Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dilson Rufino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/
Resumo: O trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral.
id USP_60a04b0b194ed8071cee9f1bc36e6725
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27102016-131242
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomiaYoung People and the Theatrical Process: The contributitions of an non-scholarly educational experience to his socialization and autonomy processesEducação não EscolarFazer TeatralJovensNon-Scholarly Education.Theatrical ProcessYoung PeopleO trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral.This paper presents results of research that focuses on the contributions of the theatrical creative process to the socialization, individualization and autonomy of young people in educational spaces outside of formal schooling. The study focuses on young people, aged between 17 and 29, who attend introductory theater classes in a non-governamental organization located at a urban spaciality in the northeastern region of the State of São Paulo. The study is based on qualitative data grounded on contributions from the areas of Social Sciences, Theater and Education. In field works were adopted methodological procedures as direct observation, the recording in a field diary, and the realization of \"reflective interview.\" The results suggest that experience increases the diversification of socialization processes, autonomy and individuation of the young people and shows to be an educational practice that goes beyond the transmission techniques, own knowledge of theatrical language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Elmir deSilva, Dilson Rufino da2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-27102016-131242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
Young People and the Theatrical Process: The contributitions of an non-scholarly educational experience to his socialization and autonomy processes
title Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
spellingShingle Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
Silva, Dilson Rufino da
Educação não Escolar
Fazer Teatral
Jovens
Non-Scholarly Education.
Theatrical Process
Young People
title_short Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
title_full Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
title_fullStr Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
title_full_unstemmed Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
title_sort Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
author Silva, Dilson Rufino da
author_facet Silva, Dilson Rufino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Elmir de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dilson Rufino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não Escolar
Fazer Teatral
Jovens
Non-Scholarly Education.
Theatrical Process
Young People
topic Educação não Escolar
Fazer Teatral
Jovens
Non-Scholarly Education.
Theatrical Process
Young People
description O trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257462790422528