Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/ |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral. |
id |
USP_60a04b0b194ed8071cee9f1bc36e6725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27102016-131242 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomiaYoung People and the Theatrical Process: The contributitions of an non-scholarly educational experience to his socialization and autonomy processesEducação não EscolarFazer TeatralJovensNon-Scholarly Education.Theatrical ProcessYoung PeopleO trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral.This paper presents results of research that focuses on the contributions of the theatrical creative process to the socialization, individualization and autonomy of young people in educational spaces outside of formal schooling. The study focuses on young people, aged between 17 and 29, who attend introductory theater classes in a non-governamental organization located at a urban spaciality in the northeastern region of the State of São Paulo. The study is based on qualitative data grounded on contributions from the areas of Social Sciences, Theater and Education. In field works were adopted methodological procedures as direct observation, the recording in a field diary, and the realization of \"reflective interview.\" The results suggest that experience increases the diversification of socialization processes, autonomy and individuation of the young people and shows to be an educational practice that goes beyond the transmission techniques, own knowledge of theatrical language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Elmir deSilva, Dilson Rufino da2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-27102016-131242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia Young People and the Theatrical Process: The contributitions of an non-scholarly educational experience to his socialization and autonomy processes |
title |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
spellingShingle |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia Silva, Dilson Rufino da Educação não Escolar Fazer Teatral Jovens Non-Scholarly Education. Theatrical Process Young People |
title_short |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
title_full |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
title_fullStr |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
title_full_unstemmed |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
title_sort |
Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia |
author |
Silva, Dilson Rufino da |
author_facet |
Silva, Dilson Rufino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Elmir de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dilson Rufino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não Escolar Fazer Teatral Jovens Non-Scholarly Education. Theatrical Process Young People |
topic |
Educação não Escolar Fazer Teatral Jovens Non-Scholarly Education. Theatrical Process Young People |
description |
O trabalho apresenta resultados da pesquisa de mestrado, na qual investigou-se a respeito das contribuições do fazer teatral (educação não escolar) à socialização, independência e autonomia de jovens entre 17 e 29 anos, em um curso de teatro oferecido por organização não governamental inserida em espacialidade urbana da região do nordeste do estado de São Paulo. No estudo, de natureza qualitativa, predominaram a observação livre e a realização de entrevistas de tipo compreensiva. Aportes teóricos das áreas das Ciências Sociais, das Artes/Teatro e da Educação orientaram todas as fases da pesquisa, em especial a compreensão das experiências individuais, sociais e culturais dos jovens. Os resultados apontam que o engajamento dos jovens diversifica e adensa seus processos socializadores e permite-lhes construir uma visão de mundo e tecer um mundo diverso de seus familiares, grupos religiosos, escolares, entre outros, constituindo-se em uma prática educativa que vai além da transmissão de técnicas, saberes e conhecimentos próprios da linguagem teatral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27102016-131242/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257462790422528 |