Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28052019-140054/
Resumo: A Educação Ambiental (EA) surge no âmbito das sociedades modernas forjadas com a Revolução Industrial. Os problemas advindos desta se dão devido à maneira como o homem passa a se relacionar com os recursos naturais, onde há um descompasso entre o tempo da produção e o tempo da natureza ocorrendo uma consequente degradação. Neste sentido, a EA discute formas de apropriação do meio ambiente e a possibilidade/necessidade de relações mais harmônicas com o mesmo. Este trabalho se caracterizou por investigar as potencialidades e entraves/dificuldades à efetivação da Educação Ambiental nas escolas públicas em um município do Vale do Paraíba, e compor um perfil para os coordenadores pedagógicos das escolas municipais dessa região, em relação à EA. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário, construído com base na escala Likert de 5 pontos, respondido pelos coordenadores. A tabulação foi realizada levando-se em consideração a localidade da escola de atuação dos coordenadores (escola urbana e central, escola urbana e periférica e escola rural); em seguida procedeu-se a validação dos dados com a utilização do programa Biostat 5.3, no qual foi realizado análise de variância seguindo o teste de Kruskal Wallis e nos casos em que resultou em variâncias significativas, foi realizado pós-teste em Student Newman Keuls para comparar duas a duas as variáveis e identificar as diferenças significativas entre elas. Os resultados apontaram para um perfil dos coordenadores pedagógicos que ainda estão centrados no cognitivismo, assumindo trabalhos/ações pontuais e desconexas em relação à EA. Observou-se, também, que as concepções dos coordenadores pedagógicos são recortadas e que isso replica nos professores que segundo os coordenadores não se articulam enquanto equipe de docentes, tampouco o fazem com a comunidade a qual a escola se insere, o que reforça o caráter cognicista da EA. Notou-se que na região rural, apesar de compor um pequeno número de unidades, existe um pensamento, por parte dos coordenadores e por consequência de toda a escola, no campo pedagógico, de mudança de direção na concepção e abordagem da EA. Esse cenário, apesar de estágio inicial, constitui-se enquanto possibilidade à EA e pode corroborar para auxiliar na mudança de paradigma da EA nesta rede de ensino. Da mesma maneira, a EA enquanto transversalidade e vista sob a ótica emancipatória, pode contribuir para que a escola assuma seu papel, enquanto espaço propício para a escola, no uso de sua autonomia declarada, se constituir enquanto espaço público de formação para o exercício da prática cidadã.
id USP_606b0c1194f173c2dba96ea1297295af
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28052019-140054
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do ParaíbaEnvironmental education: potentials and obstacles to an emancipatory education in a municipality of the Paraíba ValleyCidadaniaCitizenshipEducação AmbientalEducationEnsinoEnvironmental EducationEscolas PúblicasPublic SchoolsA Educação Ambiental (EA) surge no âmbito das sociedades modernas forjadas com a Revolução Industrial. Os problemas advindos desta se dão devido à maneira como o homem passa a se relacionar com os recursos naturais, onde há um descompasso entre o tempo da produção e o tempo da natureza ocorrendo uma consequente degradação. Neste sentido, a EA discute formas de apropriação do meio ambiente e a possibilidade/necessidade de relações mais harmônicas com o mesmo. Este trabalho se caracterizou por investigar as potencialidades e entraves/dificuldades à efetivação da Educação Ambiental nas escolas públicas em um município do Vale do Paraíba, e compor um perfil para os coordenadores pedagógicos das escolas municipais dessa região, em relação à EA. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário, construído com base na escala Likert de 5 pontos, respondido pelos coordenadores. A tabulação foi realizada levando-se em consideração a localidade da escola de atuação dos coordenadores (escola urbana e central, escola urbana e periférica e escola rural); em seguida procedeu-se a validação dos dados com a utilização do programa Biostat 5.3, no qual foi realizado análise de variância seguindo o teste de Kruskal Wallis e nos casos em que resultou em variâncias significativas, foi realizado pós-teste em Student Newman Keuls para comparar duas a duas as variáveis e identificar as diferenças significativas entre elas. Os resultados apontaram para um perfil dos coordenadores pedagógicos que ainda estão centrados no cognitivismo, assumindo trabalhos/ações pontuais e desconexas em relação à EA. Observou-se, também, que as concepções dos coordenadores pedagógicos são recortadas e que isso replica nos professores que segundo os coordenadores não se articulam enquanto equipe de docentes, tampouco o fazem com a comunidade a qual a escola se insere, o que reforça o caráter cognicista da EA. Notou-se que na região rural, apesar de compor um pequeno número de unidades, existe um pensamento, por parte dos coordenadores e por consequência de toda a escola, no campo pedagógico, de mudança de direção na concepção e abordagem da EA. Esse cenário, apesar de estágio inicial, constitui-se enquanto possibilidade à EA e pode corroborar para auxiliar na mudança de paradigma da EA nesta rede de ensino. Da mesma maneira, a EA enquanto transversalidade e vista sob a ótica emancipatória, pode contribuir para que a escola assuma seu papel, enquanto espaço propício para a escola, no uso de sua autonomia declarada, se constituir enquanto espaço público de formação para o exercício da prática cidadã.Environmental Education (EE) is the product of the modern social values forged by the Industrial Revolution. The conflicts regarding EE revolve around differing views of natural resources and concepts of commercial time-in-production and the limited time in nature that results in environmental degradation. In this temporal sense, EE reveals viable ways of environment management and examines the possibilities for a harmonious relationship with nature. This work is an investigation of the potentials and obstacles in implementing EE in public schools for the Brazilian municipality of Vale do Paraíba and the composition of a