Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Díaz Jurado, José Mauricio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-05092006-131838/
Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver um programa metodológico de avaliação e melhoria contínua na qualidade da pós-graduação acadêmica no curso de engenharia mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Como caso específico do ensino superior, visando fornecer subsídios para o planejamento do mesmo, a metodologia proposta é baseada numa adaptação do uso do Quality Function Deployment (QFD) – ferramenta de processos e serviços – ao ensino. Pretende também obter valores quantitativos de satisfação, importância e desempenhos (esperados e relativos) para cada processo, e para cada requerimento do cliente. Isso permitirá demonstrar onde o programa estará agindo de forma correta ou onde é preciso melhorar, e quão longe ou perto das metas ele está. A metodologia adaptada ao ensino demonstrará a eficácia da ferramenta para outras classes de serviços, assim paralelamente o ensino será favorecido com mais um modelo eficiente de avaliação e planejamento. Os resultados obtidos na pesquisa dão opção a um retorno , direcionando o planejamento da metodologia de maneira flexível às modificações próprias do ambiente (necessidades dos clientes), sem perder de vista a contínua melhoria e visando satisfazer os requisitos do presente. O trabalho demonstrou a aplicabilidade de uma das ferramentas da engenharia em benefício dela e o ensino em geral, assim como também avaliou os desempenhos atuais e esperados da pós-graduação (PG) em engenharia mecânica da EPUSP; mostrando quais elementos do programa de PG poderiam ser classificados em bons ou deficientes, e saber se os esforços e os recursos direcionados a eles estão sendo bem aproveitados.
id USP_5fcfde1afd24e072ca26750a19794223
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092006-131838
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment. Evaluation of a postgraduation program in mechanical engineering aiming at the supply of subsidies to its planning and continuous control utilizing the tool Quality Function Deployment.avaliação do ensinoevaluation of the educationqualidade no ensinoquality function deploymentquality function deploymentquality in the educationO presente trabalho propõe desenvolver um programa metodológico de avaliação e melhoria contínua na qualidade da pós-graduação acadêmica no curso de engenharia mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Como caso específico do ensino superior, visando fornecer subsídios para o planejamento do mesmo, a metodologia proposta é baseada numa adaptação do uso do Quality Function Deployment (QFD) – ferramenta de processos e serviços – ao ensino. Pretende também obter valores quantitativos de satisfação, importância e desempenhos (esperados e relativos) para cada processo, e para cada requerimento do cliente. Isso permitirá demonstrar onde o programa estará agindo de forma correta ou onde é preciso melhorar, e quão longe ou perto das metas ele está. A metodologia adaptada ao ensino demonstrará a eficácia da ferramenta para outras classes de serviços, assim paralelamente o ensino será favorecido com mais um modelo eficiente de avaliação e planejamento. Os resultados obtidos na pesquisa dão opção a um retorno , direcionando o planejamento da metodologia de maneira flexível às modificações próprias do ambiente (necessidades dos clientes), sem perder de vista a contínua melhoria e visando satisfazer os requisitos do presente. O trabalho demonstrou a aplicabilidade de uma das ferramentas da engenharia em benefício dela e o ensino em geral, assim como também avaliou os desempenhos atuais e esperados da pós-graduação (PG) em engenharia mecânica da EPUSP; mostrando quais elementos do programa de PG poderiam ser classificados em bons ou deficientes, e saber se os esforços e os recursos direcionados a eles estão sendo bem aproveitados.This current research proposes the development of methodological program of evaluations and continuous quality improvement in post graduation in mechanical engineering course of the “Escola Politécnica da Universidade de São Paulo" (EPUSP), as a specific study case of the high education, targeting to provide subsidies for its planning. The methodology proposed herein is based on an adaptive use of QFD – a service and process tool – for education. It also intends to get quantitative values of satisfaction, relevance and performance (expected and relative) for each process and for each customer demand. Hence it will be possible to demonstrate where the program is acting in an effective manner and where improvements might be wanted, and how near or far from the objectives it is. The methodology adopted for the education is going to demonstrate the efficiency of the tool for another kind of services, and the education will be favored with an efficient evaluation and planning model. The results obtained in the work gives the option to a feedback, operating the planning of the methodology in a flexible way to the own modifications of the environment (customer’s requirements), The work had shown one of the application in engineering tools in straight benefit for the engineering and, in general, the education as well. As also evaluated the present performances and expectations of the post graduation (PG) in mechanical engineering of the EPUSP, showing which elements of the PG program would be able to be classified in good or deficient and know itself the efforts and resources directed to them are being well used.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlves, Marcelo Augusto LealDíaz Jurado, José Mauricio2006-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-05092006-131838/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-05092006-131838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
Evaluation of a postgraduation program in mechanical engineering aiming at the supply of subsidies to its planning and continuous control utilizing the tool Quality Function Deployment.
title Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
spellingShingle Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
Díaz Jurado, José Mauricio
avaliação do ensino
evaluation of the education
qualidade no ensino
quality function deployment
quality function deployment
quality in the education
title_short Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
title_full Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
title_fullStr Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
title_sort Avaliação de um programa de pós-graduação em engenharia mecânica visando fornecer subsídios para seu planejamento e controle contínuo utilizando a ferramenta Quality Function Deployment.
author Díaz Jurado, José Mauricio
author_facet Díaz Jurado, José Mauricio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marcelo Augusto Leal
dc.contributor.author.fl_str_mv Díaz Jurado, José Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação do ensino
evaluation of the education
qualidade no ensino
quality function deployment
quality function deployment
quality in the education
topic avaliação do ensino
evaluation of the education
qualidade no ensino
quality function deployment
quality function deployment
quality in the education
description O presente trabalho propõe desenvolver um programa metodológico de avaliação e melhoria contínua na qualidade da pós-graduação acadêmica no curso de engenharia mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Como caso específico do ensino superior, visando fornecer subsídios para o planejamento do mesmo, a metodologia proposta é baseada numa adaptação do uso do Quality Function Deployment (QFD) – ferramenta de processos e serviços – ao ensino. Pretende também obter valores quantitativos de satisfação, importância e desempenhos (esperados e relativos) para cada processo, e para cada requerimento do cliente. Isso permitirá demonstrar onde o programa estará agindo de forma correta ou onde é preciso melhorar, e quão longe ou perto das metas ele está. A metodologia adaptada ao ensino demonstrará a eficácia da ferramenta para outras classes de serviços, assim paralelamente o ensino será favorecido com mais um modelo eficiente de avaliação e planejamento. Os resultados obtidos na pesquisa dão opção a um retorno , direcionando o planejamento da metodologia de maneira flexível às modificações próprias do ambiente (necessidades dos clientes), sem perder de vista a contínua melhoria e visando satisfazer os requisitos do presente. O trabalho demonstrou a aplicabilidade de uma das ferramentas da engenharia em benefício dela e o ensino em geral, assim como também avaliou os desempenhos atuais e esperados da pós-graduação (PG) em engenharia mecânica da EPUSP; mostrando quais elementos do programa de PG poderiam ser classificados em bons ou deficientes, e saber se os esforços e os recursos direcionados a eles estão sendo bem aproveitados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-05092006-131838/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-05092006-131838/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090417202823168