Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolai, Michele Marcelo Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-03052019-155345/
Resumo: Nesta tese foi apresentado um estudo sobre o processo de escolarização de alunos de uma escola pública localizada na região de Itaquera, na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa era identificar se a realidade vivida pelos alunos de 5o ano (Ciclo Interdisciplinar) e 9o ano (Ciclo Autoral) do Ensino Fundamental influenciou ou não na modificação de suas Representações Sociais (RS) sobre a Água. Para tanto, foi investigada a RS sobre a Água dos professores e funcionárias e, também, dos alunos da escola a partir da perspectiva teóricometodológica da Teoria das Representações Sociais, complementada pela Teoria do Núcleo Central. Para obtenção das informações foi aplicado um questionário que fazia referências à caracterização dos 217 sujeitos investigados e à livre associação de palavras a partir do termo indutor \"Água\". O tratamento dos dados foi realizado empregando-se os softwares EVOC (para construção do Quadrante de Vergès - análise da saliência) e Iramuteq (para construção da Árvore de Máxima Similitude - análise da similitude). Essas análises foram complementadas pela análise do conteúdo das justificativas dos termos evocados pelos sujeitos investigados para o termo indutor Água. Os resultados obtidos possibilitaram a discussão sobre a práxis docente e a interação entre os membros da comunidade escolar. Emergiu das análises da saliência, similitude e conteúdo, dados que possibilitaram comparar as RS entre os grupos de professores e funcionárias e alunos, assim como, entre os alunos do Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral. A representação social sobre Água do grupo de professores e funcionárias trouxe um pensamento mais elaborado, sublinhando a presença dos termos: Limpeza, Sede, Vida, Saúde e Natureza no Núcleo Central. Na periferia alocaram-se os termos: Alimento, Chuva, Economia, Higiene, Indispensável, Desperdício, Energia e Mar. As três categorias criadas a posteriori para esta RS foram: Cotidiano, Organismo e Recurso Natural. O significado atribuído aos termos revelou a importância conferida pelos professores e funcionárias da escola às questões mais abrangentes, como a questão da Saúde, o uso consciente da Água para manutenção saudável do Organismo e cuidado com o meio ambiente, através da preservação dos Recursos Naturais. A constituição da RS sobre a Água do grupo de alunos do Ensino Fundamental apresentou os termos: Beber água, Desperdício, Economia, Sede e Tomar banho na composição do Núcleo Central. Na periferia estão localizados os termos: Chuva, Lavar roupa, Piscina, Falta, Saúde, Cantareira, Cozinhar, Escovar dente, Lavar louça, Lavar mãos, Não desperdiçar, Praia e Suco. As quatro categorias criadas a posteriori para os termos mais relevantes desta RS foram: Cotidiano, Recurso Natural, Lazer e Organismo. Essas categorias carregam em si termos evocados pelos alunos que ressaltam em suas justificativas aspectos mais imediatos do cotidiano, isto é, as necessidades básicas de higiene, para a manutenção do corpo e do ambiente onde se vive, e hábitos que conduzem a escassez da Água. Ao comparar as RS dos grupos nota-se que há diferenças entre os termos que compõem a parte mais estável da representação. Os termos sublinhados pelos sujeitos sociais trazem a apropriação de aspectos do currículo formal e de informações veiculadas pela mídia, ambas concorrendo entre si e com o conhecimento de senso comum que está inserido no ambiente educacional.
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spelling Percepções escolares sobre Água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais.School Perceptions on Water from the perspective of Theory of Social RepresentationsCentral Nucleus TheoryEnsino FundamentalEscolarizaçãoFormação de ProfessoresRepresentações SociaisSchoolingSocial RepresentationsTeacher training, Elementary SchoolTeoria do Núcleo CentralNesta tese foi apresentado um estudo sobre o processo de escolarização de alunos de uma escola pública localizada na região de Itaquera, na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa era identificar se a realidade vivida pelos alunos de 5o ano (Ciclo Interdisciplinar) e 9o ano (Ciclo Autoral) do Ensino Fundamental influenciou ou não na modificação de suas Representações Sociais (RS) sobre a Água. Para tanto, foi investigada a RS sobre a Água dos professores e funcionárias e, também, dos alunos da escola a partir da perspectiva teóricometodológica da Teoria das Representações Sociais, complementada pela Teoria do Núcleo Central. Para obtenção das informações foi aplicado um questionário que fazia referências à caracterização dos 217 sujeitos investigados e à livre associação de palavras a partir do termo indutor \"Água\". O tratamento dos dados foi realizado empregando-se os softwares EVOC (para construção do Quadrante de Vergès - análise da saliência) e Iramuteq (para construção da Árvore de Máxima Similitude - análise da similitude). Essas análises foram complementadas pela análise do conteúdo das justificativas dos termos evocados pelos sujeitos investigados para o termo indutor Água. Os resultados obtidos possibilitaram a discussão sobre a práxis docente e a interação entre os membros da comunidade escolar. Emergiu das análises da saliência, similitude e conteúdo, dados que possibilitaram comparar as RS entre os grupos de professores e funcionárias e alunos, assim como, entre os alunos do Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral. A representação social sobre Água do grupo de professores e