Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Rafael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-02062014-084313/
Resumo: O roadmapping foi introduzido pela Motorola há mais de 26 anos como uma abordagem para apoiar o planejamento integrado de mercado, produtos e tecnologia. O principal objetivo do roadmapping é a criação de roadmaps, representações visuais em forma de diagramas e tabelas, que capturam e sintetizam informações de mercado, produtos, tecnologias e recursos em um plano com metas para novos desenvolvimentos. A introdução do processo de roadmapping compreende uma série de desafios. Um dos principais, segundo estudos recentes, é a dificuldade de sustentar o processo de roadmapping, ou seja, manter os roadmaps atualizados após a construção do primeiro mapa. Esta dificuldade pode ser atribuída ao fato de que a maioria das aplicações se baseia na utilização de especialistas externos à organização para coleta e análise de informações, o que é proibitivo para algumas organizações em função dos custos envolvidos e a uma lacuna na literatura, que não apresenta um modelo que oriente os praticantes em como manter os roadmaps atualizados. Este estudo apresenta um modelo de atualização de roadmaps que explora duas teorias conjuntamente: a utilização de conceitos do ciclo de inteligência competitiva e princípios de agilidade. Descreve-se o desenvolvimento de um modelo para atualização de roadmaps desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação em uma organização do segmento de bens de consumo para a construção civil. Como resultados, apresentam-se o modelo desenvolvido e sua avaliação pelos profissionais da organização. Os dados coletados indicam que o modelo proposto contribuiu para esta organização em específico por meio de um impacto positivo no grau de monitoramento constante de informações, a credibilidade no roadmap e sua utilização durante a elaboração da estratégia de inovação da organização. Um dos diferenciais do modelo é a proposição de um arcabouço que pode ser realizado pela própria organização através da formação de times ágeis, sem a necessidade de criação de novas posições e áreas funcionais.
id USP_5ee9d037d583e4c7fbd1ec5cef60eeb9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02062014-084313
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitivaModel to update the roadmaps using concepts of agility and competitive intelligenceRoadmappingAgileAgilidadeAtualização de roadmapsCompetitive intelligenceInformation monitoringInnovationInovaçãoInteligência competitivaMonitoramento de informaçõesRoadmappingRoadmaps updatingTechnologyTecnologiaO roadmapping foi introduzido pela Motorola há mais de 26 anos como uma abordagem para apoiar o planejamento integrado de mercado, produtos e tecnologia. O principal objetivo do roadmapping é a criação de roadmaps, representações visuais em forma de diagramas e tabelas, que capturam e sintetizam informações de mercado, produtos, tecnologias e recursos em um plano com metas para novos desenvolvimentos. A introdução do processo de roadmapping compreende uma série de desafios. Um dos principais, segundo estudos recentes, é a dificuldade de sustentar o processo de roadmapping, ou seja, manter os roadmaps atualizados após a construção do primeiro mapa. Esta dificuldade pode ser atribuída ao fato de que a maioria das aplicações se baseia na utilização de especialistas externos à organização para coleta e análise de informações, o que é proibitivo para algumas organizações em função dos custos envolvidos e a uma lacuna na literatura, que não apresenta um modelo que oriente os praticantes em como manter os roadmaps atualizados. Este estudo apresenta um modelo de atualização de roadmaps que explora duas teorias conjuntamente: a utilização de conceitos do ciclo de inteligência competitiva e princípios de agilidade. Descreve-se o desenvolvimento de um modelo para atualização de roadmaps desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação em uma organização do segmento de bens de consumo para a construção civil. Como resultados, apresentam-se o modelo desenvolvido e sua avaliação pelos profissionais da organização. Os dados coletados indicam que o modelo proposto contribuiu para esta organização em específico por meio de um impacto positivo no grau de monitoramento constante de informações, a credibilidade no roadmap e sua utilização durante a elaboração da estratégia de inovação da organização. Um dos diferenciais do modelo é a proposição de um arcabouço que pode ser realizado pela própria organização através da formação de times ágeis, sem a necessidade de criação de novas posições e áreas funcionais.Roadmapping was introduced by Motorola more than 26 years ago as an approach to support market, product and technology integrated planning. The main objective of the roadmapping is to create roadmaps, visual models of diagrams and tables that capture and synthetize market, product, technology and resources information in a plan compounded by goals for new developments. The roadmapping implementation enhances several challenges. One of the main, according to recent