioemocionais. Ambas se aproximam e contribuem para a melhora do processo de ensino aprendizagem do indivíduo e no preparo para lidar com as transformações na vida pessoal e profissional resultantes dos desafios do século XXI. As competências de carreira compreendem os conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à escolha da profissão, ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento profissional. As competências socioemocionais são as habilidades para entender as emoções e o estabelecimento de objetivos. A partir disso, este estudo visa realizar um levantamento, descrição, análise e correlação das competências de carreira e socioemocionais em 94 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola pública em Ribeirão Preto (SP). Somado a isso, este trabalho também teve a finalidade de encontrar possíveis demandas de desenvolvimento de carreira dos participantes, indicando focos para intervenções futuras e investigar a possível correlação entre as competências de carreiras e as socioemocionais. Foi utilizado o Questionário de Educação à Carreira (QEC) para avaliar as competências de carreira e o Inventory Assessing Social and Emotional Skills (SENNA 1) para avaliar as competências socioemocionais. Foram realizados testes de normalidade, análises descritivas, análises comparativas e o teste de correlação. Os dados, de uma maneira geral, foram analisados e discutidos conforme referenciais teórico-metodológico dos instrumentos utilizados, sendo o QEC, por meio da Teoria do Desenvolvimento de Carreira ao Longo da Vida, e o SENNA, utilizando o modelo Big Five. Os resultados do QEC indicam que, possivelmente, quanto mais o trabalho fizer sentido para o aluno, mais ele se mostra curioso e disposto a efetuar passos em direção à meta profissional. Os resultados do SENNA mostram a importância da competência Responsabilidade e sua relação com as competências: Colaboração, Curiosidade e Autocontrole. Considerando as correlações entre os resultados do QEC e do SENNA, a habilidade de destaque foi a Curiosidade, associada positivamente às subescalas Sentido e Importância do Trabalho, Passos Efetuados, Aspectos Considerados, Profissão Preferida, Pesquisa e Conservação do Emprego, à Maturidade Profissional e às competências Colaboração e Responsabilidade. Desta maneira, esta investigação contribui para a produção do conhecimento sobre as competências de carreira e as socioemocionais em adolescentes do Ensino Médio. Além disso, auxilia a promover diretrizes e pistas para intervenções com jovens no contexto educativo.
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Pensando na importância da escola em auxiliar os indivíduos de modo integral e nas estatísticas preocupantes sobre a evasão e repetência escolar, a Orientação Profissional e de Carreira pode ser considerada um instrumento facilitador da aproximação da escolaridade com as exigências sociais do mundo contemporâneo. Inserida nesta área, a Educação para a Carreira se destaca por ser um modelo de intervenção focada no ambiente escolar e que contribui para as demandas na área de educação. Levando em conta a adolescência, um período crítico, de muitas mudanças e questionamentos, o Ensino Médio é a fase pertinente para o desenvolvimento de competências para lidar com todas as transformações no mundo do trabalho. É necessário que, no ambiente educativo, os alunos sejam incentivados a desenvolver habilidades além daquelas demandadas pelos postos de trabalho, como, por exemplo, as competências de carreiras e as socioemocionais. Ambas se aproximam e contribuem para a melhora do processo de ensino aprendizagem do indivíduo e no preparo para lidar com as transformações na vida pessoal e profissional resultantes dos desafios do século XXI. As competências de carreira compreendem os conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à escolha da profissão, ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento profissional. As competências socioemocionais são as habilidades para entender as emoções e o estabelecimento de objetivos. A partir disso, este estudo visa realizar um levantamento, descrição, análise e correlação das competências de carreira e socioemocionais em 94 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola pública em Ribeirão Preto (SP). Somado a isso, este trabalho também teve a finalidade de encontrar possíveis demandas de desenvolvimento de carreira dos participantes, indicando focos para intervenções futuras e investigar a possível correlação entre as competências de carreiras e as socioemocionais. Foi utilizado o Questionário de Educação à Carreira (QEC) para avaliar as competências de carreira e o Inventory Assessing Social and Emotional Skills (SENNA 1) para avaliar as competências socioemocionais. Foram realizados testes de normalidade, análises descritivas, análises comparativas e o teste de correlação. Os dados, de uma maneira geral, foram analisados e discutidos conforme referenciais teórico-metodológico dos instrumentos utilizados, sendo o QEC, por meio da Teoria do Desenvolvimento de Carreira ao Longo da Vida, e o SENNA, utilizando