Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação. |
id |
USP_60506a465aa1404646b9bb746f3d9826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20052021-132209 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenilA listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinkingCritical thinkingEscuta juvenilMultiletramentosMultiliteraciesPedagogical projectPensamento críticoProjeto pedagógicoRádio escolarSchool radioYouthful listeningO presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.The present work proposes that school radio, in its different formats, will be experienced as a resource that allows the school community to develop pedagogical practices looking at social demands. This research presents experiences with school radio in a public high school technical school, with high school students and technical education integrated to high school, in order to contribute to the reflection on the importance of listening to students\' speeches, as well as the formation of critical thinking, participation, the production of oral and written genres and the conscious use of technologies. In view of teacher training, it gathers authors who reported facts, showed data and taught methods of developing a school radio and the new possibilities of performances with web radio and podcasting. The bibliographic references that support the choice of this methodology are added to identify and mediate conflicts, foster debate and dialogical constructions, guarantee the right to express oneself and stimulate creativity. The observance of the participation of the students allowed the perception of intra- and interpersonal conflicts, showed the need to contribute to the formation of critical, creative, ethical and respectful individuals, and revealed that school radio allows inter and transdisciplinarity, the development of autonomy, responsibility and cooperation, in addition to training communication.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Sandra Regina ChavesOliveira, Elisiane Alves de2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-21T02:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-20052021-132209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-21T02:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil A listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinking |
title |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
spellingShingle |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil Oliveira, Elisiane Alves de Critical thinking Escuta juvenil Multiletramentos Multiliteracies Pedagogical project Pensamento crítico Projeto pedagógico Rádio escolar School radio Youthful listening |
title_short |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
title_full |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
title_fullStr |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
title_sort |
Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil |
author |
Oliveira, Elisiane Alves de |
author_facet |
Oliveira, Elisiane Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Sandra Regina Chaves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elisiane Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critical thinking Escuta juvenil Multiletramentos Multiliteracies Pedagogical project Pensamento crítico Projeto pedagógico Rádio escolar School radio Youthful listening |
topic |
Critical thinking Escuta juvenil Multiletramentos Multiliteracies Pedagogical project Pensamento crítico Projeto pedagógico Rádio escolar School radio Youthful listening |
description |
O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090890432512000 |