Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cauduro, Celia Regina de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-20012009-162040/
Resumo: A experiência vincular, entre o cuidador primário (mãe) e o bebê, no início da vida pós-natal, constitui o contexto da neurogênese, de acordo com os estudos realizados pela Neurociência do Desenvolvimento; e o fundamento do desenvolvimento emocional segundo a teoria do psicanalista Donald W. Winnicott. O objetivo desta pesquisa é aproximar as construções teóricas de autores que estudam diferentes aspectos de uma mesma realidade: as implicações da experiência vincular entre o bebê e o cuidador primário (mãe), que acontecem nas etapas iniciais do desenvolvimento humano, no processo de inter-relação psique-soma considerada a base do desenvolvimento emocional do ser humano. Essas construções pertencem a uma linha de pesquisa em neurociência do desenvolvimento e outra em psicanálise, representada pela teoria de Donald W. Winnicott, sobre os primórdios do desenvolvimento. Considerando-se que o presente trabalho é um estudo teórico-reflexivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. As conclusões têm o objetivo de fundamentar um conhecimento que possa ampliar a compreensão dos fatores que interferem no desenvolvimento do ser humano, no início da vida pós-natal, que podem ser responsáveis pelo aparecimento de psicopatologias em etapas futuras do ciclo vital. Enfatizam a necessidade do desenvolvimento de estratégias de intervenção precoce na relação mãe-bebê, em programas de assistência à infância, reforçando a importância da psicologia preventiva na proteção do desenvolvimento humano.
id USP_61453de7769332bebefcc96ca444c89d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20012009-162040
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimentoHolding: the context of neurogenesis. An approach by Winnicott to neuroscience and developmentAttachment behaviorComportamento de apegoDesenvolvimento emocionalEmotional developmentNeurociênciasNeurogêneseNeurogenesisNeuroscienceObject RelationsPsicanálisePsychoanalysisRelações de objetoWinnicott Donald Woods -1896-1971Winnicott Donald Woods 1896-1971A experiência vincular, entre o cuidador primário (mãe) e o bebê, no início da vida pós-natal, constitui o contexto da neurogênese, de acordo com os estudos realizados pela Neurociência do Desenvolvimento; e o fundamento do desenvolvimento emocional segundo a teoria do psicanalista Donald W. Winnicott. O objetivo desta pesquisa é aproximar as construções teóricas de autores que estudam diferentes aspectos de uma mesma realidade: as implicações da experiência vincular entre o bebê e o cuidador primário (mãe), que acontecem nas etapas iniciais do desenvolvimento humano, no processo de inter-relação psique-soma considerada a base do desenvolvimento emocional do ser humano. Essas construções pertencem a uma linha de pesquisa em neurociência do desenvolvimento e outra em psicanálise, representada pela teoria de Donald W. Winnicott, sobre os primórdios do desenvolvimento. Considerando-se que o presente trabalho é um estudo teórico-reflexivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. As conclusões têm o objetivo de fundamentar um conhecimento que possa ampliar a compreensão dos fatores que interferem no desenvolvimento do ser humano, no início da vida pós-natal, que podem ser responsáveis pelo aparecimento de psicopatologias em etapas futuras do ciclo vital. Enfatizam a necessidade do desenvolvimento de estratégias de intervenção precoce na relação mãe-bebê, em programas de assistência à infância, reforçando a importância da psicologia preventiva na proteção do desenvolvimento humano.The bonding experience between the primary carer (Mother) and the baby, at the start of the post-natal life, forms the context of neurogenesis, according to studies carried out by Developmental Neuroscience; and is also the basis of emotional development, according to the theory of psychoanalyst Donald W. Winnicott. The objective of this study is to investigate the technical constructions of authors who study different aspects of the same reality: the implications of the bonding experience between the baby and the primary carer (mother), which take place in the initial stages of human development, in the process of the interrelation between psyche and soma, which is considered to be the basis for the emotional development the human being. These constructions belong to a line of research in developmental neuroscience, and another in psychoanalysis, represented by the theory of Donald W. Winnicott on the beginnings of development. Considering that this work is a theoretical-reflective study, a bibliographic review was carried out. The conclusions seek to support a knowledge that can further understanding of the factors which influence human development, at the start of the post-natal life, and which may be responsible for the appearance of psychopathologies in future stages of the vital cycle. They also emphasize the need for the development of strategies of early intervention in the relationship between mother and baby, in infant care programs, reinforcing the importance of preventative psychology in the protection of human development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Jose Lino OliveiraCauduro, Celia Regina de Souza2008-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-20012009-162040/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-20012009-162040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
Holding: the context of neurogenesis. An approach by Winnicott to neuroscience and development
title Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
spellingShingle Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
Cauduro, Celia Regina de Souza
Attachment behavior
Comportamento de apego
Desenvolvimento emocional
Emotional development
Neurociências
Neurogênese
Neurogenesis
Neuroscience
Object Relations
Psicanálise
Psychoanalysis
Relações de objeto
Winnicott Donald Woods -1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
title_short Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
title_full Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
title_fullStr Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
title_full_unstemmed Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
title_sort Holding: o contexto da neurogênese. Uma aproximação de Winnicott à neurociência do desenvolvimento
author Cauduro, Celia Regina de Souza
author_facet Cauduro, Celia Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Jose Lino Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cauduro, Celia Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Attachment behavior
Comportamento de apego
Desenvolvimento emocional
Emotional development
Neurociências
Neurogênese
Neurogenesis
Neuroscience
Object Relations
Psicanálise
Psychoanalysis
Relações de objeto
Winnicott Donald Woods -1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
topic Attachment behavior
Comportamento de apego
Desenvolvimento emocional
Emotional development
Neurociências
Neurogênese
Neurogenesis
Neuroscience
Object Relations
Psicanálise
Psychoanalysis
Relações de objeto
Winnicott Donald Woods -1896-1971
Winnicott Donald Woods 1896-1971
description A experiência vincular, entre o cuidador primário (mãe) e o bebê, no início da vida pós-natal, constitui o contexto da neurogênese, de acordo com os estudos realizados pela Neurociência do Desenvolvimento; e o fundamento do desenvolvimento emocional segundo a teoria do psicanalista Donald W. Winnicott. O objetivo desta pesquisa é aproximar as construções teóricas de autores que estudam diferentes aspectos de uma mesma realidade: as implicações da experiência vincular entre o bebê e o cuidador primário (mãe), que acontecem nas etapas iniciais do desenvolvimento humano, no processo de inter-relação psique-soma considerada a base do desenvolvimento emocional do ser humano. Essas construções pertencem a uma linha de pesquisa em neurociência do desenvolvimento e outra em psicanálise, representada pela teoria de Donald W. Winnicott, sobre os primórdios do desenvolvimento. Considerando-se que o presente trabalho é um estudo teórico-reflexivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. As conclusões têm o objetivo de fundamentar um conhecimento que possa ampliar a compreensão dos fatores que interferem no desenvolvimento do ser humano, no início da vida pós-natal, que podem ser responsáveis pelo aparecimento de psicopatologias em etapas futuras do ciclo vital. Enfatizam a necessidade do desenvolvimento de estratégias de intervenção precoce na relação mãe-bebê, em programas de assistência à infância, reforçando a importância da psicologia preventiva na proteção do desenvolvimento humano.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-20012009-162040/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-20012009-162040/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257141305409536