Só existo em terceira pessoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13042021-152603/ |
Resumo: | Esta tese é resultado de uma pesquisa de doutorado teórico-prático, onde abordo meus trabalhos autorais. Partindo de um processo artístico que se interessa por tematizar suas maneiras de fazer, onde os trabalhos vão surgindo em meio a um fluxo de acontecimentos, o texto se foca em abrir esse processo e apresentá-lo em detalhes, além de buscar uma autonomia, produzindo em sua estrutura aspectos do desenvolvimento. Os trabalhos vão sendo apresentados individualmente, agrupados em capítulos que apontam noções e procedimentos fundamentais para sua elaboração. As questões que mobilizam a criação partem de características de uma produção em série que alia corpo e máquina para determinada feitura de objetos, criando gatilhos para pensar a padronização e o entrelaçamento entre corpo e tecnologias. Em meio a esse interesse, incorporo o tema da autorrepresentação, que é pensado dentro do contexto atual onde o universo da \"selfie\" integra a representação de si aos hábitos comuns, alimentada pelas relações em redes virtuais. Nessa abordagem, vai se refletindo sobre a construção de subjetividades a partir da relação com o externo, da reprodução de comportamentos e desse corpo mediado pelas tecnologias. |
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Só existo em terceira pessoa-arte contemporâneaartistic processautorrepresentaçãobody x technologyconstrução de subjetividadeconstruction of subjectivitiescontemporary artcorpo x tecnologiapadronizaçãoprocesso artísticoselfrepresentationstandardizationEsta tese é resultado de uma pesquisa de doutorado teórico-prático, onde abordo meus trabalhos autorais. Partindo de um processo artístico que se interessa por tematizar suas maneiras de fazer, onde os trabalhos vão surgindo em meio a um fluxo de acontecimentos, o texto se foca em abrir esse processo e apresentá-lo em detalhes, além de buscar uma autonomia, produzindo em sua estrutura aspectos do desenvolvimento. Os trabalhos vão sendo apresentados individualmente, agrupados em capítulos que apontam noções e procedimentos fundamentais para sua elaboração. As questões que mobilizam a criação partem de características de uma produção em série que alia corpo e máquina para determinada feitura de objetos, criando gatilhos para pensar a padronização e o entrelaçamento entre corpo e tecnologias. Em meio a esse interesse, incorporo o tema da autorrepresentação, que é pensado dentro do contexto atual onde o universo da \"selfie\" integra a representação de si aos hábitos comuns, alimentada pelas relações em redes virtuais. Nessa abordagem, vai se refletindo sobre a construção de subjetividades a partir da relação com o externo, da reprodução de comportamentos e desse corpo mediado pelas tecnologias.This thesis is the result of a theoretical-practical doctoral research, where I approach my art practice. Therefore, I start observing that my artistic process is focused on thematise its own procedures, its own methods, which emerge from a flow of events. The text is focused on opening up this process and presenting that in detail. However, the text seeks autonomy, bringing into its structure aspects of the artwork\'s method. By a descriptive format, the works will be presented individually, grouped into chapters that point out notions and procedures that are fundamental to their elaboration. The questions that mobilize creation start from characteristics of a serialised production that combines body and machine for a specific object making, allowing to think the standardization and the intertwining between body and technologies. Amid this interest in the relation of body and technology, I also approach the problem of self-representation, thought within the current context where the \"selfie\" is integrated as common habit in virtual networks. In this approach, I reflect on the construction of subjectivities from the relationship with external models, the reproduction of behaviors and that body mediated by technology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFortes Junior, Hugo Fernando SalinasEspirito Santo, Leandra Carvalho do 2020-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13042021-152603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-14T02:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-13042021-152603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-14T02:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta tese é resultado de uma pesquisa de doutorado teórico-prático, onde abordo meus trabalhos autorais. Partindo de um processo artístico que se interessa por tematizar suas maneiras de fazer, onde os trabalhos vão surgindo em meio a um fluxo de acontecimentos, o texto se foca em abrir esse processo e apresentá-lo em detalhes, além de buscar uma autonomia, produzindo em sua estrutura aspectos do desenvolvimento. Os trabalhos vão sendo apresentados individualmente, agrupados em capítulos que apontam noções e procedimentos fundamentais para sua elaboração. As questões que mobilizam a criação partem de características de uma produção em série que alia corpo e máquina para determinada feitura de objetos, criando gatilhos para pensar a padronização e o entrelaçamento entre corpo e tecnologias. Em meio a esse interesse, incorporo o tema da autorrepresentação, que é pensado dentro do contexto atual onde o universo da \"selfie\" integra a representação de si aos hábitos comuns, alimentada pelas relações em redes virtuais. Nessa abordagem, vai se refletindo sobre a construção de subjetividades a partir da relação com o externo, da reprodução de comportamentos e desse corpo mediado pelas tecnologias. |
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