Tráfego veicular e a espessura da camada íntima média das carótidas no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto-ELSA Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierpel, Mauro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-14122017-110737/
Resumo: Muito se conhece sobre os efeitos deletérios da poluição do ar, e a sua influência sobre a mortalidade e morbidade por problemas respiratórios e também por doenças cardiovasculares. Diversos métodos têm sido estudados no sentido de se avaliar as consequências da exposição aos poluentes atmosféricos sobre a saúde humana, bem como, tentar estabelecer os mecanismos que envolvem esta relação. Dados antropométricos, exames de imagem e marcadores laboratoriais têm sido utilizados no sentido de se investigar o desenvolvimento de doença aterosclerótica e, a partir daí, tentar estabelecer uma relação entre os fatores de risco, dentre eles, os poluentes atmosféricos e a aterogênese. Sabe-se que a medida ultrassonográfica da espessura da camada íntima - média das artérias carótidas (EIMC) - tem sido descrita como uma análise complementar de grande potencial na avaliação não invasiva da atividade inflamatória vascular, da gênese e do desenvolvimento da doença aterosclerótica, sendo considerado um preditor independente de risco para morbidade e mortalidade por causas cardiovasculares. Este projeto de pesquisa utilizou o banco de dados relativos ao estado de São Paulo do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e teve por objetivo investigar os possíveis efeitos da poluição atmosférica produzida pelo tráfego veicular na EIMC nos sujeitos incluídos neste projeto. A mensuração da exposição aos poluentes foi feita por meio de medidas indiretas utilizando-se a densidade de tráfego veicular dos locais georreferenciados (local de trabalho e domicílio), a distância da residência dos sujeitos do estudo em relação a vias de grande fluxo de veículos e, ainda, a distância percorrida no deslocamento dos sujeitos entre o domicílio e o local trabalho. Foi realizado um estudo de corte transversal com o modelo de regressão linear univariado e multivariado para se avaliar a possível correlação entre a exposição aos poluentes do ar e espessura da íntima média das carótidas (EIMC)
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