o modelo Big Five. Os resultados do QEC indicam que, possivelmente, quanto mais o trabalho fizer sentido para o aluno, mais ele se mostra curioso e disposto a efetuar passos em direção à meta profissional. Os resultados do SENNA mostram a importância da competência Responsabilidade e sua relação com as competências: Colaboração, Curiosidade e Autocontrole. Considerando as correlações entre os resultados do QEC e do SENNA, a habilidade de destaque foi a Curiosidade, associada positivamente às subescalas Sentido e Importância do Trabalho, Passos Efetuados, Aspectos Considerados, Profissão Preferida, Pesquisa e Conservação do Emprego, à Maturidade Profissional e às competências Colaboração e Responsabilidade. Desta maneira, esta investigação contribui para a produção do conhecimento sobre as competências de carreira e as socioemocionais em adolescentes do Ensino Médio. Além disso, auxilia a promover diretrizes e pistas para intervenções com jovens no contexto educativo.Information technologies and the intensification of the globalization process have contributed to the social and economic transformations in the world of work since the end of the last century. Currently, as opposed to the previous period, the person is completely responsible for building his or her career, which happens throughout his life cycle. Now, there are new occupational options available, but more unstable, unpredictable and flexible. How to help the individual dynamically build his or her career in a changing world? Thinking about the importance of school to help individuals in an integral way and on the worrying statistics about school dropout and repetition, Career and Professional Guidance can be considered as an instrument that facilitates the approximation of schooling to the social demands of the contemporary world. Inserted in this area, Career Education stands out as an intervention model focused on the school environment and that contributes to the demands in the area of education. Taking into account adolescence, a critical period of many changes and questions, High School is the relevant stage for the development of skills to deal with all changes in the world of work. In the educational environment, students need to be encouraged to develop skills beyond those demanded by jobs, like career and socio-emotional skills. Both approach and contribute to the improvement of the individual teaching process and the preparation to deal with the changes in personal and professional life resulting from the challenges of the 21st century. Career skills comprise knowledge, competencies and attitudes related to the choice of profession, the job market and professional development. Socioemotional skills are the competencies to understand emotions and set goals. From this, this study aims to perform a survey, description, analysis and correlation of career and social-emotional competences in 94 students, both sexes, aged 14 to 17 years, the first year of high school, a school public in Ribeirão Preto (SP). In addition to this, this study also aimed to find possible career development demands of the participants, indicating focus for future interventions and to investigate the possible correlation between career competences and socioemotional skills. Career Education Questionnaire (CEQ) was used to evaluate career competencies and the Inventory Assessing Social and Emotional Skills (SENNA 1) to assess socio-emotional competencies. Normality tests, descriptive analyzes, comparative analyzes and the correlation test were performed. The data were analyzed and discussed according to the theoretical and methodological references of the instruments used, being the CEQ, through the Theory of the Development of the Career Throughout the Life, and the SENNA, using the Big Five model. The CEQ results indicate that the more the work makes sense for the student, the more he or she is curious and willing to take steps toward the professional goal. SENNA\'s results show the importance of Responsibility competence and its relation with skills: Collaboration, Curiosity and Self-control. Considering the correlations between the results of the CEQ and the SENNA, the highlight was Curiosity, positively associated to the Sense and Importance of Work, Steps Made, Considered Aspects, Preferred Profession, Employment Research and Conservation, Professional Maturity and Collaboration and Responsibility. In this way, this research contributes to the production of the knowledge about the career and socioemotional competences in adolescents of High School. In addition, it helps to promote guidelines and clues for interventions with young people in the educational context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal MeloLago, Aliene2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-26112019-214946/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-08T22:37:01Zoai:teses.usp.br:tde-26112019-214946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-08T22:37:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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