A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benoti, Marcus Vinicius Pelais
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-21082024-141000/
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar a influência de dez aditivos químicos na moagem de minério de nióbio. Os compostos empregados foram os seguintes: solução aquosa de derivado do ácido poliacrílico de sódio e sal de sódio; oxethyliertes nonylphenolpolyglykolether 1-7 EO; etilenoglicol; dietilenoglicol; propilenoglicol; solução de poliacrilato de sódio; duas soluções diferentes de poliacrilatos e derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias e poliglicóis; soluções de derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias; e soluções de poliglicóis. Ensaios de moagem em laboratório foram realizados sob condições controladas, mantendo-se constante a carga de corpos moedores, volume de polpa, porcentagem de sólidos e velocidade de rotação do moinho variando-se, apenas, o tipo e a dosagem do aditivo. Através de recursos estatísticos (teste de hipótese) verificou-se que as distribuições granulométricas dos produtos de moagem do minério de Nióbio com aditivos apresentaram diferenças significativas em relação à distribuição granulométrica do produto da moagem sem aditivo. Verificou-se, também, a relação destes compostos na geração de finos, ou seja, material com tamanho inferior a 0,045 mm, bem como a influência dos aditivos no consumo energético específico da moagem.
id USP_60793d72115b4e5a38fafffdf04351db
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21082024-141000
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.Untitled in englishGrindingMinériosMoagemNióbioNiobiumOresEste trabalho teve por objetivo verificar a influência de dez aditivos químicos na moagem de minério de nióbio. Os compostos empregados foram os seguintes: solução aquosa de derivado do ácido poliacrílico de sódio e sal de sódio; oxethyliertes nonylphenolpolyglykolether 1-7 EO; etilenoglicol; dietilenoglicol; propilenoglicol; solução de poliacrilato de sódio; duas soluções diferentes de poliacrilatos e derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias e poliglicóis; soluções de derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias; e soluções de poliglicóis. Ensaios de moagem em laboratório foram realizados sob condições controladas, mantendo-se constante a carga de corpos moedores, volume de polpa, porcentagem de sólidos e velocidade de rotação do moinho variando-se, apenas, o tipo e a dosagem do aditivo. Através de recursos estatísticos (teste de hipótese) verificou-se que as distribuições granulométricas dos produtos de moagem do minério de Nióbio com aditivos apresentaram diferenças significativas em relação à distribuição granulométrica do produto da moagem sem aditivo. Verificou-se, também, a relação destes compostos na geração de finos, ou seja, material com tamanho inferior a 0,045 mm, bem como a influência dos aditivos no consumo energético específico da moagem.The objective of the present work was to assess the influence of chemicals on the performance of grinding. These chemicals, known as grinding aids were used under different dosages in batch grinding testes of a selected niobium ore. Other variables such as ball charge, ball sizes, pulp density and pulp volume were kept constant throughout the campaign. The results were then analysed in terms of size distribution of products. Statistical tools were used to evaluate the differences in results obtained in all tests as opposed to the base case, ie. with no addition of grinding aids. The analysis also included the generation of fines and the specific energy consumed in each test.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDelboni Junior, HomeroBenoti, Marcus Vinicius Pelais2002-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-21082024-141000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-21T23:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-141000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-21T23:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
Untitled in english
title A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
spellingShingle A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
Benoti, Marcus Vinicius Pelais
Grinding
Minérios
Moagem
Nióbio
Niobium
Ores
title_short A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
title_full A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
title_fullStr A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
title_full_unstemmed A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
title_sort A influência de aditivos químicos na moagem de minério de nióbio.
author Benoti, Marcus Vinicius Pelais
author_facet Benoti, Marcus Vinicius Pelais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delboni Junior, Homero
dc.contributor.author.fl_str_mv Benoti, Marcus Vinicius Pelais
dc.subject.por.fl_str_mv Grinding
Minérios
Moagem
Nióbio
Niobium
Ores
topic Grinding
Minérios
Moagem
Nióbio
Niobium
Ores
description Este trabalho teve por objetivo verificar a influência de dez aditivos químicos na moagem de minério de nióbio. Os compostos empregados foram os seguintes: solução aquosa de derivado do ácido poliacrílico de sódio e sal de sódio; oxethyliertes nonylphenolpolyglykolether 1-7 EO; etilenoglicol; dietilenoglicol; propilenoglicol; solução de poliacrilato de sódio; duas soluções diferentes de poliacrilatos e derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias e poliglicóis; soluções de derivados de aminas primárias, secundárias, terciárias; e soluções de poliglicóis. Ensaios de moagem em laboratório foram realizados sob condições controladas, mantendo-se constante a carga de corpos moedores, volume de polpa, porcentagem de sólidos e velocidade de rotação do moinho variando-se, apenas, o tipo e a dosagem do aditivo. Através de recursos estatísticos (teste de hipótese) verificou-se que as distribuições granulométricas dos produtos de moagem do minério de Nióbio com aditivos apresentaram diferenças significativas em relação à distribuição granulométrica do produto da moagem sem aditivo. Verificou-se, também, a relação destes compostos na geração de finos, ou seja, material com tamanho inferior a 0,045 mm, bem como a influência dos aditivos no consumo energético específico da moagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-21082024-141000/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-21082024-141000/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090965015625728