formulary for EE curriculum coordinators in the municipal schools of that region. Data was collected through a questionnaire sent to the coordinators based on the five-point Likert scale. Calculations took into account the participants\' locality and demographics (urban and central school, urban and peripheral school, or rural school), which was validated using the Biostat 5.3 program that applied the Kruskal Wallis test for variance analysis. A two-variable Student Newman Keuls procedure identified, in the data, a significant variability. Findings showed pedagogical coordinators for environmental education remain centered on cognitivism with emphasis on punctual and disconnected works/actions. Coordinators\" pedagogical concepts are fragmented and strongly reflected in the isolation of teaching staff who, according to the coordinators, act without exchanges or teamwork. Coordinators stated that faculty members do not engage in community outreach nor show involvement with the community schools or the environment itself. This pattern of behavior reinforces the cognitivist attitudes for EE. Though rural locations had a lesser number of scholastic units, a noticeable variance was found in pedagogical coordination regarding both the focus and approach to EE concepts which, consequently, had schoolwide impact. Even in this early stage, findings show the use of alternatives and recognition within teaching organizations for the imperative of positive changes regarding EE. When circumstances allow, the multidisciplinary nature and independence of those teaching EE can align well with the social autonomy of schools in providing spaces for public education and citizen participation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatuogno, Célia Regina Tomachuk dos SantosCarvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de2017-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28052019-140054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-10T17:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-28052019-140054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-10T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
Environmental education: potentials and obstacles to an emancipatory education in a municipality of the Paraíba Valley
title Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
spellingShingle Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
Carvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de
Cidadania
Citizenship
Educação Ambiental
Education
Ensino
Environmental Education
Escolas Públicas
Public Schools
title_short Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
title_full Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
title_fullStr Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
title_full_unstemmed Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
title_sort Educação ambiental: potencialidades e entraves à uma educação emancipatória em um município do Vale do Paraíba
author Carvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de
author_facet Carvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catuogno, Célia Regina Tomachuk dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Júnior, Expedicto Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Citizenship
Educação Ambiental
Education
Ensino
Environmental Education
Escolas Públicas
Public Schools
topic Cidadania
Citizenship
Educação Ambiental
Education
Ensino
Environmental Education
Escolas Públicas
Public Schools
description A Educação Ambiental (EA) surge no âmbito das sociedades modernas forjadas com a Revolução Industrial. Os problemas advindos desta se dão devido à maneira como o homem passa a se relacionar com os recursos naturais, onde há um descompasso entre o tempo da produção e o tempo da natureza ocorrendo uma consequente degradação. Neste sentido, a EA discute formas de apropriação do meio ambiente e a possibilidade/necessidade de relações mais harmônicas com o mesmo. Este trabalho se caracterizou por investigar as potencialidades e entraves/dificuldades à efetivação da Educação Ambiental nas escolas públicas em um município do Vale do Paraíba, e compor um perfil para os coordenadores pedagógicos das escolas municipais dessa região, em relação à EA. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário, construído com base na escala Likert de 5 pontos, respondido pelos coordenadores. A tabulação foi realizada levando-se em consideração a localidade da escola de atuação dos coordenadores (escola urbana e central, escola urbana e periférica e escola rural); em seguida procedeu-se a validação dos dados com a utilização do programa Biostat 5.3, no qual foi realizado análise de variância seguindo o teste de Kruskal Wallis e nos casos em que resultou em variâncias significativas, foi realizado pós-teste em Student Newman Keuls para comparar duas a duas as variáveis e identificar as diferenças significativas entre elas. Os resultados apontaram para um perfil dos coordenadores pedagógicos que ainda estão centrados no cognitivismo, assumindo trabalhos/ações pontuais e desconexas em relação à EA. Observou-se, também, que as concepções dos coordenadores pedagógicos são recortadas e que isso replica nos professores que segundo os coordenadores não se articulam enquanto equipe de docentes, tampouco o fazem com a comunidade a qual a escola se insere, o que reforça o caráter cognicista da EA. Notou-se que na região rural, apesar de compor um pequeno número de unidades, existe um pensamento, por parte dos coordenadores e por consequência de toda a escola, no campo pedagógico, de mudança de direção na concepção e abordagem da EA. Esse cenário, apesar de estágio inicial, constitui-se enquanto possibilidade à EA e pode corroborar para auxiliar na mudança de paradigma da EA nesta rede de ensino. Da mesma maneira, a EA enquanto transversalidade e vista sob a ótica emancipatória, pode contribuir para que a escola assuma seu papel, enquanto espaço propício para a escola, no uso de sua autonomia declarada, se constituir enquanto espaço público de formação para o exercício da prática cidadã.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28052019-140054/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-28052019-140054/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091150070415360