Telessaúde: avaliação de um website como ferramenta de auxílio ao aconselhamento de pais de crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Bárbara Guimarães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-145543/
Resumo: Os aspectos de qualidade técnica e de conteúdo do website Portal dos Bebês Fonoaudiologia, seção Aparelho Auditivo foram verificados por fonoaudiólogos e pais de crianças deficientes auditivas usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Participaram do estudo: grupo A: 109 profissionais (três homens e 106 mulheres) com idade média de 31,6 anos, residindo nas regiões Sudeste (n=64), Sul (n=23), Norte/Nordeste/Centro Oeste - NNC (n=22) e que atuavam em hospital/clinicas privados (n=37) e públicos (n=29), universidades (n=28) e outros (n=15) e grupo B: 21 pais (seis homens e 15 mulheres), com idade média de 31,4 anos, residentes predominantemente na região Sudeste. Os participantes preencheram anonimamente um formulário online disponível no website com perguntas sobre dados demográficos, uso da internet e orientação fornecida no momento da adaptação do AASI. Também responderam às perguntas sobre a qualidade técnica do website - questionário Emory que compreende as subescalas precisão, autores, atualizações, público, navegação, links e estrutura (grupo A) e conteúdo do website (grupos A e B). Para o grupo A não houve diferenças significantes no que se refere à satisfação com o tempo disponível e desempenho nas orientações na adaptação entre os grupos por região ou local de trabalho. O grupo B estava satisfeito com as orientações recebidas. Materiais informativos foram oferecidos apenas para 52,4% dos pais. A média da pontuação das subescalas do Emory foi superior a 4,5. Diferenças pequenas, mas significativas foram encontradas nas subescalas precisão, autores, público e links externos com a navegação, e autores, público e links esternos com estrutura. Os profissionais avaliaram o conteúdo do site como sendo bom ou muito bom. Houve diferença entre a pontuação atribuída aos conteúdos tipos de AASI e limpeza e cuidados com o AASI. Não houve diferenças da avaliação técnica entre os grupos por região ou local de trabalho indicando a adequação do website para diferentes regiões e populações atendidas em serviços distintos. Diferenças da pontuação dos conteúdos escolha do melhor AASI para a criança, limpeza e cuidados com o AASI, colocar/retirar o AASI da orelha, uso unilateral ou bilateral, partes do AASI e uso do telefone encontradas entre regiões e local de trabalho tornam necessárias suas adequações. Para o grupo B não houve diferença entre as pontuações dos conteúdos do website. A pontuação atribuída ao conteúdo e a satisfação com o website estava relacionada à idade da criança, tempo de uso do AASI e conhecimento prévio a respeito dos tópicos do AASI. O website foi considerado pelos participantes como sendo útil para complementação da orientação aos pais de crianças deficientes auditivas usuárias de aparelhos de amplificação sonora individuais.
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Participaram do estudo: grupo A: 109 profissionais (três homens e 106 mulheres) com idade média de 31,6 anos, residindo nas regiões Sudeste (n=64), Sul (n=23), Norte/Nordeste/Centro Oeste - NNC (n=22) e que atuavam em hospital/clinicas privados (n=37) e públicos (n=29), universidades (n=28) e outros (n=15) e grupo B: 21 pais (seis homens e 15 mulheres), com idade média de 31,4 anos, residentes predominantemente na região Sudeste. Os participantes preencheram anonimamente um formulário online disponível no website com perguntas sobre dados demográficos, uso da internet e orientação fornecida no momento da adaptação do AASI. Também responderam às perguntas sobre a qualidade técnica do website - questionário Emory que compreende as subescalas precisão, autores, atualizações, público, navegação, links e estrutura (grupo A) e conteúdo do website (grupos A e B). Para o grupo A não houve diferenças significantes no que se refere à satisfação com o tempo disponível e desempenho nas orientações na adaptação entre os grupos por região ou local de trabalho. O grupo B estava satisfeito com as orientações recebidas. Materiais informativos foram oferecidos apenas para 52,4% dos pais. A média da pontuação das subescalas do Emory foi superior a 4,5. Diferenças pequenas, mas significativas foram encontradas nas subescalas precisão, autores, público e links externos com a navegação, e autores, público e links esternos com estrutura. Os profissionais avaliaram o conteúdo do site como sendo bom ou muito bom. Houve diferença entre a pontuação atribuída aos conteúdos tipos de AASI e limpeza e cuidados com o AASI. Não houve diferenças da avaliação técnica entre os grupos por região ou local de trabalho indicando a adequação do website para diferentes regiões e populações atendidas em serviços distintos. Diferenças da pontuação dos conteúdos escolha do melhor AASI para a criança, limpeza e cuidados com o AASI, colocar/retirar o AASI da orelha, uso unilateral ou bilateral, partes do AASI e uso do telefone encontradas entre regiões e local de trabalho tornam necessárias suas adequações. Para o grupo B não houve diferença entre as pontuações dos conteúdos do website. A pontuação atribuída ao conteúdo e a satisfação com o website estava relacionada à idade da criança, tempo de uso do AASI e conhecimento prévio a respeito dos tópicos do AASI. O website foi considerado pelos participantes como sendo útil para complementação da orientação aos pais de crianças deficientes auditivas usuárias de aparelhos de amplificação sonora individuais.Technical quality and content of the website Babies`Portal - Speech, Pathology and Audiology\", \"Hearing Aids\" section were assessed by audiologists and parents of hearing impaired children fitted with hearing aids (HA). Participated in the study: group A: 109 professionals (three men and 106 women) with mean age of 31.6 years, residing in the Southeast (n = 64), South (n = 23), North/Northeast/Midwest - NNC (n = 22) regions, who worked in private (n = 37) and public (n = 29) hospitals/clinics, universities (n = 28) and others (n = 15). Group B: 21 parents (15 men and six women), mean age 31.4 years, the majority of them resident in the Southeast regions. Participants completed anonymously an online questionnaire available on the website. The questionnaire comprised questions about demographics, internet use and the informational counseling provided at the time of hearing aid fitting. It also contained the Emory questionnaire for the assessment of the websites accuracy, authorship, updates, public, navigation, links and structure (group A) as well as questions regarding the websites content (groups A and B). For group A no significant differences were found between regions and workplace with regard to satisfaction with available time and performance in the informational counseling sessions. Group B was satisfied with information counseling provided at the time of HA fitting. Educational materials were provided for only 52.4% of parents. Emory subscales scores were over 4,5. Small but significant differences were found between the navigation subscales and accuracy, authorship, public and external links subscales as well as between structure subscale and authorship, public and external links. There were no differences in technical evaluation between regions or workplace indicating the suitability of the website for different regions and populations served in different services. The professionals evaluated the website\'s content as being good or very good. There were differences between the scores assigned to the contents \"hearing aid types\" and \"hearing aid care and maintenance\". Small but significant differences were found for the contents \"choosing the best hearing aids for your child\", \"hearing aid care and maintenance\", \"hearing aid insertion and removal, unilateral or bilateral hearing aid use, \"hearing aid parts\" and \"telephone use\" between region and workplace, thus indicating the need for their improvement. For group B no differences were found between contents scores. The total content score and overall satisfaction with the website were correlated to the hearing impaired childs age, duration of hearing aid use and prior knowledge about hearing aids. The website was considered by the participants as being useful to complement the informational counseling provided to parents of hearing impaired children at the time of hearing aid fitting.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrari, Deborah VivianeBastos, Bárbara Guimarães2011-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-145543/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-23082011-145543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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