Per realia ad realiora: Otto Maria Carpeaux e o romance brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-23082024-120322/ |
Resumo: | Diante da vastidão e variedade da ensaística literária de Otto Maria Carpeaux, espalhada por muitos livros e inúmeros periódicos, qualquer estudo crítico de sua obra precisa adotar um recorte preciso e bem delimitado a fim de poder transitar entre os textos escritos para a imprensa semanal e as obras de historiografia literária. Nesta tese, busco perscrutar o interesse do crítico pelo gênero romance e sua particularização brasileira com o intuito de desvelar o traslado crítico-teórico entre o aparato formativo europeu do ensaísta e a interpretação concreta do fenômeno literário do romance nacional. Partindo de noções gerais sobre romance disseminadas em seus textos, procuro construir uma breve história do gênero a fim de precisar os elementos que serão explorados mais a fundo em sua obra, da qual extraio alguns momentos decisivos: a presença recorrente de Machado de Assis; suas primeiras leituras de José Lins do Rego e Graciliano Ramos; a valorização imediata da trilogia de Marques Rebelo e, em seus anos finais, um curioso acerto de contas com a obra de Guimarães Rosa. A partir destes encontros com alguns dos maiores prosadores de literatura brasileira, procuro demonstrar como Carpeaux foi gradualmente constituindo uma atividade crítica que tem por cerne a ideia de síntese. |
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Per realia ad realiora: Otto Maria Carpeaux e o romance brasileiroPer realia ad realiora: Otto Maria Carpeaux and the Brazilian novelBrazilian novelEnsaioEssayNovelOtto Maria CarpeauxOtto Maria CarpeauxRomanceRomance BrasileiroSínteseSynthesisDiante da vastidão e variedade da ensaística literária de Otto Maria Carpeaux, espalhada por muitos livros e inúmeros periódicos, qualquer estudo crítico de sua obra precisa adotar um recorte preciso e bem delimitado a fim de poder transitar entre os textos escritos para a imprensa semanal e as obras de historiografia literária. Nesta tese, busco perscrutar o interesse do crítico pelo gênero romance e sua particularização brasileira com o intuito de desvelar o traslado crítico-teórico entre o aparato formativo europeu do ensaísta e a interpretação concreta do fenômeno literário do romance nacional. Partindo de noções gerais sobre romance disseminadas em seus textos, procuro construir uma breve história do gênero a fim de precisar os elementos que serão explorados mais a fundo em sua obra, da qual extraio alguns momentos decisivos: a presença recorrente de Machado de Assis; suas primeiras leituras de José Lins do Rego e Graciliano Ramos; a valorização imediata da trilogia de Marques Rebelo e, em seus anos finais, um curioso acerto de contas com a obra de Guimarães Rosa. A partir destes encontros com alguns dos maiores prosadores de literatura brasileira, procuro demonstrar como Carpeaux foi gradualmente constituindo uma atividade crítica que tem por cerne a ideia de síntese.Given the vastness and variety of Otto Maria Carpeauxs literary essays, spread across many books and countless periodicals, any critical study of his works needs to adopt a precise and well-defined approach to alternate between the texts written for the weekly press and the books of literary historiography. In this dissertation, I seek to examine the critics interest in the novel genre and its Brazilian particularization to unveil the critical-theoretical transfer between the essayists European formative apparatus and the concrete interpretation of the literary phenomenon of the national novel. Starting from general notions about the novel genre disseminated in his texts, I intend to construct a brief history of the genre to specify the elements explored further in his work, from which I extract some decisive moments: the recurring presence of Machado de Assis; his first readings of José Lins do Rego and Graciliano Ramos; the immediate appreciation of Marques Rebelos trilogy; and, in his final years, a curious reckoning with the works of Guimarães Rosa. Based on these critical encounters with some of the greatest prose writers of Brazilian literature, I seek to demonstrate how Carpeaux gradually constituted a literary criticism that finds its core in the idea of synthesis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGimenez, Erwin TorralboVilhena, Guilherme Mazzafera Alves2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-23082024-120322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T15:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-23082024-120322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T15:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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