studies, its the difficulty in sustain the roadmapping process, in other words, maintain the roadmaps updated. This difficult can be attributed to the fact that the most of the applications are based on the use of external experts to collect e analyze information, which is prohibitive to some organizations due to the costs involved and to a gap in the literature, that doesnt present a model for guiding the practitioners in how to maintain the roadmaps updated. This paper presents a model for updating roadmaps that combines competitive intelligence and agile management theories. The model was developed through an action research in a civil construction segment organization. The collect data shows that the developed model contributed to this specific organization, by means of a positive impact on the degree of continuous information monitoring, the credibility on the roadmap and its use during the organizations innovation strategy formulation. One of the differentials of the model is the proposition of a framework that can be managed by the organization itself through the use of agile teams, without the need of new holes or functional areas to accomplish it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Daniel CapaldoCarlos, Rafael2014-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-02062014-084313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-02062014-084313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
Model to update the roadmaps using concepts of agility and competitive intelligence
title Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
spellingShingle Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
Carlos, Rafael
Roadmapping
Agile
Agilidade
Atualização de roadmaps
Competitive intelligence
Information monitoring
Innovation
Inovação
Inteligência competitiva
Monitoramento de informações
Roadmapping
Roadmaps updating
Technology
Tecnologia
title_short Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
title_full Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
title_fullStr Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
title_full_unstemmed Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
title_sort Modelo para atualização de roadmaps utilizando conceitos de agilidade e inteligência competitiva
author Carlos, Rafael
author_facet Carlos, Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Daniel Capaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Roadmapping
Agile
Agilidade
Atualização de roadmaps
Competitive intelligence
Information monitoring
Innovation
Inovação
Inteligência competitiva
Monitoramento de informações
Roadmapping
Roadmaps updating
Technology
Tecnologia
topic Roadmapping
Agile
Agilidade
Atualização de roadmaps
Competitive intelligence
Information monitoring
Innovation
Inovação
Inteligência competitiva
Monitoramento de informações
Roadmapping
Roadmaps updating
Technology
Tecnologia
description O roadmapping foi introduzido pela Motorola há mais de 26 anos como uma abordagem para apoiar o planejamento integrado de mercado, produtos e tecnologia. O principal objetivo do roadmapping é a criação de roadmaps, representações visuais em forma de diagramas e tabelas, que capturam e sintetizam informações de mercado, produtos, tecnologias e recursos em um plano com metas para novos desenvolvimentos. A introdução do processo de roadmapping compreende uma série de desafios. Um dos principais, segundo estudos recentes, é a dificuldade de sustentar o processo de roadmapping, ou seja, manter os roadmaps atualizados após a construção do primeiro mapa. Esta dificuldade pode ser atribuída ao fato de que a maioria das aplicações se baseia na utilização de especialistas externos à organização para coleta e análise de informações, o que é proibitivo para algumas organizações em função dos custos envolvidos e a uma lacuna na literatura, que não apresenta um modelo que oriente os praticantes em como manter os roadmaps atualizados. Este estudo apresenta um modelo de atualização de roadmaps que explora duas teorias conjuntamente: a utilização de conceitos do ciclo de inteligência competitiva e princípios de agilidade. Descreve-se o desenvolvimento de um modelo para atualização de roadmaps desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação em uma organização do segmento de bens de consumo para a construção civil. Como resultados, apresentam-se o modelo desenvolvido e sua avaliação pelos profissionais da organização. Os dados coletados indicam que o modelo proposto contribuiu para esta organização em específico por meio de um impacto positivo no grau de monitoramento constante de informações, a credibilidade no roadmap e sua utilização durante a elaboração da estratégia de inovação da organização. Um dos diferenciais do modelo é a proposição de um arcabouço que pode ser realizado pela própria organização através da formação de times ágeis, sem a necessidade de criação de novas posições e áreas funcionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-02062014-084313/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-02062014-084313/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090306039087104