América Latina, um plural singular 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robles, Fernando Luis Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-093517/
Resumo: O estudo visa estender a compreensão sobre a constituição cultural de povos e nações e, particularmente, a constituição do povo latino-americano, com a hipótese de que este compreenderia, com sua plural singularidade, a oportunidade e expressão de um espaço intermediário/transicional ampliado, o que permitiria a constituição de um Homem Novo. Enquanto método, aborda e debate, embasado na análise psicanalítica da cultura, na interdisciplinaridade com outras ciências humanas e se referenciando em segmentos das biografias, revisão bibliográfica e considerações teóricas de três personagens lapidares da história da América Latina (a saber: Simón Bolívar, José Martí e Darcy Ribeiro), a possibilidade, a constituição e a edificação simbólico histórico-cultural de uma identidade latino-americana. Amiúde, para isto, recorre-se a algumas formulações teóricas de René Kaës sobre o vínculo grupal, estendendo-o para o social, bem como Martín-Baró, Jean Baudrillard, entre outros, para dialogarem com os personagens eletivos da história e da construção do conceito sobre a latino-americanidade. Recorre-se também a autores fundamentais da psicanálise, como seu pai, Freud, para algumas digressões teóricas sobre os temas correlatos da sociabilidade humana e função psíquica, vincular e estruturante da cultura, tanto em aspectos subjetivos, intersubjetivos, quanto em relação à identificação grupal e macro intergrupais. A importância do estudo justifica-se dada a plural constituição do povo latino-americano; como sua cultura e sua história singulares podem oferecer respostas e perspectivas frente às crises civilizatórias da contemporaneidade no mundo outrora dominante com centro euro-estadunidense; como e se o chamado sul global pode ser o futuro do devir contra a barbárie, em particular a latino-americanidade e o Homem Novo enquanto fenômeno e potencialidade respectivamente. Fomenta-se com isto novos estudos ulteriores que intensifiquem e engradeçam o debate a respeito do tema, bem como os papéis da Psicologia Social, da Psicanálise (especialmente as questões vinculares e as postulações reivindicando e problematizando uma terceira tópica e/ou mesmo por uma metapsicologia de terceiro mundo) e o debate com as demais ciências humanas neste sentido.
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Enquanto método, aborda e debate, embasado na análise psicanalítica da cultura, na interdisciplinaridade com outras ciências humanas e se referenciando em segmentos das biografias, revisão bibliográfica e considerações teóricas de três personagens lapidares da história da América Latina (a saber: Simón Bolívar, José Martí e Darcy Ribeiro), a possibilidade, a constituição e a edificação simbólico histórico-cultural de uma identidade latino-americana. Amiúde, para isto, recorre-se a algumas formulações teóricas de René Kaës sobre o vínculo grupal, estendendo-o para o social, bem como Martín-Baró, Jean Baudrillard, entre outros, para dialogarem com os personagens eletivos da história e da construção do conceito sobre a latino-americanidade. Recorre-se também a autores fundamentais da psicanálise, como seu pai, Freud, para algumas digressões teóricas sobre os temas correlatos da sociabilidade humana e função psíquica, vincular e estruturante da cultura, tanto em aspectos subjetivos, intersubjetivos, quanto em relação à identificação grupal e macro intergrupais. A importância do estudo justifica-se dada a plural constituição do povo latino-americano; como sua cultura e sua história singulares podem oferecer respostas e perspectivas frente às crises civilizatórias da contemporaneidade no mundo outrora dominante com centro euro-estadunidense; como e se o chamado sul global pode ser o futuro do devir contra a barbárie, em particular a latino-americanidade e o Homem Novo enquanto fenômeno e potencialidade respectivamente. Fomenta-se com isto novos estudos ulteriores que intensifiquem e engradeçam o debate a respeito do tema, bem como os papéis da Psicologia Social, da Psicanálise (especialmente as questões vinculares e as postulações reivindicando e problematizando uma terceira tópica e/ou mesmo por uma metapsicologia de terceiro mundo) e o debate com as demais ciências humanas neste sentido.The study aims to extend the understanding about the cultural constitution of people and nations, and particularly the constitution of latin-american people, by the hypothesis that this would comprehend, given its plural singularity, the opportunity and expression of a expanded intermediary/transitional space, which would enable the constitution of a New Man. In terms of method, it addresses an debates, based on psychoanalytical analysis of culture, the interdisciplinarity with other Human Sciences and referred in biographies segments, bibliographic review e theoretical considerations of three lapidary characters from Latin American History (namely: Simón Bolívar, José Martí and Darcy Ribeiro), the possibility, the constitution and the historical-cultural symbolic edification of a latin-american identity. Specifically, due to this, it is resorted to some theoretical formulations by René Kaës about the group linkage, extending it towards the social linking, as well as with Martín-Baró, Jean Baudrillard, among others, to dialogue with elective characters from History and concerning the construction of the concept about latin-americanity. It leans also on fundamental authors from Psychoanalysis, like its father, Freud, for some theoretical digressions about correlated subjects of human sociability and psychic function, the linking and structuring of culture, as in subjective aspects, intersubjective, as in relation to group identification and macro intergroup. The importance of the study justifies itself given the plural constitution of latin-american people; how its singular culture and history can offer answers and perspectives toward the contemporary civilizational crisis in a formerly dominant world conceived in a model of Europe/U.S. centrism, how and if the so called Global South can be the future of the becoming against the barbarism, particularly the latin-americanity and the New Man while phenomenon and potentiality, respectively. It encourages, therefore, new for coming studies which intensify and enlarge the debate concerning this subject, as well as the roles of Social Psychology, of Psychoanalysis (specially the linking questions and postulations claiming for and problematizing a third topic an/or even for a third world metapsychology) and the debate with the others Human Sciences in this same sense.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Maria Inês AssumpçãoRobles, Fernando Luis Pereira2024-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062024-093517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-14T15:52:02Zoai:teses.usp.br:tde-13062024-093517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-14T15:52:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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