Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/ |
Resumo: | Estudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química. |
id |
USP_5ee1e2543386813de916d0dcf636e295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15082023-165145 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da QuímicaQuestions in chemistry classes: identification, characterization and analysis of the appropriation of the epistemic dimension of chemistry.Chemistry TeachingDimensão EpistêmicaDimensão SocialEnsino de QuímicaEpistemic DimensionPerguntas,Questions,Social DimensionEstudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química.Scientific studies focusing on \"questions\" as one of the relevant elements in teaching and learning processes have gained increasing attention in the scientific literature of the educational field and, in particular, in the teaching of Sciences. This importance is due to the fact that the act of asking is characterized as an essential formative action for learning, especially in formative processes of investigative character, validating this theme as a relevant study object to be considered in research in the area of education. Assuming the questions are the object of study, this research proposes, as its main objective, to identify and understand the epistemic-social interface present in questions made by teachers in chemistry classes. As a theoretical reference, Basil Bernstein\'s Sociolinguistic Theory was used, associating it with the dimension of the specialization of the Theory of Legitimation Codes (TCL), formulated by Karl Maton. The study was developed within a qualitative approach from a case study involving the identification, analysis, and characterization of the questions posed by the teachers during the planning and execution stages of four classes of Chemistry, designed in the format of an interdisciplinary thematic minicourse and offered to students of basic education from different public and private schools in Ribeiro Preto. The four minicourses analyzed were planned from the methodological approach to problem-based learning and offered non-exclusively by graduates of the last year of the Bachelor of Chemistry course in the context of a discipline of the initial training course. For the analysis of the identified questions, the data obtained from the audio and video files made available by the faculty responsible for the supervised curricular internship discipline were considered. The audio and video analyzed included the recordings of the lessons taught by the graduates in the 4 minicourses, as well as the records of the collective and individual supervision meetings between the teacher or supervisor of the supervised curricular internship discipline and the graduate students who acted as teachers in the minicourse analyzed. For the analysis, an analytical method was developed, conceived from the combination of two analytical instruments referenced in Bernstein\'s sociolinguistic theory and the levels of chemical knowledge with the Cartesian plan of the dimension of specialization proposed by Maton. As a result, it can be observed that the proposed instrument made it possible to identify the interface between the social and epistemic dimensions of questions in chemistry lessons, highlighting the pedagogical potential of questions and the need to pay attention to the way they are elaborated, as well as the socio-epistemic elements present in each question. The results suggest that an analysis considering the interface existing between the epistemic dimension of Chemistry and the social dimension contributes to the expansion of the understanding and characterization of the questions, both in the context of the development and implementation of pedagogical practices as well as in the context of research in the field of Teaching chemistry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Mauricio dos SantosSilva, Rivaldo Lopes da2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-17T19:12:48Zoai:teses.usp.br:tde-15082023-165145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-17T19:12:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química Questions in chemistry classes: identification, characterization and analysis of the appropriation of the epistemic dimension of chemistry. |
title |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
spellingShingle |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química Silva, Rivaldo Lopes da Chemistry Teaching Dimensão Epistêmica Dimensão Social Ensino de Química Epistemic Dimension Perguntas, Questions, Social Dimension |
title_short |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
title_full |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
title_fullStr |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
title_full_unstemmed |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
title_sort |
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química |
author |
Silva, Rivaldo Lopes da |
author_facet |
Silva, Rivaldo Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Mauricio dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rivaldo Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chemistry Teaching Dimensão Epistêmica Dimensão Social Ensino de Química Epistemic Dimension Perguntas, Questions, Social Dimension |
topic |
Chemistry Teaching Dimensão Epistêmica Dimensão Social Ensino de Química Epistemic Dimension Perguntas, Questions, Social Dimension |
description |
Estudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257028565663744 |