Desenvolvimento de um Hardware in the Loop (HiL) de um sistema de frenagem com ABS hidráulico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-25102021-150656/ |
Resumo: | A competitividade imposta pelo mercado global tem forçado as empresas fabricantes de automóveis a buscarem novas alternativas para desenvolver seus produtos e sistemas de maneira rápida, com custo reduzido, alta qualidade e segurança. Para atender essa demanda as empresas precisam formar um quadro de profissionais com sólidos conhecimentos em métodos e processos de desenvolvimento. A falta desses profissionais em países como o Brasil pode aumentar a defasagem de conhecimento tecnológico local, diminuir a competitividade de oferta de mão de obra qualificada e, consequentemente, reduzir a participação nacional nas atividades de desenvolvimento coordenadas pelas matrizes global. Uma das alternativas para evitar que países como o Brasil sejam considerados apenas como mercados consumidores pode se dar através da qualificação da mão de obra local, fomentar as pesquisas e a especialização em métodos e processos de desenvolvimento de novos sistemas. Neste contexto, as simulações X-in-the-Loop tem sido apresentadas como uma alternativa para atrair atividades de desenvolvimento para o mercado local. Dentre essas simulações pode-se destacar o Hardware in the Loop (HiL) por ser aplicado em boa parte das fases de desenvolvimento e etapas de teste de sistemas sem a necessidade de um veículo físico. Além disso, o HiL pode ser aplicado como ferramenta didática em ambientes acadêmicos preparando melhor o futuro profissional. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Hardware in the Loop (HiL) de um Sistema de Frenagem com ABS Hidráulico. Essa proposta pode, através do HiL, auxiliar os interessados a compreender um dos processos de desenvolvimento de sistemas estudando o funcionamento do sistema de frenagem ABS em bancada e aprendendo os conceitos e aplicações dessa ferramenta. O método utilizado é o desenvolvimento de uma plataforma que simule uma condição específica de operação do veículo através da integração de componentes reais e virtuais. As simulações de frenagens são feitas utilizando um software de dinâmica veicular e a análise dos resultados utiliza um método de comparação entre o virtual e o real, validando o HiL. Espera-se ao concluir este trabalho, fornecer dados relevantes para construção de novas plataformas HiL e desenvolvimento de novos sistemas automotivos. |
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Desenvolvimento de um Hardware in the Loop (HiL) de um sistema de frenagem com ABS hidráulico.Hardware in the loop (HiL) for hydraulic braking system with ABS.ABS hidráulicoABS systemBrakingFrenagemHardwareHardware in the loop - HiLHydraulic ABSSistema ABSA competitividade imposta pelo mercado global tem forçado as empresas fabricantes de automóveis a buscarem novas alternativas para desenvolver seus produtos e sistemas de maneira rápida, com custo reduzido, alta qualidade e segurança. Para atender essa demanda as empresas precisam formar um quadro de profissionais com sólidos conhecimentos em métodos e processos de desenvolvimento. A falta desses profissionais em países como o Brasil pode aumentar a defasagem de conhecimento tecnológico local, diminuir a competitividade de oferta de mão de obra qualificada e, consequentemente, reduzir a participação nacional nas atividades de desenvolvimento coordenadas pelas matrizes global. Uma das alternativas para evitar que países como o Brasil sejam considerados apenas como mercados consumidores pode se dar através da qualificação da mão de obra local, fomentar as pesquisas e a especialização em métodos e processos de desenvolvimento de novos sistemas. Neste contexto, as simulações X-in-the-Loop tem sido apresentadas como uma alternativa para atrair atividades de desenvolvimento para o mercado local. Dentre essas simulações pode-se destacar o Hardware in the Loop (HiL) por ser aplicado em boa parte das fases de desenvolvimento e etapas de teste de sistemas sem a necessidade de um veículo físico. Além disso, o HiL pode ser aplicado como ferramenta didática em ambientes acadêmicos preparando melhor o futuro profissional. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Hardware in the Loop (HiL) de um Sistema de Frenagem com ABS Hidráulico. Essa proposta pode, através do HiL, auxiliar os interessados a compreender um dos processos de desenvolvimento de sistemas estudando o funcionamento do sistema de frenagem ABS em bancada e aprendendo os conceitos e aplicações dessa ferramenta. O método utilizado é o desenvolvimento de uma plataforma que simule uma condição específica de operação do veículo através da integração de componentes reais e virtuais. As simulações de frenagens são feitas utilizando um software de dinâmica veicular e a análise dos resultados utiliza um método de comparação entre o virtual e o real, validando o HiL. Espera-se ao concluir este trabalho, fornecer dados relevantes para construção de novas plataformas HiL e desenvolvimento de novos sistemas automotivos.The competitiveness imposed by the global market has forced car manufacturers to seek new alternatives so as to develop their products and systems quickly, with reduced cost, high quality and safety. To meet this demand, companies need to train professionals in solid knowledge of methods and development processes. The lack of such professionals in countries such as Brazil can increase the local technological knowledge gap, reducing skilled labor supply competitiveness, and it consequently reducing their participation in development activities coordinated by the global headquarters. One of the alternatives to prevent countries such as Brazil from being considered only consumer markets can be through the local labor force qualification, encourage research and specialization in methods and processes for the development of new systems. In this context, simulations X-in-the-Loop have become alternative tools to attract development activities to the local market. Among these simulations, the Hardware in the Loop (HiL) can be highlighted because it can be applied to most phases of the system development and testing without using a physical vehicle. In addition, HiL can be used as a teaching tool in academic environments to better prepare the upcoming professionals. The goal of this thesis is to develop a Hardware in the Loop (HiL) for a Hydraulic Braking System with ABS. This proposal can, through HiL, help interested parties understand one of the system development processes by studying the ABS braking system operating on a workbench and by learning the concepts and applications of this tool. The used method is the development of a platform that simulates a specific operating vehicle condition through real and virtual components integration. The braking simulations are performed using a vehicle dynamics software and the analysis uses a comparison method between the virtual and real results, and thus validates the HiL. It is expected that by the end of this thesis, it will provide relevant data to build new HiL platforms and to develop new automotive systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLagana, Armando Antonio MariaSilva, Nouriandres Liborio2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-25102021-150656/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-26T14:29:03Zoai:teses.usp.br:tde-25102021-150656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-26T14:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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