Ambiente interativo para visualização de dados de neurônios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-22012018-101622/ |
Resumo: | Nesse trabalho é descrito um ambiente interativo para visualização de dados escalares e vetoriais definidos em malhas de dados estruturadas. O ambiente desenvolvido oferece uma interface de acesso para diversas classes de algoritmos de visualização implementadas na biblioteca VTK 3.1 (The Visualization Toolkit). O objetivo foi desenvolver um sistema voltado para um grupo particular de usuários, pesquisadores do Grupo de Visão Cibernética do IFSC, que geram dados relativos à forma e comportamento de neurônios artificiais. Esses usuários desejam manipular diretamente os modelos gerados a partir desses dados, necessitando de recursos adicionais aos oferecidos pela interface de manipulação do VTK. O ambiente permite a aplicação de técnicas de extração de superfícies e rendering volumétrico direto aos dados escalares, bem como de técnicas de visualização vetorial. Em nível de interface, foram implementadas diversas técnicas que visam facilitar a manipulação e a exploração dos modelos de visualização pelos usuários. Essas técnicas incluem: uma função para \"recortar\" regiões de interesse em modelos de superfície e a utilização de uma sonda sonora pela qual um bloco de tamanho variável é inserido no modelo com o objetivo de colher informações e apresentá-las na forma de som. Também é possível gerar um arquivos VRML diretamente a partir dos modelos e criar animações dos mesmos. Apesar de ter sido concebido para atender a um grupo particular de usuários, o ambiente é genérico e pode ser utilizado por usuários em outros domínios de aplicação. |
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