Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rivaldo Lopes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/
Resumo: Estudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química.
id USP_5ee1e2543386813de916d0dcf636e295
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082023-165145
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da QuímicaQuestions in chemistry classes: identification, characterization and analysis of the appropriation of the epistemic dimension of chemistry.Chemistry TeachingDimensão EpistêmicaDimensão SocialEnsino de QuímicaEpistemic DimensionPerguntas,Questions,Social DimensionEstudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química.Scientific studies focusing on \"questions\" as one of the relevant elements in teaching and learning processes have gained increasing attention in the scientific literature of the educational field and, in particular, in the teaching of Sciences. This importance is due to the fact that the act of asking is characterized as an essential formative action for learning, especially in formative processes of investigative character, validating this theme as a relevant study object to be considered in research in the area of education. Assuming the questions are the object of study, this research proposes, as its main objective, to identify and understand the epistemic-social interface present in questions made by teachers in chemistry classes. As a theoretical reference, Basil Bernstein\'s Sociolinguistic Theory was used, associating it with the dimension of the specialization of the Theory of Legitimation Codes (TCL), formulated by Karl Maton. The study was developed within a qualitative approach from a case study involving the identification, analysis, and characterization of the questions posed by the teachers during the planning and execution stages of four classes of Chemistry, designed in the format of an interdisciplinary thematic minicourse and offered to students of basic education from different public and private schools in Ribeiro Preto. The four minicourses analyzed were planned from the methodological approach to problem-based learning and offered non-exclusively by graduates of the last year of the Bachelor of Chemistry course in the context of a discipline of the initial training course. For the analysis of the identified questions, the data obtained from the audio and video files made available by the faculty responsible for the supervised curricular internship discipline were considered. The audio and video analyzed included the recordings of the lessons taught by the graduates in the 4 minicourses, as well as the records of the collective and individual supervision meetings between the teacher or supervisor of the supervised curricular internship discipline and the graduate students who acted as teachers in the minicourse analyzed. For the analysis, an analytical method was developed, conceived from the combination of two analytical instruments referenced in Bernstein\'s sociolinguistic theory and the levels of chemical knowledge with the Cartesian plan of the dimension of specialization proposed by Maton. As a result, it can be observed that the proposed instrument made it possible to identify the interface between the social and epistemic dimensions of questions in chemistry lessons, highlighting the pedagogical potential of questions and the need to pay attention to the way they are elaborated, as well as the socio-epistemic elements present in each question. The results suggest that an analysis considering the interface existing between the epistemic dimension of Chemistry and the social dimension contributes to the expansion of the understanding and characterization of the questions, both in the context of the development and implementation of pedagogical practices as well as in the context of research in the field of Teaching chemistry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Mauricio dos SantosSilva, Rivaldo Lopes da2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-17T19:12:48Zoai:teses.usp.br:tde-15082023-165145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-17T19:12:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
Questions in chemistry classes: identification, characterization and analysis of the appropriation of the epistemic dimension of chemistry.
title Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
spellingShingle Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
Silva, Rivaldo Lopes da
Chemistry Teaching
Dimensão Epistêmica
Dimensão Social
Ensino de Química
Epistemic Dimension
Perguntas,
Questions,
Social Dimension
title_short Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
title_full Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
title_fullStr Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
title_full_unstemmed Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
title_sort Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
author Silva, Rivaldo Lopes da
author_facet Silva, Rivaldo Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Mauricio dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rivaldo Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry Teaching
Dimensão Epistêmica
Dimensão Social
Ensino de Química
Epistemic Dimension
Perguntas,
Questions,
Social Dimension
topic Chemistry Teaching
Dimensão Epistêmica
Dimensão Social
Ensino de Química
Epistemic Dimension
Perguntas,
Questions,
Social Dimension
description Estudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-15082023-165145/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257028565663744