Menor: um problema para sociedade disciplinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-114106/ |
Resumo: | A presente pesquisa investigou sobre e emergência do menor no período de 1889-1927. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa de fontes primárias. As ideias de Foucault sobre sociedade disciplinar, poder, saber governamentalidade, arqueologia e genealogia permitiram a análise dos autos encontrados sobre o menor evidenciando-se relações de poder e o processo de sujeição do menor pelo trabalho e pela educação. Constatamos, assim, como já apontado por autores estudiosos do tema que o trabalho e a educação constituíram-se elementos centrais nas políticas públicas dirigidas para o menor desde o período estudado até os dias de hoje |
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Menor: um problema para sociedade disciplinarDisciplinaDisciplineEducaçãoEducationLabourMenorMinorPoderPowerTrabalhoA presente pesquisa investigou sobre e emergência do menor no período de 1889-1927. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa de fontes primárias. As ideias de Foucault sobre sociedade disciplinar, poder, saber governamentalidade, arqueologia e genealogia permitiram a análise dos autos encontrados sobre o menor evidenciando-se relações de poder e o processo de sujeição do menor pelo trabalho e pela educação. Constatamos, assim, como já apontado por autores estudiosos do tema que o trabalho e a educação constituíram-se elementos centrais nas políticas públicas dirigidas para o menor desde o período estudado até os dias de hojeThis research investigated and on the child emergency in the period 1889-1927. Was used as the research methods literature review on the subject and the research of primary sources. Foucault\'s ideas about society disciplinary power, governmentality know, archeology and genealogy allowed the analysis of the case found on the child evidencing power relations and the process of placing the child for the work and education. We have thus found, as pointed out by authors writing on this topic that work and education constituted the central elements in public policies directed to the child since the study period until the present dayBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEndo, Paulo CésarLima, Karina de Oliveira2011-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-114106/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-05102011-114106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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