funcionárias trouxe um pensamento mais elaborado, sublinhando a presença dos termos: Limpeza, Sede, Vida, Saúde e Natureza no Núcleo Central. Na periferia alocaram-se os termos: Alimento, Chuva, Economia, Higiene, Indispensável, Desperdício, Energia e Mar. As três categorias criadas a posteriori para esta RS foram: Cotidiano, Organismo e Recurso Natural. O significado atribuído aos termos revelou a importância conferida pelos professores e funcionárias da escola às questões mais abrangentes, como a questão da Saúde, o uso consciente da Água para manutenção saudável do Organismo e cuidado com o meio ambiente, através da preservação dos Recursos Naturais. A constituição da RS sobre a Água do grupo de alunos do Ensino Fundamental apresentou os termos: Beber água, Desperdício, Economia, Sede e Tomar banho na composição do Núcleo Central. Na periferia estão localizados os termos: Chuva, Lavar roupa, Piscina, Falta, Saúde, Cantareira, Cozinhar, Escovar dente, Lavar louça, Lavar mãos, Não desperdiçar, Praia e Suco. As quatro categorias criadas a posteriori para os termos mais relevantes desta RS foram: Cotidiano, Recurso Natural, Lazer e Organismo. Essas categorias carregam em si termos evocados pelos alunos que ressaltam em suas justificativas aspectos mais imediatos do cotidiano, isto é, as necessidades básicas de higiene, para a manutenção do corpo e do ambiente onde se vive, e hábitos que conduzem a escassez da Água. Ao comparar as RS dos grupos nota-se que há diferenças entre os termos que compõem a parte mais estável da representação. Os termos sublinhados pelos sujeitos sociais trazem a apropriação de aspectos do currículo formal e de informações veiculadas pela mídia, ambas concorrendo entre si e com o conhecimento de senso comum que está inserido no ambiente educacional.In this thesis was presented a study about the schooling process of students of a public school located in the region of Itaquera, in the city of São Paulo. The aim of the research was to identify if the reality lived by the students of 5th year (Interdisciplinary Cycle) and 9th year (Cycle Autoral) of Elementary School influenced or not the modification of their Social Representations (RS) on Water. In order to do so, it was investigated the RS on Water of teachers and employees, and also of the students of the school from the theoreticalmethodological perspective of Theory of Social Representations, complemented by Central Nucleus Theory. A questionnaire was used to obtain the information that made references to the characterization of the 217 investigated subjects and to the free association of words from the term \"Water\". The data processing was done using the software EVOC (for construction of the Vergès Quadrant - salient analysis) and Iramuteq (for construction of the Maximum Similitude Tree - similarity analysis). These analyzes were complemented by the analysis of the content of the justifications of the terms evoked by the subjects investigated for the term Water inducer. The results obtained allowed the discussion about teacher praxis and interaction among the members of the school community. It emerged from the analysis of salience, similarity and content, data that made it possible to compare RS among the groups of teachers and employees and students, as well as among the students of the Interdisciplinary Cycle and Autorial Cycle. The social representation on Water of the group of teachers brought a more elaborate thought, emphasizing the presence of the terms: Cleanliness, Headquarters, Life, Health and Nature in the Central Nucleus. In the periphery, the terms Food, Rain, Economy, Hygiene, Indispensability, Waste, Energy and Sea were allocated. The three categories created a posteriori for this RS were: Daily life, Organism and Natural Resource. The meaning attributed to the terms revealed the importance given by school teachers to the most comprehensive issues, such as the issue of Health, the conscious use of Water for healthy maintenance of the Organism and care for the environment, through the preservation of Natural Resources. The constitution of RS on Water of the group of Elementary School students presented the terms: Drinking Water, Waste, Economy, Headquarters and Bathing in the composition of the Central Nucleus. On the outskirts are located the terms: Rain, Laundry, Pool, Lack, Health, Cantareira, Cooking, Toothbrushing, Dishwashing, Washing hands, Do not waste, Beach and Juice. The four categories created a posteriori for the most relevant terms of this RS were: Daily life, Natural resource, Leisure and Organism. These categories carry within themselves terms evoked by students that emphasize in their justifications the most immediate aspects of daily life, that is, the basic needs of hygiene, for the maintenance of the body and the environment where one lives, and habits that lead to water shortages. When comparing the RS of the groups it is noted that there are differences between the terms that make up the most stable part of the representation. The terms underlined by the social subjects that bring the appropriation of aspects of the formal curriculum and of information transmitted by the media, both competing with each other and with the common sense knowledge that is inserted in the educational environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Daisy de BritoBortolai, Michele Marcelo Silva2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-03052019-155345/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:28:03Zoai:teses.usp.br:tde-03052019-155345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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