Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elisiane Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/
Resumo: O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.
id USP_60506a465aa1404646b9bb746f3d9826
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20052021-132209
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenilA listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinkingCritical thinkingEscuta juvenilMultiletramentosMultiliteraciesPedagogical projectPensamento críticoProjeto pedagógicoRádio escolarSchool radioYouthful listeningO presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.The present work proposes that school radio, in its different formats, will be experienced as a resource that allows the school community to develop pedagogical practices looking at social demands. This research presents experiences with school radio in a public high school technical school, with high school students and technical education integrated to high school, in order to contribute to the reflection on the importance of listening to students\' speeches, as well as the formation of critical thinking, participation, the production of oral and written genres and the conscious use of technologies. In view of teacher training, it gathers authors who reported facts, showed data and taught methods of developing a school radio and the new possibilities of performances with web radio and podcasting. The bibliographic references that support the choice of this methodology are added to identify and mediate conflicts, foster debate and dialogical constructions, guarantee the right to express oneself and stimulate creativity. The observance of the participation of the students allowed the perception of intra- and interpersonal conflicts, showed the need to contribute to the formation of critical, creative, ethical and respectful individuals, and revealed that school radio allows inter and transdisciplinarity, the development of autonomy, responsibility and cooperation, in addition to training communication.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNunes, Sandra Regina ChavesOliveira, Elisiane Alves de2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-21T02:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-20052021-132209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-21T02:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
A listening experience on radio school for perceptions about conflicts and for the formation of critical youth thinking
title Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
spellingShingle Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
Oliveira, Elisiane Alves de
Critical thinking
Escuta juvenil
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical project
Pensamento crítico
Projeto pedagógico
Rádio escolar
School radio
Youthful listening
title_short Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
title_full Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
title_fullStr Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
title_full_unstemmed Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
title_sort Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil
author Oliveira, Elisiane Alves de
author_facet Oliveira, Elisiane Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Sandra Regina Chaves
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elisiane Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Critical thinking
Escuta juvenil
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical project
Pensamento crítico
Projeto pedagógico
Rádio escolar
School radio
Youthful listening
topic Critical thinking
Escuta juvenil
Multiletramentos
Multiliteracies
Pedagogical project
Pensamento crítico
Projeto pedagógico
Rádio escolar
School radio
Youthful listening
description O presente trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-20052021-132209/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090890432512000