Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Appolinario, Fabio
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28092016-143826/
Resumo: O neurofeedback é um processo psicofisiológico de aprendizagem por meio do qual o indivíduo obtém controle sobre a freqüência de suas ondas cerebrais. Este estudo objetivou avaliar o efeito do treinamento do ritmo beta inferior (12-15Hz) sobre o córtex sensoriomotor e a concomitante inibição do ritmo teta (4-8Hz) na mesma área, sobre o desempenho atencional, mnemônico e cognitivo de adultos normais de nível universitário. Formou-se um grupo experimental e um grupo controle com 11 sujeitos cada, com idade média de 25,7 anos, estudantes de uma instituição de ensino superior particular em São Paulo. Todos os sujeitos foram submetidos a pré e pós-testes de inteligência não-verbal (Matrizes Progressivas de Raven Escala Avançada), verbal (V-47), atenção (D2) e memória (Fator M Bateria Cepa). O experimento, que durou dois meses, submeteu os sujeitos experimentais a 36 sessões (em média) de treinamento em neurofeedback, com a duração de 15 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. Os resultados indicaram uma melhora significante nos processos atencionais, mnemônicos (icônicos) e edutivos (inteligência não-verbal). Não foram obtidas melhoras significantes nos processos mnemônicos (ecóicos) e reprodutivos (inteligência verbal). A comparação do grupo experimental com o grupo controle indicou a não relevância do efeito aprendizagem (teste-reteste) nas tarefas utilizadas para a avaliação dos sujeitos
id USP_613b0c98d47a974eeca0f4c5d0fb5559
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092016-143826
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitáriosEvaluation of neurofeedback training on cognitive performance of college studentsAbilityAptidãoBiofeedbackBiofeedbackCognitivaCollege StudentsNeurofeedbackNeurofeedbackNeuropsicologiaUniversitáriosO neurofeedback é um processo psicofisiológico de aprendizagem por meio do qual o indivíduo obtém controle sobre a freqüência de suas ondas cerebrais. Este estudo objetivou avaliar o efeito do treinamento do ritmo beta inferior (12-15Hz) sobre o córtex sensoriomotor e a concomitante inibição do ritmo teta (4-8Hz) na mesma área, sobre o desempenho atencional, mnemônico e cognitivo de adultos normais de nível universitário. Formou-se um grupo experimental e um grupo controle com 11 sujeitos cada, com idade média de 25,7 anos, estudantes de uma instituição de ensino superior particular em São Paulo. Todos os sujeitos foram submetidos a pré e pós-testes de inteligência não-verbal (Matrizes Progressivas de Raven Escala Avançada), verbal (V-47), atenção (D2) e memória (Fator M Bateria Cepa). O experimento, que durou dois meses, submeteu os sujeitos experimentais a 36 sessões (em média) de treinamento em neurofeedback, com a duração de 15 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. Os resultados indicaram uma melhora significante nos processos atencionais, mnemônicos (icônicos) e edutivos (inteligência não-verbal). Não foram obtidas melhoras significantes nos processos mnemônicos (ecóicos) e reprodutivos (inteligência verbal). A comparação do grupo experimental com o grupo controle indicou a não relevância do efeito aprendizagem (teste-reteste) nas tarefas utilizadas para a avaliação dos sujeitosNeurofeedback is a psychophysiological process where visual stimuli and sounds are employed to reinforce voluntary control over EEG patterns. This study evaluated the effect of low beta (12-15Hz) increase and theta (4-8Hz) inhibit training over sensorimotor cortex on attention, memory and cognitive performance of young adults college students. Experimental and control groups were formed by 11 volunteers subjects each, aging 25,7 years on average. All subjects were submitted to pre and post evaluations of non-verbal (Ravens Advanced Progressive Matrices) and verbal intelligence (V-47 test), attention (D2 test) and memory (Fator M Bateria Cepa). The experiment was conducted along two months, subjects having an average of 36 sessions (15 minutes each), three times a week. Results provide strong evidences of significant improvement on attention, visual memory and non-verbal intelligence (eduction). However, it could not be found evidence of significant improvement on auditory memory or verbal intelligence (reproduction). The experimental and control comparision did not indicate test-retest effects on the experimentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastilho, Adail VictorinoAppolinario, Fabio2001-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28092016-143826/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:35Zoai:teses.usp.br:tde-28092016-143826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
Evaluation of neurofeedback training on cognitive performance of college students
title Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
spellingShingle Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
Appolinario, Fabio
Ability
Aptidão
Biofeedback
Biofeedback
Cognitiva
College Students
Neurofeedback
Neurofeedback
Neuropsicologia
Universitários
title_short Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
title_full Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
title_fullStr Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
title_full_unstemmed Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
title_sort Avaliação dos efeitos do treinamento em neurofeedback sobre o desempenho cognitivo de adultos universitários
author Appolinario, Fabio
author_facet Appolinario, Fabio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Adail Victorino
dc.contributor.author.fl_str_mv Appolinario, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Ability
Aptidão
Biofeedback
Biofeedback
Cognitiva
College Students
Neurofeedback
Neurofeedback
Neuropsicologia
Universitários
topic Ability
Aptidão
Biofeedback
Biofeedback
Cognitiva
College Students
Neurofeedback
Neurofeedback
Neuropsicologia
Universitários
description O neurofeedback é um processo psicofisiológico de aprendizagem por meio do qual o indivíduo obtém controle sobre a freqüência de suas ondas cerebrais. Este estudo objetivou avaliar o efeito do treinamento do ritmo beta inferior (12-15Hz) sobre o córtex sensoriomotor e a concomitante inibição do ritmo teta (4-8Hz) na mesma área, sobre o desempenho atencional, mnemônico e cognitivo de adultos normais de nível universitário. Formou-se um grupo experimental e um grupo controle com 11 sujeitos cada, com idade média de 25,7 anos, estudantes de uma instituição de ensino superior particular em São Paulo. Todos os sujeitos foram submetidos a pré e pós-testes de inteligência não-verbal (Matrizes Progressivas de Raven Escala Avançada), verbal (V-47), atenção (D2) e memória (Fator M Bateria Cepa). O experimento, que durou dois meses, submeteu os sujeitos experimentais a 36 sessões (em média) de treinamento em neurofeedback, com a duração de 15 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. Os resultados indicaram uma melhora significante nos processos atencionais, mnemônicos (icônicos) e edutivos (inteligência não-verbal). Não foram obtidas melhoras significantes nos processos mnemônicos (ecóicos) e reprodutivos (inteligência verbal). A comparação do grupo experimental com o grupo controle indicou a não relevância do efeito aprendizagem (teste-reteste) nas tarefas utilizadas para a avaliação dos sujeitos
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28092016-143826/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28092016-143826/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257442197438464